01 abril 2009

Como fazer parecer que você é muito "snabb" em três tempos?



Aprender outra língua não é simples, mas se você é alguém muito "snabb", como eu, as coisas não são assim tããão complicadas. 

Depois umas seis semanas que eu estava finalmente estudando sueco direitinho, minha professora fez uma avaliação em voz alta para todos da sala. Quando chegou minha vez ela virou-se e falou uma tantada de coisa em sueco que significava mais ou menos assim:

- Sonia você é tão "snabb"! Por que você chegou há pouquíssimo tempo blá blá blá...  e é tão "snabb"! Eu estou impressionada como voce é "snabb"! 

E eu, imaginando que ela deveria estar dizendo algo como você é tão espertinha, sua danada!, como sempre, usei de toda minha simpatia braziliana e meu quê teatral, falando e sorrindo agradecida:

- Tack! Tack! Obrigada! Eu fico muito contente! 

Quando ela terminou a minha encheção de bola eu virei pra minha amiga polonesa, mais velha na turma do que eu, e perguntei:

- que ralhos significa "snabb"???

E ela:

- Rápida!

Ui! De rápida no sueco, vocês viram que eu não tenho nada! Mas isso não é importante. Importante mesmo é que a professora continua achando isso, porque eu agi como uma garota realmente muito "snabb". Em muitas situações na vida, as caras e bocas que você faz são mais importantes do que as palavras. Veja, por exemplo, essa moça da foto acima. Você tem alguma dúvida que ela não seja uma menina realmente séria e eficiente? 

Sabe que viver na Suécia tem me dado pós graduação nesse quesito?



8 comentários:

Luciana Håland disse...

Queria ser 'snabb', meu aprendizado de norueguês anda a passos lentíssimos, e nem consigo parecer 'snabb'.

Jana disse...

Parabéns Sonia! Vc é super inteligente, entao nao é nenhuma novidade.. hehehe!! ;D

Beijo linda!

olhodopombo disse...

se ela estivesse degurando uma caneta tinteiro eu a acharia mais snabb ainda!

Somnia Carvalho disse...

Lu,

ha quanto tempo ce ta ai?
sabe que eua cho que a gente aprende por osmose tambem? de tanto ouvir falar eu fui digerindo. se bem que meu sueco, filha! e ruinzinho que e uma coisa...
nao precisa invejar!

Somnia Carvalho disse...

Jana, manda mais! eu sou inteligente...
bonitona? legallll...
hum..hum????

Somnia Carvalho disse...

Fátimíssima,

verdade! caneta tinteiro na mão dessa moçoila ia parecer que ela era a mega star da inteligencia! haha

Tina Joy disse...

Parabéns!!
Estou estudando sueco sozinha, é uma língua fabulosa! já sei algumas frases, coisa pouca :-) ainda não sei se sou "snabb".

Luciana Håland disse...

Somnia, estou aqui há quase três anos. Fìz as 250 horas de norueguês obrigatórias, em 2007, e depois saí da escola porque meu marido estava doente (hérnia de disco), e depois fiquei tão bloqueada com a escola que não quis voltar. Tinha planos de voltar agora, mas agora estou com meu problema que acho é de coluna, então enfrentar as cadeiras da escola näo dá. Mas a gente aprende sim por osmose, agora, mesmo não estudando, já estou entendendo bem mais do que antes, e já converso alguma coisa.
Mas eita língua complicada.
Beijo