(Um dia de chuva em Paris sob o olhar de @vutheara)
Uma das coisas com as quais sonhei, desde bem pequena, era poder viajar muito. Lembro da sensação maravilhosa de acordar de madrugada, eu e meus irmãos ainda crianças, enquanto meu pai e minha mãe ajeitavam as malas, para que fôssemos de férias para o litoral norte de São Paulo, numa Variant bege ou numa Brasília verde abacate.
A preparação, a saída e aí a ansiedade do caminho para ter, finalmente, a alegria contagiante da chegada.
Viajar sempre foi e continua sendo algo que me mantém viva. Mais do que estar viva, dá sentido à vida.
Viajar para mim é explorar pessoas e lugares, cheiros e sons, línguas e costumes, objetos e história e posso viajar no meu bairro, na minha cidade, em outras cidades do meu país ou por outros países.
Entre meus prazeres possíveis dos últimos tempos está viajar através do olhar de pessoas comuns, como eu, mas que vivem em cantos diferentes do planeta.
As fotos do aplicativo instagram, exclusivo para ser baixado em celulares, me coloca todos os dias num lugar diferente do mundo e posso quase sentir a atmosfera criada por estas imagens.
Aqui neste post resolvi selecionar 3 dos instagramers que mais frequento. Suas fotografias são temáticas dos locais onde vivem. Dois deles são de lugares que conheço bem, Paris e Suécia, e um, de um local que ainda quero conhecer, Instambul.
Christoffer Collin vive na Suécia e é morador de uma pequena cidade (e pequena já para os moldes suecos) chamada Karlskoga. Com 30 mil habitantes e uma natureza de deixar a gente de queixo caído o pequeno vilarejo dá a Chris (ou @wisslaren como é conhecido no instagram) as cenas para encher os olhos de gente do mundo todo que o acompanha todos os dias.
(A mesma árvore fotografada dezenas de vezes, http://web.stagram.com/n/wisslaren/ instagram)
(@wisslaren, galeria)
Para mim é um exercício diário de revisitar a Suécia, lembrar as estações e as mudanças na natureza. A Suécia e sua calma está perfeitamente retratada nas fotos desse sueco discreto.
Como a maior parte dos instagramers, Collin é fotógrafo amador e tem na fotografia um de seus grandes prazeres de vida. Sua vida de gente "normal" inclui trabalhar como gerente numa grande companhia na Suécia e curtir sua família e amigos.
Além de passar pela Suécia eu viajo todos os dias até Paris. Não tenho certeza quantas vezes estivemos na eterna cidade do Napoleão, mas em todas elas eu descobri sempre alguma coisa nova, alguma rua maravilhosa, um monumento deslumbrante para se visitar... Falta-me ainda tantos lugares para visitar, mas eu sou bem clichê em afirmar que Paris ainda é o lugar mais lindo que visitei. Talvez o que mais me inspire também.
O curioso é que eu vejo Paris através dos olhos de um quase estrangeiro, Vu Theara (@vutheara), de quem sei apenas que vive na cidade há apenas 5 anos e é designer de interiores. Nem mesmo seu nome consegui descobrir. Talvez o olhar estrangeiro ainda note belezas que o olhar acostumado a vê-las desde sempre já não vê sentido em notar.
Vu Theara (cuja exposição você pode conferir aqui) consegue capturar a aura parisiense ao mesmo tempo que captura o vai e vem da cidade, os visitantes, o moderno sobrevivendo em meio ao velho. É tudo tão, tão lindo que às vezes me esqueço que estava apenas olhando para uma foto. Eu, de fato, volto àquela cidade... e meu desejo é de ter essas fotos impressas gigantes em minha parede.
(Paris pelo olhar de @wutheara)
("Barco", Istanbul sob o olhar de (@audiosoup)
("Barco", Istanbul sob o olhar de (@audiosoup)
É isso! Espero que você também consiga viajar um pouco com estas imagens e visite a página deles para ter outros prazeres... Vale muuuito a pena!
Ah! E para quem deseja comprar algumas dessas e das milhares de fotos do aplicativo é só consultar a página do Instacanvas, procurar pelo "artista" que deseja e pronto.
Beijo grande!
Comentários
Beijo!