Pular para o conteúdo principal

A vida segue bem boa. E eu sinto saudade...

(Domingo de passeio no campo de futebol para apoiar o papis na pelada, Malmö, maio de 2009)

Hoje é feriado aqui. Os cristãos celebram a ascenção de Jesus aos céus. Eu havia confundido com o Corpus Christi, porque li rapidamente no calendário sueco (Kristi himmelsfärds dag - Dia da subida ao céu de Cristo ou algo assim). Depois de falar com minha irmã e ela dizer que Corphus Christi era só em junho eu vim aqui me corrigir. 

Bom, aqui o dia está lindo, maravilhoso. Acordei com tanta, mas tanta saudade da família e dos amigos no Brasil que dá até raiva dessa diferença de cinco horas que não me ajuda a conseguir falar com ninguém direito.

Estava ouvindo "Good morning Starshine" e todas as músicas de um cd chamado "This is 1969" que encontrei naquele Spotify sueco fantástico. Os meus queridos Renato e Ângelo estão ali no parquinho do jardim do prédio brincando na areia e minha função é escrever rapidinho aqui e fazer minha arrumação da casa pro almoço. 

Passei então pra dizer que tudo está tão bem. Estamos tão felizes e numa época em que cada minuto estamos mais apaixonados pelo Ângelo. Cada coisa e palavra nova que ele descobre deixa a gente tão orgulhoso e tão feliz. Como casal a vida fica bem mais fácil e boa novamente quando a criança está nessa época também.

Mas tenho me lembrado de minhas amigas. E é uma coisa maluca o fato de eu ter conquistado tantas amizades boas e companheiras aqui... Acabo levando minha vida aqui, como de fato devo fazer, mas não tenho mais tempo para manter as amizades do Brasil. A gente mantém porque se ama e tudo meio que volta quando nos falamos por telefone, email (o que é realmente raro) e quando volto para visitar todo mundo.

Sinto sempre saudades de minha sobrinha Luana, do sobrinho Ju, de minha mãe, meus irmãos de um jeito dolorido, mas também saudável do mesmo jeito que provavelmente eles e a família do Re sentem de nós. Sinto saudade de todos. Dos almoços na casa dos pais do Re e de encontrar minhas amigas queridas e papear. Não sei porquê exatamente em alguns dias a ausência de algumas pessoas é mais presente.

É isso... vou correr pros meus afazeres de feriado... A vida aqui vai boa que é uma beleza, mas não dá para negar que tem hora que queria que vocês aparecessem de surpresa pro almoço! Beijos e amamos todos vocês demais.  Separei um tanto de foto para que dividam aí com a gente um pouco do que viemos vivendo nessa Primavera abençoadamente colorida.

(Pessoal todo na cozinha de casa no fim do primeiro churrasco que fizemos aqui. Malmö, maio de 2009)

(Ângelo, eu e Iven fazendo festa e caretas pra foto no churrasco da semana retrasada. Malmö, maio de 2009)


(Mais um dia super especial. A primeira bicicleta, montada junto com o papai provavelmente a gente nunca esquece... ainda que seja pequeno demais para se lembrar... Malmö, maio de 2009)


(A primeira festinha do Ângelo na escolinha. Era para ele cantar um monte de musuquinhas que ele adora, mas quando me viu, ele chorou... Malmö, maio de 2009)


(Domingo de futebol pros homens e  torcida das mulheres em frente ao campo... Dia de curtir sol e a criançada... Aqui na foto, eu segurando aquela florzinha legal e a Nikol..Malmö, maio de 2009).

(O papis de laranja, la no meião, na pelada do domingo em frente à praia. Malmö, maio de 2009)

(Minha amiga molé tentando ensinar o Ângelo a patinar depois de ele insistir muito. Malmö, maio de 2009)

(Ângelo num dia de semana qualquer, depois que voltamos da escolinha... "Mamãe vê avião". Malmö, maio de 2009)

No churrasco dos queridos amigos poloneses Grzegorz e Agnieska que estão grávidos do primeiro filho...


Eu e a suecada toda na noite do Eurovision, na torre do Turning Torso... Algo para se lembrar por muitos e muitos anos...

Comentários

Mr.Diego (Orion) disse…
Churrasco com os amigos.
Passeios com a familia.
Fotos com o baby.
ver o sorriso lindo do filho estampado e demonstrando alegria.
nem o master card compra.

abraços
Imagino o como seu coraçãozinho deve apertar com saudades dos queridos que ficaram aqui no Brasil, o como gostaría de compartilhar mil coisas... mas Deus com certeza conforta o coração de vcs!
Muito bom ver essas fotos, os sorrisos, o filho todo lindão!!

Que Deus esteja sempre com vcs dando muita luz!!

beijos
Anônimo disse…
Hej Somnia! eu sei como você se sente, a saudade dói muito. Mas o importante é que levamos sempre, sempre quem amamos no coração mesmo que a distância seja grande, e com certeza eles fazem igual.

Felicidades querida!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana disse…
Também achava que o feriado era de corpus christi, fiquei sem saber que feriado é esse.
Seu filho é muito fofo, que menino lindo!

Beijo
Beth/Lilás disse…
Angelinho cada dia mais lindo, fofo, gostoso que dá vontade de apertar as bochechas!
Que bom que vocês estão felizes e juntos! Aproveitem bastante essa época gostosa por aí!

Olha, tô esperando você na minha pracinha para dar continuidade ao convite que fiz lá.
beijinhos
Beth/Lilás disse…
Borboletinha!
Acabei de ler em outro blog de amiga que o problema também está ocorrendo com o dela e de outras pessoas e é justamente quando tentam entrar pelo Internet Explorer, portanto o problema é deste site. Eu, inclusive, não uso mais o IExplorer há tempos, pois é lento e vive dando problemas. Só uso o Mozilla Firefox que é mais ágil e menos congestionado.
Experimente baixá-lo e verá como é ótimo!
Não sei quanto irei pedir a eles por esta propaganda, mas tô aqui pensando nas cifras. hehe

beijocas cariocas
Janaina disse…
O Angelo está muito lindo!! Como cresceu!
Sooonia querida borboleta, que saudade de vc!!
Mil BJS
Mariel Stupp disse…
Também confundì com Corpus Christi! Segundo o Erik o dia aqui è depois porque no Brasil todo mundo se atrasa pras festas, entao ele se atrasou pra pròpria. rsrs
Eu sinceramente nao sou de sofrer por saudade. Sinto, mas nao sofro, mas concordo que tem dias em que sinto mais.... eee mundao grande!!
E hà quanto tempo voces estao aì? Tao legal ver voces sempre envolvidos, sempre com amigos... nao é fàcil pra alguém casada com sueco, quanto mais quando os dois sao estrangeiros. Deve ajudar e muito a domar a saudade! :)
Anônimo disse…
gostaria de conversar com vc, ja q mora ou morou na suecia, como sao as mulheres ai da suecia em relação aos jogadores. mais detalhes por e-mail..por favor..é urgencia..caso de vida ou morte..mais morte q vida

tu.ka@hotmail.com


grata
Somnia Carvalho disse…
Mr Jones,

Tem coisas que o dinheiro não compra não é? E para elas nem existe o mastercard! haha adorei!!!
Somnia Carvalho disse…
ô Barbiegirl!!!

queria ter ouvido o que vc queria ter me dito! eu tava num dia de coração apertado, mas passou... normalmente a saudade e saudavel... ha dias em que é dificil e ai choro até passar... rs... beijos
Somnia Carvalho disse…
Tyna, com certeza! sempre o que fica é o jeito especial de cada um... nesses dias o que me da saudade é aquele sorriso de um, aquele jeito de abraçar do outro, aquele jeito de falar manso ou super animado daquele lá...

é isso que carrego!
Somnia Carvalho disse…
Lu e Lilás,

Sabe que é um perigo essas crianças de dois anos? a gente fica que nem boba babando em cima... no momento estou no ápice da minha babação!
Somnia Carvalho disse…
Querida Lilás, te respondo lá no seu também... mas não é problema de Explorer, porque eu nem uso explorer. Meu laptop é um mac, entao eu uso um outro programa que se chama safari. E consigo abrir dez, quinze janelas ao mesmo tempo, mas eu não consigo postar comentarios no mãe gaia com muita frequencia...

acho que deve ser outro porobrema nao?
Somnia Carvalho disse…
Janinha, que soudades!

voce nao manda noticia! voce falou do moço da Croacia! não tenho mais como falar com ele, sorry!
o restaurante - quase chorei quando vi - fechou e ele se foi.. nao sei onde ta trabalhando mais!

beijocas me manda news!
Somnia Carvalho disse…
Mariel,

Eu tombém não sou de sofrer com saudade. Na verdade sou quase o tipo que passa muito bem obrigada, sabe? eu vou vivendo minha vida e meio que vou esquecendo que antes tinha uma outra. Mas..... tem dias que me da aquele aperto de vontade de ver todo mundo que amo... isso é alternado, mas vem de vez em quando.

Agora sobre o feriado eu nao entendi bulhufas! haha...
Somnia Carvalho disse…
Anônimo, escreva pra mim no endereço:

borboletapequeninanasuecia@blogspot.com

seja bem vinda la tambem!
Gislaine disse…
Querida Sonia,
aqui também anda tudo tãooooooooooooooooooo bommmmmmmmmmm. Queria compartilhar com você o amor pela minha filhinha e a vida que segue, apenas isso, segue distraída. Também acho a vida a dois, somada mais uma, muito gostosa, e não há nada que pague risinhos pela manhã ou colos e abraços.
Beijão pra vocês
Gi

Postagens mais visitadas deste blog

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come...

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest...

Azulejos em carne viva? O que você vê na obra de Adriana Varejão?

( "Azulejaria verde em carne viva" , Adriana Varejão, 2000) Gente querida, Domingão a noite e tô no pique para começar a semana! Meu grande mural preto, pintado na parede do escritório e onde escrevo com giz as tarefas semanais, já está limpinho, com a maior parte "ticada" e apagada. Estou anotando aqui o que preciso e gostaria de fazer até o fim desta semana e, entre elas, está finalizar a nossa apreciação da obra de Adriana Varejão , iniciada há dias atrás. Como podem ver eu não consegui cumprir o prazo que me dei para divulgação do post final, mas abri mão de me culpar e vou aproveitar para pensar mais na obra com vocês. Aproveito para convidar quem mora em São Paulo a visitar a exposição da artista, em cartaz no   MAM , Museu de Arte Moderna, no Parque Ibirapuera, com entrada gratuita e aberta ao público até 16 de dezembro deste ano. ("Parede com incisões a La Fontana", Adriana Varejão, 2011) Para "apimentar" a dis...