(Ângelo na praça Gustav Adolf, Malmö, junho de 2009)
Hoje, dia 16 de julho, o Ângelo tá completando dois anos de vida.
Eu acordei já toda sentimentalóide, refazendo grandes cenas que tive com ele nesse tempo, como uma perfeita mão bobona. Tenho certeza que qualquer post de mãe sobre seu pequeno filho deve ser assim, como dizia Fernando Pessoa, algo "ridículo", mas não tem jeito eu sempre corro riscos.
Pensei em coisas muito belas para escrever e pensei numa carta de amor para o Ângelo ler quando fosse grande, mas deduzi que ela também seria, no mínimo, ridícula. Então, sem tempo e com tudo para fazer e organizar, num tempinho que o menino dorme eu pensei num post rápido, sem muitas pretensões, sabendo que ele também corre enormemente o risco de ser, obviamente, ridículo.
Eu hoje percebi que eu só existo para o Ângilu, ao menos é isso que o Ângilu tem certeza.
Ângilu é como ele próprio se chama e Sôniááá, sou eu, a mãe dele.
Eu só estou aqui para cozinhar rroz, macarrãão, bócolis, pata saladi (uma salada com pasta sueca) para o Ângilu.
E também a mamãe vive para limpar e organizar as coisas todas do Ângilu e tocá falda do Ângilu e levar o Ângilu para fazer cocô no piquininho.
(Ângelo , no descanso da biciletada com a mamãe, mandando tchau para a Vavá, ontem no gramado em frente de casa, julho de 2009)
E eu também só tenho que passear pelos páqui todos da cidade e ir nos páquinhos todos, sem deixar de dar uma passadinha na páia para que o Ângilu brinque com seu baldêê na areia. E tenho que resistir bravamente a não comprar o "glas" (sorvete) toda santa vez que ele vê o símbolo da Kibon sueca por aqui.
Preciso pular e rodar com ele ao som de "bä bä vita lanm", ou de "Alllma, deixa eu ver sua alma", fazendo, claro, a coreografia de cada música.
E não há energia que chegue, porque na hora que o Ângilu tá cassadu, mamãe tem que cantar e tem que "sitta mamãe" na poltrona do lado até que ele pegue no sono, caso não seja o dia que ele qué papai só! para contar as histórias preferidas e tagarelar na cama.
O que fez eu me emocionar hoje de manhã foi isso e tanto mais. É perceber que o Ângelo, essa criatura tão pequena, é alguém com gostos próprios, idéias, sentimentos e exigências. Ele existe de uma forma tão intensa que nos suga inteiros para ele. Ele nos ama e ama demais e quer nossa presença e a certeza de que o amamos. E isso é algo indescritível. É um amor exigente e maravilhoso.
Eu o abracei de manhã e expliquei que era aniversário dele, que era o "Grattis" (parabéns) igual os amiguinhos da escolinha fazem. Senti por ele não poder celebrar com a criançada do Dagis, já que ele aniversaria nas férias. E senti por ele não poder ser abraçado pelos avós, tios e primos todos.
Esses dois anos de Ângelo foram intensos, porque nem o Ângilu nem a gente quer deixar passar nada em branco, então que venham as declarações ridículas, porque de falta disso é que o
Ângelo não vai sofrer.
Comentários
Ele, como meu filho, faz aniversário nas férias escolares e isso é uma coisa meio chata, pois quando estão em aulas podem festejar com a tchurminha do dia a dia.
Mas, como você mesma disse, tudo o que ele quer na vida é você mesmo e o paizão dele.
Tenho acompanhado contigo quase 1 ano e meio do Ângelo e visto seu progresso, seu crescimento através das lindas fotos. É uma criança realmente feliz e tudo isso por que vocês sabem proporcionar a ele dias maravilhosos, cheios de atenção e amor.
Parabéns pro Ângelu, muitos anos de vida com a felicidade de sempre e parabéns aos pais tão lindos e amorosos que são vocês!
um abraço apertado nele e super beijinhos cariocas da tia
Beth/Lilás
Menina, isso de "ser ridículo" faz parte da felicidade, não é ridículo postar sobre seu pequeno, sobre esse amor que você tem por ele, e da alegria de comemorar os dois aninhos de vida dele. Que vocês sejam sempre muito felizes.
Realmente é muito interessante ver essa evolucão das criancas, as ideias próprias, a personalidade, e säo tão pequenos e tão cheios de ideias, ideiais, personalidade, vontades. Bom, muita felicidade mais uma vez.
Beijo
Um beijo e muitas felicidades ao anjo e a vcs!!!!!!
bjo bjo bjo
Um grande beijo cheio de muito amor.
Vavá Irene.
Sabe q lembrei q qdo era pequena ficava realmente muito triste no meu aniversario justamente por cair nas férias. Mas tinha sempre primos para fazer festa em casa. Espero q p Angelito seja tao divertido aqui (com amigos e amiguinhos) quanto estar no Brasil com a família. ;)
xero grande
Parabéns a vc que é uma mãezona!!
Hoje é niver da minha mamãe, tb fiz um lindo post para ela!!!
beijos
Parabéns! Pelo seu filho lindinho! Muitos anos de vida!
Kram!
finalmente posso ver o seu blogg e dar um FELIZ NIVER pro pequeno principe no dia certo(vc ja sabe eu e a minha memoria...)!!
o mundo esta a seus pes Angelo e so dar i primeiro passo.
mil beijocas!!
/JR
E realmente nao, ele nao precisa de nenhuma carta porque quando ele crescer, se tudo continuar correndo assim bem, ele vai ter muitas declaraçoes de amor e posts cheios de emoçao aqui no blog!!
A gente sempre perde por um lado, como o carinho da familia, mas as experiencias que ele ganha estando aqui vao valer a pena mais tarde!!
Beijao pro pequeno!!!
Avisa pra ele que vou chegar atrasada para a festinha, mas faço questão de dar os parabéns pessoalmente!
Bjs e uma vida de felicidades!
Tia Dri
É amiga, quando vejo essas fotos de vocês dançando e soltando as frangas, lembro logo das vezes em que ia ao seu apê e a gente pulava e requebrava ao som das musicas bregas, mas inesqueciveis... para ao fim chorarmos com as músicas do padre zezinho!!!
Vocé é você em qualquer lugar do mundo. Você tem uma energia vibrante!! É muito bom ter na lembrança momentos que vivi com você. Beijos
Beijos mil no Ângelo e na Mamãe e no Papai, que tornaram possível esta vidinha e que sejam sempre muuuuiiiiito felizes!
PARABÉÉÉÉÉNNNNSSSS!!!!
Aproveita e dá muitas beijocas nessa bochecha gostosa por mim, tá?
Bjs
Andréa