Aprender outra língua não é simples, mas se você é alguém muito "snabb", como eu, as coisas não são assim tããão complicadas.
Depois umas seis semanas que eu estava finalmente estudando sueco direitinho, minha professora fez uma avaliação em voz alta para todos da sala. Quando chegou minha vez ela virou-se e falou uma tantada de coisa em sueco que significava mais ou menos assim:
- Sonia você é tão "snabb"! Por que você chegou há pouquíssimo tempo blá blá blá... e é tão "snabb"! Eu estou impressionada como voce é "snabb"!
E eu, imaginando que ela deveria estar dizendo algo como você é tão espertinha, sua danada!, como sempre, usei de toda minha simpatia braziliana e meu quê teatral, falando e sorrindo agradecida:
- Tack! Tack! Obrigada! Eu fico muito contente!
Quando ela terminou a minha encheção de bola eu virei pra minha amiga polonesa, mais velha na turma do que eu, e perguntei:
- que ralhos significa "snabb"???
E ela:
- Rápida!
Ui! De rápida no sueco, vocês viram que eu não tenho nada! Mas isso não é importante. Importante mesmo é que a professora continua achando isso, porque eu agi como uma garota realmente muito "snabb". Em muitas situações na vida, as caras e bocas que você faz são mais importantes do que as palavras. Veja, por exemplo, essa moça da foto acima. Você tem alguma dúvida que ela não seja uma menina realmente séria e eficiente?
Sabe que viver na Suécia tem me dado pós graduação nesse quesito?
Comentários
Beijo linda!
ha quanto tempo ce ta ai?
sabe que eua cho que a gente aprende por osmose tambem? de tanto ouvir falar eu fui digerindo. se bem que meu sueco, filha! e ruinzinho que e uma coisa...
nao precisa invejar!
bonitona? legallll...
hum..hum????
verdade! caneta tinteiro na mão dessa moçoila ia parecer que ela era a mega star da inteligencia! haha
Estou estudando sueco sozinha, é uma língua fabulosa! já sei algumas frases, coisa pouca :-) ainda não sei se sou "snabb".
Mas eita língua complicada.
Beijo