Pular para o conteúdo principal

O desafio e a arte de desnudar-se


(Lucian Freud em seu ateliê, foto de David Dawson, reprodução feita de www.louisiana.dk)

No domingo passado estivemos, eu, Renato e Ângelo, no Museu de Arte Moderna Louisiana, que fica próximo a Helsingorg, no lado dinamarquês.

O museu e o lugar onde fica, por si só, já são, como diz minha amiga Maria com seu sotaque português, "unn issschpétáculu".
Com paredes de vidro para vários lugares do jardim e com vista para o mar que divide a Dinamarca da Suécia, as instalações do museu já valeriam a pena o passeio.

De dentro de seu baby byorn, colado ao corpo de seu pai, Ângelo também pareceu encantado com o passeio e com as pinturas.

Tivemos a sorte de encontrar duas grandes exposições temporárias. Uma delas de maravilhosas criações do fotógrafo Richard Avedon, famoso nos anos 60 por fazer belas fotos para o mundo da moda, sobretudo para Coco Chanel, e por criar fotos extremamente expressivas de artistas da época, como a reproduzida abaixo do teatrólogo Samuel Beckett.


("Carmem", foto de Richard Avedon)


(Samuel Beckett, foto de Richard Avedon)

A outra exposição temporária era de "cair o queixo": várias obras de colecionadores particulares de Lucian Freud.

O artista, neto do pai da psicanálise, Sigmund Freud, tem uma obra marcada pela exposição do eu, num momento em que a psicanálise começava a ser incorporada ao mundo da arte e que se dá através de uma obra figurativa. Muitos retratos de busto e diversos nus.

Embora eu já tivesse visto bastante de sua obra no Tate Modern, em Londres, só nesta exposição no Louisiana é que pude ver também os fortes e incômodos retratos.


("Cabeça dormindo", Lucian Freud, 1979-80), Private Collection, Photo: Courtesy Acquavella Contemporary Art, Inc.

A pintura de Lucian Freud é tão expressiva quanto ele próprio. Está longe de ser algo suave, de funcionar como enfeite de parede na casa de alguém. Sua pintura incomoda, embora seja, de vários pontos de vista, extremamente bela.

Seja nos pequenos retratos de rosto ou nas telas gigantes dos nus a sensação é que Freud desnuda o seu motivo. Desnuda porque seu jeito de pintar, suas pinceladas, quase sempre em tons ocres, amarelos e marrons, revelam sempre um personagem desnudado. A pele está à mostra. Mas mais que isso, a pessoa, ela mesma, está nu diante de quem contempla a tela. Nu no sentido de que suas maiores angústias, sua solidão, sua fraqueza é revelada. Até os dois ernomes retratos da velha mãe do artista em suas roupas normais causa a mesma sensação.


("Garota em vestido verde", Lucian Freud)

Lucian Freud, no meu ponto de vista, soube compreender tão bem o que seu avô buscou com a psicanálise. Esta, assim como suas telas, trazem o sujeito, o que de mais profundo há no sujeito, à tona. Ela vai arrancando as várias camadas que o eu ou os outros criaram a respeito dele. A pintura do Freud neto, bem como a psicanálise do Freud avô, mostra que, no fundo, bem lá no fundo, todos nós somos extremamente frágeis. Todos nós temos um mundo particular que tentamos preservar. Todos criamos máscaras (no caso de Lucian, as roupas) para nos proteger. Não à toa temos tanto medo de nos desnudar. De ir mais fundo em nós mesmos. Não à toa, creio eu, tanta gente tem medo de tirar a roupa, de fazer terapia, de conhecer-se a si mesmo, admitindo os defeitos físicos e emocionais e colocar, então, seu eu mais frágil e desconhecido à mostra.

Tirar a roupa dos seus personagens, usar a tinta de uma forma excessiva e criar um ambiente quase sempre "torto", com uma perspectiva discorcida, permite a este pintor criar uma pintura que, ao mesmo tempo em que choca e questiona, encanta.

Ao meu ver, a estranheza e o desconforto inicial do visitante diante das telas de Lucian Freud, bem como do sujeito que se põe a analisar-se e ser analisado, podem levar a resultados muito profundos, inesperados e até mesmo agradáveis.

Lucian Freud mostrou-se a si mesmo em suas pinturas, porque usou sua própria arte para se desnudar, muito mais que desnudou o outro.

Comentários

Anônimo disse…
Dri deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Fyra månaders från Angelito":

Parabéns pelos quatro meses de vida do Angelinho, que, apesar de tão pouco tempo, tem vivido intensamente cada segundinho com uma descoberta diferente.

Bjs.

Tia Dri.
Somnia Carvalho disse…
Tia Dri!!
escuta essa: a exposicao vai ate marco de 2008, logo..
de trem ou de carro voce podera conferir... beijaoooo
sylvia disse…
Somnia,
Vim parar por acaso no seu blog e estou adorando.Os assuntos são muito interessantes e diversificados,além de dar a oportunidade de participar do crescimento do Ângelo.
Parabéns da sua leitora mais recente
Somnia Carvalho disse…
Dri,
esqueci de dizer... sera demais poder leva-la...
Somnia Carvalho disse…
Olá Sylvia!
Que ótimo!!! fico feliz mesmo! mas me conte mais sobre você, porque conheço algumas Sylvias e fiquei em duvida se você é conhecida antiga ou não... abraco!
Art in Shapes disse…
Somnia, minha querida! Não conhecia nada de Lucian Freud, mas adorei as obras que você colocou no seu blog. Vou pesquisar sobre ele e me informar! Obrigadíssima pela dica!

Bjs

Daniela
1daystand.blogspot.com
1daystand@gmail.com
Somnia Carvalho disse…
Daniela,
não é demais? e você precisa ver que delícia estar na frente das telas que são gi-gan-tes... uma sensação estranhamente boa...
sylvia disse…
Somnia,
Você não me conhece , moro no Rio , sou pediatra e na primeira vez que entrei no seu blog você falava sobre a estrutura hospitalar na Suécia .
Beijos
Somnia Carvalho disse…
Uau Sylvia, que legal! uma pediatra e ainda por cima carioca! ontem almocamos na casa de uma carioca espetacular que mora aqui...
Nesta fase em que estou na vida, com um bebe, um pediatra é quase tudo na vida... rs...
espero reve-la por aqui em breve, fico feliz que me leia! abracos, sonia
Ed. disse…
voltei
estive seco por um bom periodo.
mas amei tuas mensagens.
...
eu me sinto um et
e as vezes quero ir embora para berlim.
....
belos quadros.
e parabens para o anjinhoooooo
bjo
Anônimo disse…
Tico, cai na risada!!!! "Com um bb, um pediatra e' quase tudo na vida". Acho que para um primeiro filho isso e'a mais pura realidade. Valeu!!

Teco
Somnia Carvalho disse…
Teco, você me pôe em cada situação: adorei seu comentário "cá entre nós", mas tive que deixá-lo lá "entre nós", porque era entre nos demais.. rs
Somnia Carvalho disse…
Edisss, fico muito feliz que esteja de volta... agora me dá uma poção do que eu preciso... suas poesias... rs

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que