(Turma brasileira fazendo piquenique a la brasileira na praia sueca: salgadinho com cerveja, Malmö, maio de 2009)
O fim de semana foi de calorzão aqui. Na casa quase dos trinta graus os suecos e todo povo que mora pelas bandas pousou na praia.
Como nós estamos mais "sueco" que qualquer um, fomos de mala e cuia, a mala cheia de tudo quanto é comida e bebidinha pro piquenique e a cuia cheia de breguetinhos para a molecada.
Guarda sol enfiado na areia, uns tapetões especiais típicos daqui para se estender na areia, carrinho de criança, baldinho, pazinha, tudinho que se tem direito para farofar de azul e amarelo.
Eu e minha pequena família com os paulistas Xu, Gus, Liana, Thiago e a pequena Giovana.
Na festança toda surge uma quase polêmica de beira de praia: na Suécia é proibido levar e tomar cerveja na praia, razão pela qual não há esses quiosquinhos que a gente tem aí cheios de bebida alcoólica para comprar. É proibido beber, coisa que a gente no Brasil faz adoidado, mas é permitido fazer topless, coisa que, no Brasil, já não é visto (no sentido literal também) como algo tão natural assim.
Algumas mocinhas estavam ali livres, leves e soltas de forma naturalíssima que pareciam até homens. Do mesmo jeito, algumas famílias chegavam e trocavam sua roupa ali mesmo na praia, na frente do resto do povo todo. Uma toalhinha discreta e vlupt! tira cueca e põe o calção ou vice-versa. Algumas pessoas não se preocupam em esconder nada. Elas tiram, como tirariam em sua casa, o sutião e ou a calcinha e põe o biquini... O mesmo acontece com as crianças, se bem que a maior parte fica mesmo é peladinha. Total. E assim rola a praia... Isso porque, além de ficar nu ser algo realmente visto como natural na cultura sueca, bem como em muitas outras européias, a lei sueca permite que as mulheres façam topless.
A discussão filósofica a respeito de por que tomar cerveja não pode, mas ficar pelado pode rondou nosso guarda-sol e ficamos lá a elocubrar, quando uma mocinha sueca passou e disse pro amigo Gus algo do tipo: "Não sabe que é proibido tomar cerveja na praia?". Daí nossa elocubração pegou fogo...
E então que fiquei curiosa como os brasileiros, em geral, veem essa diferença. Como você acha que reagiria se tivesse na mesma cena da foto aí acima: atrás do Angelinho, numa foto de um ano atrás, há um grupo de amigos e amigas e uma loirona com os seus belos peitos de fora.Tão natural como se tivesse de biquini.
Eu não quero continuar o post agora, porque gostaria antes de saber a opinião de vocês: você apoia a cerveja ou o topless na praia? Qual "regra" faz mais sentido na sua opinião?
...
ps: o post dos sapatos ainda será concluído e também responderei os comentários dos dois anteriores a noite, ok? beijocas!
Comentários
abraços
Hoje há muita falta de respeito, quem mostra em revista... (prefiro não comentar, cada um faz o que quer), agora na praia, onde estamos com a família, acho falta de respeito.
E, sinceramente... cerveja deixa a pessoa muito animadinha e algumas bebem em excesso e fazem besteiras, lugar onde tem família!
Apesar que aqui, no Rio com a lei seca, as pessoas tem bebido menos.
Fica dada minha opinião!!
Ah!Hoje fiz uma entrevista num blog bem legal, o link está no meu cantinho!
bjks
Volto mais tarde prá ler com calma.
Tenho médico.
bye e bom dia!
Eu não me sentiria a vontade para fazer topless, nem de ficar na cia. de quem faz, acho que é minha formação rígida de alemães luteranos, hehehe e bebida na praia não tem nada a ver, alcool e sol na cuca.... perigoso. Sou mais de um chimarrão, bebida da minha terra.
Beijos
Tá doido, chega de proibições inúteis!
Vamos nos unir pra ser criado um decreto universal proibindo as pessoas de fazerem o mal umas às outras? Seria a felicidade total!
É um assunto também cultural, ao que estamos habituados e como tal achamos estranho ou não.
Há anos em Trancoso, estava eu, maridex e o filho ainda garoto na praia e as moçoilas que serviam saladas de frutas nas bandejas só de sainhas, daquelas de dançar lambada, e sem a parte de cima do biquini, peitcholas no meio das saladas de frutas. Imagine os olhares dos homens e as caras da mulheres!
Ô borboletinha, se eu fosse você aderia ao topless imediatamente, só prá ficar igualzinha à suecada. Pow, tem que se integrar mais aos hábitos do país, né meRmo! hahaha
beijos cariocas
Como na Suécia eu acho que eles estao bem preparados pro àlcool (até demais, como se ve em festas e baladas!), porque nao liberar a cervejinha também?
E isso me lembra as tantas vezes que eu era a ùnica de toalha na sauna da academia...vencì fàcil o pudor pra tomar banho na frente da mulherada toda do vestiàrio, mas sentar no banco sem nada embaixo, onde todo mundo jà fez o mesmo...me xeirou a falta de higiene, mas vamos ver se dessa vez eu chego là!! rsrs
ps: ontem lì teu blog logo antes de dormir e acabei sonhando que eu estava cuidando do Angelo enquanto tu dava aula pra crianças numa escola que eu nunca vì na vida!
Já o topless não tenho nada contra nem a favor, quem quer faz, não incomoda, e dependendo do lugar, como aqui, aí, as pessoas veem de forma natural. Já no Brasil é diferente, além de proibido, ne?!
Beijo
Mas vc é linda e loira, como deixa os cabelos sempre lindos assim??
Salão em qualquer lugar do mundo, tinha que ter preço acessível, a mulher merece estar bonita!!
O fantástico fez uma reportagem com mulheres amigas, que se uniram e cada uma cuida da outra... Uma faz as unhas, outra faz escova... parece ser legal, resta ter akela amiga preeeendada!! hahaha
Obrigada pelo comentário na entrevista! Amei :)
Beijos e bom fim de semana!!
Quanto ao topless: eu jamais faria, também não usaria fio dental e não me sintiria confortável dentro dos shortinhos minúsculos que as canadenses usam no shopping. Mas não me sentiria nem um pouco incomodada se alguem estivesse por perto fazendo ou usando. Este tipo de coisa é cultural mas depende também da maneira como é feita. Eu já vi mulheres fazendo topless em São Paulo, mas de uma maneira tão discreta que não causou constrangimentos (e ninguem chamou a policia). E apesar dos shortinhos das canadenses serem minúsculos elas não ficam vulgares como as mulheres frutas (melancia, melao,etc).
Até me lembrei de uma historia engraçada: uma amiga brasileira de fio dental na Espanha causou furor nas espanholas (muitas de topless). Vai entender...
Marilena
Não sou contra nenhum dos dois, cada um sabe o que faz da vida. Particularmente falando acredito que não me sentiaria a vontade em fazer toples. Mas tudo é uma questão de cultura. Abraço!
Esses comentários estarão reunidos no post que farei concluindo o assunto to topless e da cerveja ok?
com eles fiz uma idéia melhor das opiniões de vocês e vou tentar resumir o que e o topless na suecia e porque a cerveja é um problema que pra muitos de nos não seria no Brasil.
beijocas