Pular para o conteúdo principal

"Na Suécia também não tem..." verão garantido



Uma pergunta que a gente aqui se fazia muito sobre o porquê dos suecos malucos saírem de férias para destinos quentes (eles vão aos milhares para a Tailândia, por exemplo!) justamente nos dois melhores meses do ano aqui na terra deles.

Parecia incompreensível já que todo o colorido estava de volta e até prainha a gente consegue pegar bem, sem se meter a entrar na água, claro!

A resposta está muito clara este ano: não há nenhuma garantia de que os coitados vão ter verão e dias realmente quentes, sem chuva etc se ficarem de férias aqui. Este ano a situação está triste!

Ao contrário de cidades do Brasil onde o calor ficou escaldante e temperaturas em 40 graus por muito tempo, aqui o inverno está passando de 8 meses, se a gente considerar o que entendemos por verão.


(Ângelo vaporoso no verão sueco do ano passado, o que parece ser quase impossível de chegar este ano, 4 de julho de 2009)

Mesmo a chegada da Primavera não garantiu dias sem chuva e vento. Depois de quatro dias chovendo, entramos já no mês de Junho e a temperatura só melhorou hoje indo para 14 graus.
Os últimos dias lembraram os tristes dias do outono...

Ocorre que as mudanças climáticas estão sendo sentidas literalmente na pele cada vez mais. O resultado aqui foi sentido com a neve que congelou lagos da cidade e não parou de cair até fim de fevereiro. Dizem que há 40 anos não se via tanta neve!


(Praia em meados de maio do ano passado, chapéu da molerada cubrindo a barriga cheia de farofa e neste ano só saudade... Malmö, 15 de maio de 2009)

Ano passado escrevi em meados de maio o post sobre a cerveja (que tomamos, mas é proibida) na praia, quando estávamos todos posando de biquini, comendo coxinha e fazendo farofa na praia sueca quase suando... Por enquanto o verão está apenas nas centenas de fotos de modelos de biquini em propagandas de lojas.

E então qualquer um que vai continuar vivendo por aqui deve começar a ter já uma síncompa nervosa ao imaginar que em fim de agosto, ou seja, em menos de 3 meses o verão (se ele chegar de fato!) já terá ido embora novamente. Eu realmente teria!

Essa é a razão dos suecos amarem de paixão a Tailândia e sumirem pra lá em suas férias e é também uma razão que deixa mais fácil a partida para o tropical Brasil de novo, embora eu já saiba que pagarei todo o nosso descuido com o planeta morrendo de transpirar no nosso calor seco que é de matar qualquer grávida!


Comentários

Françoise disse…
É amiga, estes dias chuvosos me trouxeram muito desânimo, parece que este frio não vai passar e isso me deixa pra baixo. Hoje o dia está lindo mesmo, o céu bem azul , sem nenhuma nuvem . Vou aproveitar para recarregar minhas energias!!

Sempre que olhava suas fotos de posts anteriores ficava me perguntando onde encontrava sol, agora entendi, tá dureza este ano não é?? Tá bom, vou tentar me conformar.....


Beijos e vamos aproveitar o dia!
Anônimo disse…
Então quer dizer que estamos com a mesma temperatura?
Sabe que Luleå enganou, trouxe dias de até 26 graus pra depois baixar de novo.
O que me consola é lembrar dos inúmeros dias em que, no verão brasileiro, eu não saía de casa porque não agüentava mais tanto sol, queria era sombra!
Então pronto, aqui talvez aproveite o mesmo tanto, já que cada saio de sol me tira do sofá! rsrs
Beijão!
Celia disse…
Hoje fez um dia lindo aqui em Estocolmo. Com isso deu-me a esperanca que o verao vai chegar sim. Deus é pai. Vamos torcer. Bjoka
Adriana Cechetti disse…
Oi Sônia,

Que delícia o seu blog! Borboletei até aqui por indicação de uma amiga. Gostaria de aproveitar a sua audiência para convidar a você e a suas fiéis e inteligentes leitoras, para conhecerem o meu blog. Solteiras ou casadas, passem por lá....

http://naoseisersolteira.blogspot.com/

Da sua nova leitora e já fã,

Senhora X.
Sonia, ano passsado, tivemos verao, por aqui.Mas nunca um verao como o brasileiro.
Vc está bem ..pois vive no Sul da Suecia, onde o sol chega e pára...kkkk
Aqui, ao se aproximar do Norte, a coisa complica...é sempre, mais frio,
nao creio que teremos verao, igual ao de 2009.
A relacao do sueco com a Tailändia tem evoluido muito.Saido do campo das ferias para criar uma relacao de cidadaos suecos-tailandeses, já que milhares de suecos casaram com tailandesas...
Antigamente, era Natal no BRasil. Mas bastou a violência acontecer por lá para os vôos charter diminuirem.
Enfim, por aqui, temos que aproveitar o máximo que temos....
bjs e dias felizes


graceolsson.com/blog
Somnia Carvalho disse…
Françoise minha fofa,

voce e mesmo uma santa ingenua! como te expliquei ontem eu te conheço de decadas... vc roubou meu namorado, voce comeu a cereja do meu bolo, voce foi a rainha do baile da formatura, e voce passou numa entrevista de trabalho em que eu era a preferida...

entao o meu óooido por voce vem de longe! mas a vinganca foi maligna! huhuhu... depois do post amigo sobre a suecia linda voce veio parar na terra que nao tem calor nunca...

e agora que tudo foi concretizado eu posso deixar voce na terra do gelo e voltar pro nosso pais tropicalis...

uahahahahaha
Somnia Carvalho disse…
Mari,

26 graus?! uauuu! o pior e um dia com 20 e a gente sonha que vai ter a vida saindo de t shirts, dai muda tudo de novo! acho que isso de nao fixar o verao e que deixa louco nao e??

mas vc tem razao! ontem o povao toooodo nas pracas e jardins deitados virados pro sol, de saias levantadas para tomar sol... no brasil? impossivel! sol forte demais nao e?

nao da mesmo pra se ter tudo! aiaiaia
Somnia Carvalho disse…
Ola Senhora X, seja bem vinda!

ja passei la pelo seu pub virtual de solteiras e gostei muito! volto em breve pra deixar recado tambem!

e volte sempre!
Somnia Carvalho disse…
Grace,

1. faz tanto tempo que tento colocar vc nos meus links, mas vc sabia que quando a gente aperta seu nome nao aparece seu perfil.. .diz indisponivel?

bom vou pegar seu link de novo no site da lu que tem tudo!

2. verdade... nao vai mesmo ter o mesmo verao do ano passado...

3. e tambem verdade, ha tanto sueco casado com tailandesas que a relacao precisa mesmo mudar...

4. o brasil eles adoram quando a gente fala! mas se perguntamos por que nao vao pra la nas ferias as respostas sao as mesmas: o povo nao fala ingles e e muito violento

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nel

Mãe qué é mãe mesmo...

(Picasso, Mãe e criança, 1921) Mãe qué é mãe mesmo... Já deu uma de cientista e foi até o quarto do bebê só para checar se ele respirava. Já despencou de sono em cima dele, feito uma galinha morta, enquanto amamentava. Já caminhou pela casa na ponta dos pés, como uma bailarina, só para não acordar o pimpolho. Mãe qué é mãe mesmo... Já perdeu a conta das mamadas e esqueceu qual o peito deveria dar. Já deu oi pro lindo rapaz que dormia ao seu lado e dormiu antes de continuar a conversa. Já adquiriu habilidades múltiplas como comer com uma mão só e fazer xixi com o bebê no colo. Mãe qué é mãe mesmo... Ama e odeia, ama e odeia. Às vezes chora e muitas vezes sorri. É ao mesmo tempo carrasca e heroína. Mãe... é uma garota crescida com uma boneca de verdade nos braços. Precisa de atenção e carinho tanto quanto seu brinquedo.

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que