01 março 2010

Imagine se você um dia...


(Py Bäckman, "Magisk Stjärna", Melodifestivalen, Malmö Arena, 2010)

"Imagine se você tivesse nascido e crescido num país como a Suécia, onde o inverno rigoroso de seis meses deixassem as pessoas caladas e onde a discrição fosse a chave para viver bem nesse lugar. Um lugar onde as quatro estações lhe tivessem moldado como alguém que planeja tudo antes, pensa antes de falar e sabe controlar bem suas emoções e pensamentos.

Imagine que você, tendo aprendido a ser sueco ou sueca, e adquirido todo seu jeito de ser assim, um dia viajasse para terras muito distantes, onde o calor úmido, o sol quente e a natureza sempre colorida fizesse com que as pessoas ai vivendo fossem calorosas, receptivas e alegres quase o tempo todo. Um lugar onde a música toca alta, onde todos falam alto à mesa e onde durante quase uma semana milhares e milhares saíssem às ruas pulando e dançando uma festa que chamassem de Carnaval.

E, então, você se esquivaria porque seria algo demais popular, demais desse lugar para que você se envolvesse e sentisse de perto a tal vibração da qual um dia lhe falaram?

Não... Tenho certeza de que se seu espírito fosse parecido com o meu você participaria, se envolveria, aprenderia a gostar da festa, talvez pouco, talvez muito, porque você saberia dentro de si que, um dia voltando lá à sua terra natal essa lembrança lhe permaneceria viva, cheia de cores, sons e gente...

Então é por isso, concluí eu ontem, enquanto falava com Albert, o marido sueco de uma amiga, que me questionou como eu podia querer ir e ainda ter gostado do Melodifestivalen. Albert é muito sueco, mas ama de paixão as músicas do grupo "Terra Samba" e me disse que por anos ouviu seu único cd do grupo no carro, enquanto ia para o trabalho. Segundo ele, aquela música ("o terra samba é assim swing swing pra você e pra mim") o enchia de energia e alegria.
O "Terra Samba" que eu nunca teria para ouvir no meu carro, embora concorde que a música seja mesmo muito dançante e alegre e já tenha sacolejado ao som dela.

A festa de sábado para mim pode ser resumida assim: entre nossas plumas coloridas, os cantores, cantoras e grupos que se alternavam na platéia apenas a lembrança de duas me pessoas me ficaram na memória. Uma delas foi uma compositora antiga e conhecida na Suécia, no seu estilo quase ultrapassado, mas assumidamente Janis Joplin, Py Bäckman. Ela, com certeza, minha escolhida, se o critério fosse apenas a melhor música da noite, mas eu sabia que, apesar de eu ter adorado a música, ela não tinha chance alguma perto das melodias mais batitidinhas e repetitivas da noite e Py não tinha perto dos jovens de rosto e corpo que "combinam" com o Eurovion.

A canção cheia de poesia "Magisk stjärna" me conquistou lá e depois me fez dançar com o Ângelo em casa. É daquelas que me fazem viajar, dançar sozinha ou acompanhada, gostar de viver, sem saber bem o porquê...


(Anna Bergendahl, "This is my life", Melodifestivalen, Malmö Arena, 2010)

A segunda, está entre uma das duas pessoas escolhidas para disputar a final em Estocolmo, e foi a outra para quem eu queria ter dado o voto, mas não tive tempo. A suequinha, que ficou conhecida pelo Ídolos daqui, fez a platéia toda se iluminar ao som de uma voz poderosa em "This is my life".

O restante não me diz nada... Tinha gente brega, gente que cantava mal, gente que cantava bem, mas era repetitiva, tido de tudo! No meu "carnaval sueco" só algumas escolas valem a pena ser lembradas, porque o resto é só parte da festa, parte das fotos que verei daqui muitos anos e parte da alegria que contagiou a platéia que estava comigo naquela noite.

Agora eu convido você a ouvir essas duas aqui, embora não precise concordar comigo em gosto nem nada... mas se calhar, você gosta também e entende um pouco melhor o meu tipo de espírito...

5 comentários:

Camila Hareide disse...

Sonildes, a segunda musiquinha desce bem. A primeira realmente tem mais personalidade... As duas são infinitamente mais agradáveis que a Malena ano passado - eu acho, não fique braba!

Dei risada com o cd do Terra Samba no carro do sueco. Coisa tão improvável e tão real ao mesmo tempo!

Põe as fotas logo!!!!!!

Beth/Lilás disse...

Brabuleta,
A dona Py tem presença, mas o som do sueco é meio gutural em música, não gostei. A "loiraça lúcifer" é bemengraçadinha e canta bem, cresceu bastante do meio pro final, mas o que adorei mesmo foi o modelito branco de alcinhas com meias pretas e aquele All Starr vermelhinho. Fashion nos úrtimo.
Agora mes explica: podem cantar em sueco ou em inglês, é isso?
E você, tava onde no meio daquele povaréu todo?
bjs cariocas

Somnia Carvalho disse...

Camilinha,

sabe que a apresentadora, que e uma comediante famosa aqui tambem, fez um montao de gracao imitando a Malena no sabado... era gravado e fez todo mundo morrer de rir...

na verdade todo mundo percebe que ela e uma figura meio caricatural... aquele cabelo branco comprido, pele morena demais, voz de opera em musica pop... haha... ela tem tudo para virar piada! ah! e ela e vesga! tadinha dela... mas eu nao sei explicar porque me simpatizo a beca com ela!

aqui na suecia a malena ja era mui famosa antes do melodi... e tiram sarro porque ela diz que e super normal, embora ela seja super diferente!

se eu achar o video das piadas eu te mando!

voce tambem nao gostou da Py??? rs...

o post ta pronto, so falta postar amanha!

Somnia Carvalho disse...

Querida Lilla,

eu acho lindo o som da voz dela e o som do sueco cantado, acredita?

mas acho que estranha mesmo no comeco!

se eu te mandar um video de dinamarques voce vai morrer entao! eu acho terrivel o som do dinamarques, suuuuper gutural... eu nao acho o sueco gutural, como dinamarques e alemao... eu acho que e mais nasal. Quando tento imitar os sons deles percebo que eles nao trazem para a garganta como o alemao, que era muito mais dificil pra mim...

muitas vezes e no ceu da boca que a lingua tem que parar...

entao!!! mas que legal que vc gostou do visu da menina porque eu adorei!!!

Camila Hareide disse...

Sonildes, eu escrevi que a Py tem personalidade! Não vou te dizer que amei, mas é decente...

Põe as fotas logo!

beijo