(Vista aérea da ponte Oresund e dos corredores)
Dez anos atrás uma das maiores pontes do mundo, Oresund, era construída acima e abaixo do nível da água unindo dois países escandinavos, Dinamarca e Noruega.
Antes mesmo de sua inauguração uma corrida com 80.000 participantes marcou o início de uma bela história de uma corrida peculiar. Broloppet (bro significa corrida e loppet, ponte) é a única corrida no mundo onde os participantes correm debaixo da água, já que a parte inicial da ponte, em Copenhaguem, fica abaixo do nível do mar Báltico, e também em cima, do lado sueco.
Perdemos a corrida anterior (inclusive as versões simplificadas de 2002 e 2006), mas a Broloppet de 2010, com certeza, ficará na nossa - sobretudo do meu Renato - para sempre.
Praticamente há um mês de irmos embora e fecharmos este ciclo de vida de quase 4 anos vivendo nas Escandinávias, ele estará lá, entre 30.000 outros corredores e corredoras.
(Vista da ponte Oresund e dos corredores, do ponto inicial, na Dinamarca)
O mega evento (que é possível de ser acompanhado em tempo real neste link da SVT), com organização impecável (desde a inscrição feita há quase 1 ano, passando pelo envio de todo o material do evento por correio além da organização de hoje) só está ameaçado de não ter tantos expectadores por conta do vento terrível que está fazendo onda no mar mais plano que já vi na vida.
20 kilômetros, vento de 50 kilômetros por hora, numa ponte aberta dos dois lados, alguns picos de chuva e 15 graus no termômetro? É preciso muita animação e espírito esportivo, o que não tem faltado para o meu corredor daqui de casa.
(Renato em fim de treino para a Broloppet de 2010, na semana passada, ao menos uma foto do sacrifício já fica garantida! Malmö, 2010)
Lá pelas 6 da tarde vamos esperá-lo na linha de chegada (praticamente em frente de casa), rezando, claro, para a chuva não aparecer e para conseguirmos enxergá-lo no meio da multidão... Fotos, cartazes etc para marcar o aniversário de 10 anos da Oresund e a participação super simbólica (e séria, já que o moço treinou como profissa!) do Re neste evento.
O cronômetro da rede de tevê tá marcando 19 minutos para o início da transmissão da corrida, então deixa eu me preparar para ver (ou imaginar estar vendo) o papis do Ângelo e o meu eterno namorado fazendo bonito...
Feliz Dia dos Namorados Rê! Te amo!
Comentários
BJos
Abraços e bom domingo!
Depois da corrida, não esqueça de dar um trato no maridex.
beijinhos cariocas