Pular para o conteúdo principal

Os suecos são discretos de dar nos nervos

(Posição típica do Body Combat: mãos sempre protefendo o rosto , preparando o soco e preparando o gri-to!)


Comecei a fazer Body Combat aqui na Suécia, há alguns meses, porque tinha feito por mais de um ano no Brasil e adorava.

É um tipo de aula que combina várias artes marciais, como o Karatê, Box, Taekwondo, Tai Chi e Muay Thai, ou lutas como capoeira, com música. A técnica, que foi criada na Austrália, precisa ser seguida à risca nas academias que são vinculadas ao programa e, no Brasil, há vários lugares onde se pode fazer uma aula dessas.

Eu havia feito por um ano e pouco aí em São Paulo, no Palmeiras, e era muito bom!

No início você se sente meio idiota de estar lutando contra ninguém, mas depois é incrível, dá uma energia danada, porque trabalha o corpo todo e traz sempre músicas muuuito aceleradas, animadíssimas e legais de se ouvir e praticar. A coreografia é criada a partir da música e atual tem vários temas do cinema, por exemplo, como Rocky, 007 ou Missão Impossível. Pode não ser cabeça, mas é animado que é uma coisa! Você fica se sentindo o Rocky Balboa, naquele com aquele sonzão: "tam tam tam tam tam"...

Aqui faço na SATs, uma academia muito boa e o professor, Sebastian, consegue ser melhor do que todos os caras que já eram bons aí no Brasil. É animado, sabe perfeitamente os golpes, adora o que faz e tem excelente pedagogia. Então, pensando em todas essas coisas legais, eu teria de tudo para ter uma aula de Body Combat inesquecível, suuuper animada aqui na Suécia. Não? Só que tem um pequeno e loiro detalhe:

A suecada (99% mulher) toda fica em... si..lên...cio... psiu... tudo quietinho, só gestos. Parece até que estão lutando apenas Tai-chi.

Na hora daquele golpe fortíssimo com os punhos fechados, ou aquele chute com o pé em que você vai com toda energia e, no qual a música está pá pá pá ... e pede: grite!!! Uáááá!!!

Elas não gritam... Ficam mudinhas, caladas... é um horror.

Só dão o golpe... E eu... aaaaii! eu grito, mas aí fica meio embaraçoso... só o meu grito e o do professor...  Eu realmente não consigo compreender. É claro que eu respeito quem é mais tímido, quem isso ou aquilo, mas numa coisa assim, se você escolhe fazer, é tão esquisito se controlar para não gritar. Acho que não tenho paciência pra gente que se controla num nível assim. E como eu sou "a quite violent", fico pensando "hum... se algum soco escapasse, será que as mulhé gritariam?" 


(Dá para imaginar o Bruce Lee dando esse golpe no Chuck Norris com a boca caladinha? ou os filmes de luta sem os ããáãá?)


Mas eu sei que não adianta reclamar... é o jeitão sueco de ser. Eu sou do tipo brasileira ao extremo. Se uma sueca me pergunta: "você gostou de tal coisa?", eu sempre tenho um: "Amei!, Adorei", ou um "Nossa! detestei!"... Os suecos não... eles saem de fininho, eles nunca são assim: grita ou não grita... 

Então, a minha aula de Body Combat, tirando a trilha e o movimento, é igual a de yoga: animaaada que é uma coisa! As suecas me parecem tão "profissionais" e tão silenciosas tanto em uma quanto em outra... Embora gostem e frequentem assiduamente a aula, permanecem sem se manifestar seja no yoga ou no Body Combat. 

Eu, por minha vez, já sou mesmo igual as brasileiras com quem eu fazia aula... no yoga sou toda concentração e silêncio, mas no Body Combat... ah, minhas filhas, eu ponho a boca no trombone. Eu e minha amiga Ângela, que começou a gritar também, junto comigo. A gente até animou umas duas (estrangeiras), mas não vingou.

A única coisa que anima é que o professor agora fica assim: "Tak! brasileiras, gracias brasileiras, por animarem nossa aula!". Não sei o que a mulherada da aula pensa disso, mas a gente não liga não. Elas são deslumbradas vendo "Sex and the City" e a gente fica maluca na aula de Combat, ainda mais na coreografia da capoeira. Aí a gente pira no final! uhluhluhl! e baate palma! 

Ah! coloquei no link das músicas, do lado direito do blog, o tema do Rock Balboa, com o clipe original do Survivor. Só para relembrar e se animar!

Comentários

Anônimo disse…
Oi linda!
Hoje tirei o dia para ler o seu blog!
Aii é tão bom....
Já me sinto sua amiga intima!!!!
Li, sobre sua gravidez, sobre o nascimento do Angelo... Vc descreve tudo de uma maneira tão linda... Que me faz mais ainda querer ser sua GRANDE amiga!!!
Já tbm, aprendi muitas coisas sobre a Suécia, que em breve estarei descobrindo pessoalmente.. :)
Mas sua ajuda está sendo maravilhosa, já saberei como proceder em várias situações! Não vou pagar mico! :p rs
O que é a Suécia né? Foram apenas 40 dias que passei aí, e já tive a certeza que aí séria um lugar perfeito para viver!!
Estou indo em outubro.. E poxa, gostaria muito de conversar mais com vc.. para quando eu for aí, te visitar, e já começarmos a nossa GRANDE amizade. Pois meu objetivo agora é sua GRANDE amiga como disse, pois vc demonstra ser maravilhosa em todos os sentidos!! Adoraria ter vc como amiga!!

Beijos!! E não esqueça de me add no msn, ainda espero anciosa!
:)
Msn: janaina.sp86@yahoo.com.br

Beijooooosss! Um especial p Angelo! :)
Anônimo disse…
Que engraçado! Não dá pra imaginar uma aula dessas em silêncio. E, pelo andar da carruagem, já tô vendo que daqui a um mês vc vai ensinar a suecada a sambar na academia!!!!

Bjs,

Dri
Somnia Carvalho disse…
Querida Jana,

você é ainda mais empolgada que eu! rs...

Duas coisas que devo lhe avisar:
Será um prazer ser sua amiga, claro! mas você deverá aguentar a porção insportável da Sônia que, claro, não aparece no blog! haha... eu finjo muito bem!

A segunda: como eu sou a Embaixatriz Deslumbrette e otimista, pra caramba, eu sempre falo do lado legal da Suécia e dos suecos, mas! but! tem o lado negro também! então, passa no blog do meu amigo Pedro, o jogo da sueca, por exemp,o, e veja que os suecos não são assim flor que se cheire tanto, como eu fico dizendo!
Rs...
Brincadeirinha, mas e verdade!
De qualquer forma, a gente vai de divertir em Malmo! beijao!
Somnia Carvalho disse…
Tia Dri,

Sambar é com você! eu sou horrorosa no samba, ce nao lembra? mas eu to ensinando elas a darem gritinhos de deslumbrettes! haha... beijos
Anônimo disse…
Oi, amiga. Quanto tempo! Elas podem até ficar em silencio, mas vc não pode ceder...continue extravasando, gritando, rebolando, chutando, sei lá...quem sabe elas não acabam percebendo que o momento é pra descontração. Bj. Pinta.
Somnia Carvalho disse…
Pinta,

é o que me mantém sempre em forma: pôr a boca no trombone! rs...

saudade de você!

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que