(Cena do dia a dia estressante da primavera de Malmö, maio de 2009, foto da minha amiga Xu-Muié)
Essa é uma cena típica do nosso dia aqui. Em qualquer canto da cidade há famílias inteiras de patinhos atravessando as avenidas. Essa aqui é uma das grandes da região da praia e cruza a frente da minha casa. Com essa foto que minha amiga Xu tirou de manhã, indo pro trabalho, dá para ter uma idéia da vida estressante que a gente leva na Suécia.
Tem gente que detesta. Eu, vocês já sabem de longa data, sou deslumbrete e adoro. Acho demais a família rebolando pra lá e pra cá atravessando a rua com cuidado. E sempre vai a mãe (eu imagino que seja a mãe porque é um pato menor) e o pai atrás protegendo suas crias de uma forma invejável. Semana passada, quando eu voltava da escolinha com a minha cria, no banco detrás da minha bicleta, um pai-pato fez um "qrrrrrr" enfurecidíssimo pra mim! Ele imaginou que eu talvez fosse atropelar os seus pequenos.
O povo daqui respeita a época e os patos. Nem atropela (só vi um caso até hoje) e nem come...
Vida na Suécia é assim: eu tenho direito de ir e vir e o pato e sua família também!
...
ps: a semana foi intensa por aqui. Muito trabalho no curso e muita reunião na escolinha. Estou frustrada por não ter conseguido responder os super comentários da semana que passou e por ter postado tão pouco!
Comentários
O parceito é eterno e quando um deles morre o outro não arruma mais parceiro, fica viúvo o resto de sua vida.
Eu também acho tão fofo este andar que você descreveu, o cuidado com os filhotes, e a tranquilidade que eles tem de viver entre humanos.
amo.
bjks
Beijo
Pra mim o Brasil tem uma tranquilidade mais ligada à pessoas e na Suècia à natureza.
Bom final de semana!
que bonitinhooooos
se fosse aqui no brasil, eles estariam em uma panela. certezaaaaa! não duraria o tempo de atravessar a rua
Vc conseguiu (como de costume) descrever a cena de uma forma fantástica! Confesso que valeu a pena esperar quase 2 anos pra ser a primeira na fila dos carros pra conseguir captar o momento.
Beijos
Xu - fotógrafa de patos, nas horas vagas (rs)
Essa 'pataiada' por aí, qualquer dia vai dar um bom caldo. hahaha
Ah, se fosse aqui no Rio!
Bem, não vou falar nada, senão vão me chamar de exagerada!
Mas, realiza a cena: essa turminha atravessando em frente do Alemão, da favela, minha amiga! Já imaginou!
bjs cariocas
sera que os meus patolinos da foto sao gansos entao?
eu sou muito ruim pra isso!
eu adorei a coisa da monogamia!!! beeem bonito mesmo!!!
minha amiga é espertíssima! e com um Sony Ericson na mão ela faz horrores! rssss
então eu devo dizer-lhe querida que se voces ai ganham no Eurovision veja so que sem graça: nao tem familias inteiras desfilando e rebolando nas ruas pra la e pra ca!!!
eu sabia que a Noruega nao tava mesmo com a bola nem com os patos todos!
é verdade!!
os unicos a curtir aquilo eram os patinhos e meus amigos que fotografaram, porque os patos adultos estavam mesmo era neuroticos de nervoso cuidando dos pequenos...
vida de pai e mae nao e facil nao e???
siiimm! e uma calma diferente mesmo!
acho que ficar tranquilo no brasil e tomar uma cerveja com o amigo, e comer um bolo e tagarelar na casa das amigas...
aqui normalmente tem a ver com a natureza... deitar no parque sozinho e sentir o sol..andar de bike e sentir o vento... e tambem tem muito mais a ver com uma tranquilidade pessoal, do tipo e algo mais individualizado mesmo...
que otimo porque sua foto me rendeu um post e muitos comentarios... voce pode continuar seu selviço pra mim que eu to gsotando dos seus prestimos querida!!!
voces dois ai nessa cidade grande e cheia de gente que tem muito menos do que um patinho pra comer.. entao eu tambem concordo que no brasil eles nao durariam uma refeicao! rs... isso na verdade tem mais a ver com nossos problemas terriveis de desigualdade do que com maldade...
agora o negocio de ter paciencia no transito isso e incrivel... aqui e demais mesmo! eu acho que no brasil a maioria das pessoas que eu conheco sao estressadas no transito e matariam os patinhos e sua familia no segundo passo no meio da rua... uiuiui