05 abril 2012

2o. Concurso de Textos do Borboleta: "Uma música, mil lembranças"



Extra! Extra!


Acaba de ser confirmada a abertura do Segundo Concurso de Textos do Borboleta. Na primeira vez o tema do concurso foi "Uma foto, mil lembranças", no qual tivemos 16 participantes (14 mulheres e 2 homens), sendo três vencedoras, contando 1o., 2o. e 3o. lugar e, cujo sucesso nacional e internacional foi estrondoso.

As vencedoras foram, respectivamente, 1o. lugar: (Grace Olsson* com "Há mais amor entre o céu e a terra do que julga nossa vã filosofia"; 2o. lugar: Stela Bataglia com "Alegria, Alegria, esta foto é nossa!" e 3o. Adriana Cechetti com o texto"Sempre existirá Paris" .

Mais detalhes como o prêmio, os textos etc daquele concurso podem ser lidas neste post aqui:

 Temos, neste ano, entretanto, outra temática:

Concurso de textos: 

Uma música, mil lembranças!

Trate então de ir selecionando uma canção, do seu passado remoto, do seu passado não tão longínquo ou da atualidade. O que importa é que seu texto seja todo um diálogo com algo ao qual a música lhe remete.

A intenção não é escrever um texto e "enfiar" uma música nele. O texto e a música devem estar totalmente conectados. Suas lembranças devem vir a partir de você ouvir aquela canção.

As inscrições já estão abertas!

Regulamento:

- Enviar uma música, já com o "embed", ou seja, com o código do youtube ou mp3 para que eu insira o arquivo junto com o texto.
- O vídeo não faz parte do julgamento e não entra na votação. Apenas a música, mas o voto deve ir para o melhor texto! Sempre!
- Se a música for ótima, mas o texto não então não conta. O texto é que enriquecerá a música e nos fará entender as relações entre aquela trilha e as memórias que ela suscitam.
- A música não necessariamente tem quer ser bonita, conhecida etc, o que a tornará interessante deve ser a beleza das memórias escritas e a forma como foi feita.
- Todos os textos serão publicados no blog, com exceção daqueles que, logo à primeira vista, não cumprirem o mínimo do pedido para a construção do texto (ter uma música, um texto inspirado nela, ou conter teor inapropriado, como, por exemplo, que agrida outras pessoas, este concurso ou os direitos humanos)
- Se preferir, você pode criar um pseudônimo.- Se tiver blog, ou site, por favor, envie o link para que eu conecte o texto a eles.

Da inscrição:


Abertura: A partir deste momento, 04 de abril de 2012.
Encerramento:   às 23:59 do dia 20 de Maio de 2012, horário do Brasil.

Observação: não será aceito nenhum textos enviados após o prazo de encerramento)

Envie seu texto para os seguintes endereços para haver certeza de que não haverá extravio:
borboletapequeninanasuecia@blogspot.com 


Da votação: 


Ocorrerá on line, em data a ser anunciada após a confirmação do número de inscritos em 15 de maio.

Quem vota são os leitores do blog, numa tabela ser criada com nome dos textos e dos participantes do lado direito do template. Cada pessoa pode votar uma vez, por PC.

Da premiação:

Todos os participantes:

- Todos os participantes que tiverem blog terão estes linkados no Borboleta.
- Todos os textos serão publicados no blog para conhecimnto da blogosfera, leitores e apreciação destes. - Os nomes daqueles que preferem pseudônimos serão omitidos.
- Seria legal, caso você queira, enviar uma breve biografia, 5 linhas no máximo, com dados que julgar importantes sobre você: nome, o que faz, onde vive, por que resolveu participar do concurso etc.

Não haverá premiação para 2o. e 3os. colocados como no primeiro concurso.

1o. lugar:

- Receberá uma tela da série "Fugacidade",  da magnânima Somnia Carvalho, a ser ainda confeccionada especialmente para o concurso.

...

Da confeção do texto:

O primeiro exemplo, ou apenas uma idéia das milhares que você pode ter, está neste primeiro texto anunciando o concurso:



Além deste, você pode se mirar nos textos feitos para o primeiro concurso, clicando nos ícones de "vôos", do lado esquerdo do blog: "Uma foto, mil lembranças". Terá uma boa idéia de como deixar sua imaginação fluir.

Perguntas possíveis:

- Sônia, posso escrever um texto sobre uma foto que tenho, e não sobre música para participar? 
Não darling. Não dessa vez. Talvez numa próxima quando retornarmos àquela temática.

 - Quantas linhas ou páginas deve ter meu texto?
 Não há limite mínimo, nem máximo de linhas.

 - Posso escrever o meu em formato de poesia, dissertação, narração, carta? Existe um tipo de texto ou estilo próprio para o concurso?
Não. Você é livre para escolher o seu de acordo com a necessidade e como as lembranças lhe tomam quando ouve sua canção escolhida.

 - Posso fazer um vídeo e resumir trechos e cenas que representam estas minhas lembranças ao invés de mandar um texto? 
Não queridos e queridas. Vejam lá acima o vídeo do início do post. Quem me mandou foi o adorável Edward Cullen, quem eu amo de paixão. Ele enviou esta música linda "Flightless Bird", do American Mouth, com o vídeo das lembranças que ele tem do casamento dele, no Amanhecer 3, com o grande amor da vida dele, a Isabella Swan. Mas nem dele eu aceitei. Manja? Então ele ficou de me mandar o texto com as lembranças todas escritas. Não vejo a hora de ler e publicar.

- Posso participar com mais de um texto e música?
Sim. Você pode enviar quantos textos quiser, desde que cada um deles descreva memórias de uma música diferente da que inspirou o outro texto. -Tenho outras dúvidas? Escreva para os comentários deste post que todos serão muito bem vindos e respondidos. Ou então para os email dados acima. ...

....


* A Grace Olsson, quem vive na Suécia, ao contrário das outras participante que receberam seus prêmios nas mesmas semanas da finalização do concurso, ainda não tem o prêmio em mãos. Por mea culpa, o prêmio dela continua empacotado num envelope do correio em meu escritório. Prometo Grace! que ele chegará antes deste concurso terminar! E você afirma aqui pra gente meu compromilllson!

Nenhum comentário: