Pular para o conteúdo principal

Adivinha quem é a mais nova micro-empresária da Suécia?



Lembram de quando contei dos meus mil duzentos e sessenta e três planos para este ano: então, mais um acaba de acontecer: saiu a resposta para abertura de minha pequena e bela empresa! Agora sou a mais nova micro-empresária da Suécia! Uhuuu!

O órgão responsável é esse aí Skatteverket e se você tiver planos parecidos procure a unidade da sua cidade. Eles dão todo tipo de ajuda e esclarecimento, inclusive em inglês. Também há como resolver tudo apenas pelo site se você não precisar de ajuda com o sueco do site. Talvez por isso, na unidade gigante que fui, 90% seja estrangeiro porque a suecada deve resolver tudo de casa mesmo.

Agora com esta resposta eu só preciso parar para ler (em sueco, af!) um pacote de papéis e preencher outros (que eu não faço idéia como) e depois prestar conta para o Leão sueco para não cair nas malhas dele. Também já começo a pagar imposto por mês (não me pergunte muito sobre essa parte que eu sou suuuper burralda pra isso) E pintar! E dar workshop! E vender pintura! E tudo que tiver direito para ganhar dinheirinha e me divertir ganhando pelo que gosto de fazer.

Se eu me sair bem nessa acho que posso ser empresária em qualquer canto!

Aliás aquele segundo workshop será dia 24 próximo e ando a todo vapor falando com os caras e organizando tudo e tentando manejar o desafio de cuidar de 100 pessoas num mesmo dia.

Ah... só para constar eu sou uma pequena empresa, logo, eu não alugarei nem terei um espaço físico para mim, além do meu ateliê em casa e os lugares onde me oferecerem para trabalhar...

Se você estiver interessado nas obras e nos workshops precisa me contactar e vir até minha casa mesmo. Tá certo?

Com enjôos diminuídos (só estou uma sinusite de lascar e gripe muito forte) eu entrei naquela fase que dizem ser a super fértil e cheia de energia da gravidez. Pintei três telas nessa semana e fiz mais um tanto de coisa!

Na última gravidez escrevi 2 dos 4 capítulos da tese apenas nesse período de 4 meses, dia e noite, cheia de vontade... É um negócio louco! O corpo da gente primeiro reage aos hormônios de uma maneira inesperada. Eu passei mal como se tivesse com rotavirus (influenza), coisa assim até agora... E então começo a sentir uma energia vinda de outro mundo...

Tudo isso é realmente totalmente maluco! E lindo.

E assim sigo... Sigamos...

Comentários

Luciana disse…
Somnia, parabéns menina!!!
Muito sucesso pra você!
Beijo
Anônimo disse…
Parabéns, Somnia!!!
E ufa... não vou passar por mentirosa, quem ler meu post de hoje e entrar aqui vai saber que tenho meus motivos pra dizer que és batalhadora! ;)
O mais fácil seria curtir a gravidez, e aproveitar o trabalho bem pago do maridón, certo? Que nada, o melhor é saber que fazemos o que fazemos tão bem que até dinheiro nos dão pra continuar! Muitas felicidades nessa nova etapa!! Beijos
Rita disse…
Hehehe, 2010 tá sendo uma monotonia gigantesca, né, Somnia? Um filho a mais aqui, uma empresa ali, coisinhas básicas.

Simbora! Parabéns, viu?
Bjs
Rita
Parabéns menina linda!!

Que seja apenas o início de muito sucesso!! Nossa grande empresário, pq de micro vc não tem nadaaaa!!!

Beijos no pequeno Angelo e nessa vidinha a crescer, nos mostre fotos!!

beijos
Unknown disse…
Parabéns! Viver é isso!Boa sorte!Saúde ! E que venha mais netos !!
Beijos!!
Anônimo disse…
Oba que bom !
Aqui em França, você não paga imposto sendo micro-empresário se não ganha nada ou ainda não começou a ganhar... Só paga uma taxa reduzida por ano.
Criaram o sistema no princípio da crise. Acho que vou surfar nessa, também :-D
Eveline disse…
Oi Amiga, tudo?
Que chique, empresária!!!!!!, muito legal.
Minha família tem o "empreendedorismo" no sangue, ninguém é empregado todos tem suas próprias empresas. Particularmente acho que é pq somos todos caciques não tem um indio pra receber as ordem, hehehehehe, brincadeirinha.
Falando sério, muita luz e bons negócios nesta nova fase que se inicia.
Desculpe minha correria, mas essa época do ano para nós contadores no Brasil é de arrancar os cabelo.
Beijos e te cuida
Eveline
Ana Flavia disse…
Parabéns Somnia, voce é um sucesso! Aceita encomenda on line?
E um café virtual?
Abraco carinhoso.
Lúcia Soares disse…
Oi, Somnia Sônia, tudo bem? Já cheguei e ando meio nas nuvens, desatualizada. Mas este post me deu alegria. Parabéns pra você! Admiro sua disposição, mesmo com a indisposição da gravidez, ainda. Mas esta passa logo. E sua vida, seus planos, suas batalhas, vão sendo realizadas. Fico muito feliz por você.
Já sabe o sexo do bebezinho? (não li tudo ainda...) Meu palpite é para uma menininha, mas é só palpite. Venha quem vier, muito bem vindo!
Ângelo já deixou "a ficha cair" ou não se abala? rsrsr
Ele sabe: quem é Rei sempre será Majestade....rsrsrs
Bj

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nel

Mãe qué é mãe mesmo...

(Picasso, Mãe e criança, 1921) Mãe qué é mãe mesmo... Já deu uma de cientista e foi até o quarto do bebê só para checar se ele respirava. Já despencou de sono em cima dele, feito uma galinha morta, enquanto amamentava. Já caminhou pela casa na ponta dos pés, como uma bailarina, só para não acordar o pimpolho. Mãe qué é mãe mesmo... Já perdeu a conta das mamadas e esqueceu qual o peito deveria dar. Já deu oi pro lindo rapaz que dormia ao seu lado e dormiu antes de continuar a conversa. Já adquiriu habilidades múltiplas como comer com uma mão só e fazer xixi com o bebê no colo. Mãe qué é mãe mesmo... Ama e odeia, ama e odeia. Às vezes chora e muitas vezes sorri. É ao mesmo tempo carrasca e heroína. Mãe... é uma garota crescida com uma boneca de verdade nos braços. Precisa de atenção e carinho tanto quanto seu brinquedo.

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que