Pular para o conteúdo principal

Concurso de melhor narrativa: "Uma foto, mil lembranças"

(Os filhos da fotógrafa Maria Larsson, a primeira grande fotógrafa feminina da Suécia, quem desejou capturar as coisas simples da vida para se lembrar delas)

Gente boa! que passa por aqui e gosta ou gostaria de tentar escrever,

Estou lançando hoje um concurso de melhor texto a ser parte integrante da minha série "Uma foto, mil lembranças".

Há muito tempo (desde que participei animadíssima aos concursos da Lolíssima) eu planejava fazer um concurso de textos aqui no Borboleta, mas agora influenciada pelas memórias da Dani, bem como pelo fato de estar meio voltando à ativa no Brasil, até tentando organizar um sarau literário-artístico com uma amiga, resolvi pôr para funcionar a idéia.

A Daníssima falou para eu criar algumas regras no comentário ao post anterior e a verdade é que eu acredito que para avaliar justamente os textos é preciso mesmo que o concurso apresente algumas regras claras. É mais fácil para quem participa e para quem avalia!

Como alguns de vocês já sabem, apesar da minha loooonga formação em Filosofia, Sociologia e Arte, a maior parte do tempo em que me formava eu acabei me emaranhando pelos cursinhos pré-vestibulares e fui professora de redação durante dez anos antes de ir para a Suécia. Também corrigi inúmeros concursos e milhares de textos no Brasil. Dentre todos eu sempre a-ma-va ler as narrações dos participantes. Tenho uma queda enorme por literatura e textos narrativos, daí o concurso ser sobre este tipo de texto e não um dissertativo, por exemplo.

Isso não quer dizer que o nosso singelo concurso será um porre de regras nem que quero colocar sobre quem escreve uma porção de travas e regrinhas de vestibular. Nada disso! O fato é que meu concurso não é somente para blogueiras e blogueiros. Ele estará aberto a qualquer pessoa que gosta de escrever, portanto, nem sempre algumas coisas básicas a uns é tão óbvia a outros.

Darei algumas tarefas para que vocês possam concorrer justamente uns com os outros e não fiquem tão perdidos, pois normalmente a dissertação é mais tranquila do que a narrativa para a maior parte das pessoas.

Notem que o texto deverá ser uma narração. E, desculpe se você já sabe disso, mas lembrando que uma narrativa se destaca de uma dissertação porque há elementos como uma personagem (no caso você ou quem estiver na foto), um lugar (espaço) onde tudo aconteceu, em uma determinada época (tempo) na qual os eventos se realizaram, um foco narrativo (em 1a. ou 3a. pessoa) e um narrador quem contará a história.

Não se apavorem, por favor!

É apenas um texto como a maior parte daqueles que vocês escrevem em seus blogs ou lêem por aí. São histórias narradas da perspectiva de alguém. Meu intuito é não deixar os textos caírem em meras descrições da foto sendo apenas redundante. Entendem?

Você não deverá dizer: esta foto foi tirada ano tal, tem fulano e ciclano na foto e ela lembra tal coisa. Para ser mais interessante para quem lê você deve narrar detalhes. Diga, por exemplo, que tipo de memória boa ou ruim vem... Chovia? Fazia sol? Era verão? Inverno? De tarde? De noite? Quais eram as características das pessoas envolvidas? Eram chatas? Maravilhosas? Por que?

Fale da foto e fale dos sentimentos despertados. Viaaaaje o mais que puder sempre tendo em mente desenvolver os cinco elementos acima.

Na próxima semana vou publicar um texto exemplo para que vocês se inspirem e não fiquem com pânica de escrever... rs...

Apesar de ser um concurso e premiar quem ganhar, minha idéia é tão somente incentivar quem gosta de escrever a fazê-lo. É divulgar textos e histórias que valem a pena ser contadas! É criar momentos de arte, portanto, de beleza e valorização de pequenos detalhes da nossa própria vivência.

________________


DAS REGRAS DO CONCURSO:


O concurso premiará o melhor texto NARRATIVO para o tema "Uma foto, mil lembranças".

Todo texto deverá: 

  • Ter um título
  • Ser narrado em 1a. pessoa, o que significa que você é, ao mesmo tempo, alguém que conta e participa da história. Em outras palavras, narrador e personagem. O narrador pode ser ou não o protagonista (personagem central) da história. 
  • Foto que sugere a história contada (não será avaliada a qualidade da foto apresentada, apenas a do  texto) e a relação entre os dois.
  • conter, no mínimo, 30 linhas. 
  • ser escrito em língua portuguesa.


- PRAZO FINAL PARA ENVIO DOS TEXTOS:
  Sexta-feira, dia 10 (dez) de setembro de 2011.

- BANCA EXAMINADORA:
Quarteto Fantástico composto por: Somnia Carvalho (autora do blog), Luciana Lujan, Fátima Freires e Luciana Dias. Todas as três avaliadoras que irão me ajudar são minhas amigas, são formadas em letras pela Unicamp, tem mestrado, experiência como professoras e corretoras de concursos e hoje atuam em diferentes áreas de trabalho.

- DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:
 Sexta-Feira, 1o. (Primeiro) de Outubro de 2011.

- QUEM PODE PARTICIPAR: 
Qualquer pessoa, blogueira ou não, que tenha uma foto e queira contar sua história.

- PREMIAÇÃO:
                - todos os participantes terão seu nome, blog ou site divulgados no "Borboleta".
                - o 2o. e 3o. lugares terão publicados seus textos aqui no blog para deleite de todos.
(update: - às15:15h: retificando, o 1o. colocado, além da tela, também terá seu texto publicado aqui no blog, algo que não disse acima. Resolvi premiar o 2o. e 3o. também com uma obra em aquarela de uma nova série que comecei chamada "Beleza e Tempo". Tamanho: 13 x 15 em papel.)
                - o 1o. lugar: ganhará uma tela, com foto escolhida pelo ganhador, a ser criada dentro da série "All we need is love". (Veja aqui e aqui para saber mais). Tamanho máximo de 60 x 80 permitido para envio através da Agência dos Correios.

DIVULGAÇÃO:
                 - Autoras e autores de blog podem publicar o texto em seu blog para que eu possa linkar você num texto sobre os participantes.
                 - Quem quiser divulgar o concurso é só copiar a imagem acima do post e colá-la em seu blog.

E, por favor, não me deixem pagar mico sozinha! Participem! Divulguem para seus leitores, inscrevam-se, soltem a imaginação.... E mandem dicas e críticas! Estou ouvindo!

E para quem já tem desculpas como "tenho idéias, mas não sei por onde começar", aqui vai uma dica quentinha da professora Sônia:

Pegue  aquela caixa velha de fotografia ou aquela foto que você tem no computador, ama e nunca revelou.. Olhe e olhe de novo... Sente-se sozinho num canto quieto, escolha uma música que o inspire (pode ter a ver com a históri da foto também) e garanta que ninguém o interrompa. Escreva de sopetão, a caneta, sem borracha para corrigir, de uma vez só o texto. Não se preocupe com gramática, coesão etc na primeira vez... Deixe um fluxo inteiro de consciência ser jogado no papel... E só no outro dia volte para corrigir erros, ajeitar idéias. Aí é só reescrever e enviar pra gente!.

Comentários

Lu Souza Brito disse…
Somnia,

Ameeeeeei a idéia. Mas já estou me borrando de medo da banca examinadora, ahahahah.

Ah, eu quero participar, ou melhor, eu VOU participar.

Beijos
Wilqui Dias disse…
Nao sei escrever nada mas to dentro, minha ousadia e coragem que me guie rss amei a ideia noooooossa voltei no tempo vc me fez lembrar minha professora de redacao do quarto ano muitos anos atrás...vou divulgar a ideia e sem duvida participar ..é nois na fita....rssss
ameeeeei! claro que vou participar! tou viajando agora, mas quando voltar, ja vou procurar minha fotinha e minha inspiracao :D
Luciana disse…
Somnia, vou divulgar, vou postar no blog com link pra cá, mas vou copiar já algumas regras, porque assim o povo se anima. Não sei se vou participar, não tenho tantas fotos assim com mil lembrancas, geralmente faco fotos dos lugares, entäo até sinto falta de fotos de momentos, pessoas...
Mas vou acompanhar, adoro esses concursos e assim acho mais blogs pra ler.

Beijo
Danissima disse…
So,
eu achei as regras muito acadêmicas!
tava pensando em algo mais sentimental...
Somnia Carvalho disse…
oi molerada!

eu realmente nao consigo falar com calma agora, mas so pra dizer obrigada pela animacao de quem se animou! e pela divulgacao!

Danissima, preciosa sua reclamacao!

vamos combinar assim: eu vou postar na segunda um texto feito com a foto e acredito que voce vera que eu so especifiquei aquilo que voces ja fazem e fizeram...

nao ha na verdade muito de novo naquilo que vc ja tinha feito com a foto anterior...

mas se ainda assim, vendo um modelo do quanto se pode ter de sentimental da mesma maneira com as regras que eu coloquei a gente repensa e faz mais relax okey?

eu nao saberia avaliar textos, se aparecerem muitos, por exemplo, pelo sentimento... porque ai eu posso gostar mais de um, a lu de outro, a fa de outro. entende?

para avaliar eu tenho que ter dado um minimo de tarefas para as pessoas cumprirem.. o sentimento vai entrar com tudo, mas ele para se ter uma linha a gente vai avaliar alguma coisa a mais....

OUTRA SAIDA seria nao haver avaliador... nem eu nem ninguem, dai a gente pode em votacao no blog, como a lola faz com os concursos dela! e otimo porque todo mundo pode ver os textos e opinar, mas restringe pra quem tem blog e isso nao era o que eu queria...

vamos pensar juntas! so quero uma forma de mais gente particiapr nao o contario!

VOCES TAMBEM SENTIRAM MUITA EXIGENCIA NA PROPOSTA? ME DIGAM!!! rs

beijos
Beth/Lilás disse…
Uau, Soninha, que idéia bonita e brilhante!
Claro que estou dentro e vou divulgar também.
Estou até com uma idéia aqui e vou ver se coloco em prática daqui há pouquinho, ok.
São idéias assim que movem o mundo da blogosfera para atitudes mais reflexivas e interessantes.
Você foi 10.
bjs cariocas
Maariah disse…
Somnia, uma ideia muito bonita. É válido deste lado do Atlântico, também? Eu fiquei com vontade de fazer esse exercicio, mesmo que não seja possível participar. A ideia é bastante interessante.

Ar ler as regras pensei realmente que seria muito idêntico ao que já vem sendo feito mas, eu pelo menos, ao escrever acabo por ligar mais ao sentimento do que propriamente se obedece a regras académicas. A verdade é que, estando bem escrito (= obedecer a essas regras) acaba por a leitura ser mais prazeirosa.

Acho que seria uma boa ideia colocar os textos ao escrutínio de todos, por votação. Para quem não tem blog e queira participar, não podias tu publicar aqui o texto, para nós lermos?

Seja como for eu vou procurar fotos antigas, daquelas que me tragam boas recordações.

Abraço Somnia.
Oi Soníssima, eu topo, apesar de meu tempo andar curto, mas achei a ideia legal. Tô dentro! Obrigada pelo convite! Beijos,

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que