Pular para o conteúdo principal

Nesse sábado no Eurovision vote na Suécia ou em Portugal

(A sueca Malena Ernman, no Melodiefestivalen que a elegeu para o Eurovision de 2009)

Eu queria tanto escrever um post bem dos bons, cheio de análises e coisa e tal, sobre a final do Eurovision, a competição mais famosa de música aqui da Europa, antes de amanhã, mas não vai dar.

Estou um caco e o fim do dia quer vai me empurrar pra cama já já. Entretanto, porém, todavia, não posso ir dormir sem dar uma passadela no que irá acontecer amanhã por aqui.

Nessa terça-feira passada assisti a semi-final aqui em casa com as amigas Xu e Ângela e o Re. A última parte da versão sueca, o Melodifestivalen, em que os cantores suecos disputaram entre si em três etapas, eu havia visto com a Xu e um grupo de suecos na casa da sueca Helena, e foi então que eu acabei entrando pra essa roda. 

Foi o Eurovision que lançou o ABBA ao mundo e essa competição faz com que mais da metade da Suécia pare para ver o programa. Amanhã, na final, a NOSSA candidata, minha amiga Malena Ernman irá representar a Suécia, com sua canção misto de pop com ópera, misto de inglês com francês. Junto com ela outros 17 finalistas, incluindo outros dois que eu gostei muito: a portuguesinha Flor de Lis que tem a voz suave e uma música alegre de dar "sôdadis" e um grupo da Bósnia & Herzegovina, cuja música em cadência vai dando uma sensação profunda e boa. Apesar disso, eu não espero que o grupo ganhe, já que a melodia se confunde com demais com outra de Kiki Lesendric e dizem que também uma do U2. Até terça eu não sabia da coisa do possível plágio e havia torcido pro grupo, mas depois que ouvi a do Kiki não vai dar mais não.

No Brasil eu escrevi um mestrado (A crítica de Adorno à cultura moderna) no qual eu analisei, a la Adorno, a indústria da música o que me deu fama de chata entre amigos e alunos, já que sempre fui das que não tem paciência pra musiquinha de rádio. E eu provavelmente não veria o Eurovision se eu tivesse sempre vivido aqui. Entretanto, a verdade é que como "gringa" tudo me é interessante. "Including" o Eurovision que apesar de ter uns momentos legais é cheio de muita cafonisse e música ruim de dar nos nervos também. 


(A portuguesa Flor-de-lis, concorrente da final do Eurovision 2009, com integrantes de seu grupo)

Masssss eu agora já estou envolvida. Votei na Malena no Melodiefestivalen, dancei e fui seduzida pela mania dos suecos. Eu me empolgo com a música da Malena (que o Re detesta) como me empolgo com Dancing Queen do ABBA. É uma delícia dançar, imitar, dançar e brincar de ser vesguinha igual minha "querida amiga" cantora de ópera.

Além disso, eu não sei explicar porque me empolgo tanto. Pensando um pouco sério talvez o fato de eu me sentir tão em casa quando estou aqui, o fato de me identificar com as aguras e alegrias de tantos suecos faça com que eu esteja meio que irmanada nessa festa do Eurovision. 

Então amanhã é alegria geral. Malena está na final! Hehebe samba bão! Aliás final cheia de festa e glamourrrr: vou ver a final amanhã na torre do Turning Torso (um das grandes construções modernas do mundo e cartão postal de Malmö) com uns suecos fãsérrimos de Eurovision e mais a Xu. Fui convidada de "honra", mas eles disseram que o pagamento será fazer um post no blog com muita foto deles todos pra vocês! Eu aceitei. Agora vocês podem participar de um outro jeito. 

Se você gosta de mim que sou uma pessoa legal e fina, mas não tem candidato eu posso pedir um favor: amanhã vota em uma das duas! Eu preferiria que você votasse na minha amiga sueca, mas se não quiser de jeito maneira, você pode votar na Flor-de-lis que e em sua canção quase brasileirinha que é linnnda. Ou se não quiser mesmo nenhuma delas, você pode escolher qualquer outro desde que não seja o Chapolin Colorado e as desajeitadas das finlandesas. Sem democracia aqui! Brincadeirinha!

Beijos, bom fim de semana e até minha cobertura completa!

Comentários

Anônimo disse…
Baby

O Turning Torso não será + o mesmo depois de amanhã!!!!

Beijos e bons sonos...
Mr.Jones disse…
Portugal certeza!e esperando a cobertura completa.

abraços
Luciana disse…
Somnia, que chique!!! Eu vou ver em casa mesmo, e provavelmente sozinha, meu marido acha brega demais e não tem paciência, mas eu curto esses programas com competicões e descobertas de talentos. Como você provavelmente eu não veria se morasse aqui há mais tempo.
Ih, não vou votar na sua candidata não, kkk, mas também não vou votar em ninguém, mas estou torcendo para o candidato da Noruega, já sou fã. Mas concordo que a candidata da Suécia é muito boa, de Portugal também. Gostei muito do Arzebaijan também.
Ai, fiquei na vontade de ler uma análise sua mais completa. Quem sabe domingo...
Beijo
Anônimo disse…
Eu sou doida pelo Eurovisão desde pequena !! Resta saber se hoje encomendamos pizza ou nem por isso ;-)
(E votem França :-P)
Anônimo disse…
Tou vendo EV.
A Suécia é uma das favoritas, compreendo porquê ! E a Portuguesa tem uma voz muito doce !
Somnia Carvalho disse…
Baby,

o turning torso nem nós fomos mais a mesmas nao!!!
Somnia Carvalho disse…
E aí Mr Jones, gostou do resultado?

voce viu que réiva nem a minha nem a sua candidata levou nada!!!

e porque eles nao entendem de nada mesmo!!! rs
Somnia Carvalho disse…
Lu,

vou pular voce nas respostas ok?

não tolero falar com gente de país que ganha em cima da minha candidata!

isso não dá!!!

agora toda vez que eu falar com voce vou lembrar do violino do moleque noruegues! o raiva!!!!
Somnia Carvalho disse…
Jo Ann querida que saudade!!! ce tinha sumido!!!

andei pelo seu espaço, mas sem tempo de deixar comentario!

eu nao tinha ouvido ainda a candidata da franca e uauuuu! que mulher, que voz! que tudo!!!!

votei nela tambem!!!

mas nao acreditei que nem ela nem os meus outros levaram nada!

beijocas
Anônimo disse…
Pois, hoje comprei música da Suécia, de Portugal, da Estonia, de Israel e da Bósnia no iTunes, mas fiquei com o raio da música do Norueguês na cabeça ! Ai !

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nel

Mãe qué é mãe mesmo...

(Picasso, Mãe e criança, 1921) Mãe qué é mãe mesmo... Já deu uma de cientista e foi até o quarto do bebê só para checar se ele respirava. Já despencou de sono em cima dele, feito uma galinha morta, enquanto amamentava. Já caminhou pela casa na ponta dos pés, como uma bailarina, só para não acordar o pimpolho. Mãe qué é mãe mesmo... Já perdeu a conta das mamadas e esqueceu qual o peito deveria dar. Já deu oi pro lindo rapaz que dormia ao seu lado e dormiu antes de continuar a conversa. Já adquiriu habilidades múltiplas como comer com uma mão só e fazer xixi com o bebê no colo. Mãe qué é mãe mesmo... Ama e odeia, ama e odeia. Às vezes chora e muitas vezes sorri. É ao mesmo tempo carrasca e heroína. Mãe... é uma garota crescida com uma boneca de verdade nos braços. Precisa de atenção e carinho tanto quanto seu brinquedo.

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que