("Morning. Group of Woman and Man, one lying and one sitting on a bed", em dois ângulos diferentes, de Kurt Trampedach,, 1973, foto de Jaime Silva)
Eu não sei quanto a vocês, mas para mim teve boa a conversa sobre a última obra do "O que você vê nessa obra" com a "Desolação da Besta, da Kirstine Roepstorff . Eu não cheguei a fazer um texto só sobre o quadro, porque as discussões renderam material para que concluíssemos mais ou menos o significado da obra. Algumas idéias ficaram pendentes, como o porquê da bandeira da Argentina estar entre o restante, mas além da falta de tempo da última semana, também não sabia até que ponto vocês ainda estavam a fins de discutir mais a obra.
Aqui, vem uma terceira e última obra de um artista dinamarquês que está entre as três que mais me chamaram atenção na visita a obras contemporâneas de artistas da Dinamarca, as quais visitei no Statens Museum, em Copenhaguem. Assim eu posso encerrar minha trilogia de obras de artistas dinamarqueses!
Essa aqui é uma instalação, com duas esculturas em gesso, produzida em 1973, de Kurt Trampedach, cujo título é "Manhã. Grupo de mulher e homem, um mentindo e o outro sentado na cama.
Eu também tirei várias fotos da obra, mas estou usando essas do belo álbum de Jaime Silva, que também visitou o museu e colocou a fotos no seu álbum do flickr. É claro que estar diante da escultura é diferente de apenas ver essa foto, mas eu realmente espero que vocês consigam "ver" algo nela. Gostem ou não, não deixem de dizer o porquê.
Comentários
As grandes diferenças fisicas e sociais entre homens e mulheres vao sempre resultar em conflito até que a gente aprenda a entender (o que nao significa concordar). O ue me chamou a atençao é que eu esperava a inversao de papéis. Os homens biologicamente conseguem se desligar de certa atividade quando inicia outra (sai da reflexao sobre o problema para dormir, no caso), e as mulheres, que tem maior capacidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, seria a que nao conseguiria pegar no sono por ter tanto pra pensar sobre a disparidade da relaçao.
Beijos e bom feriado!
O titulo diz que ela está mentindo. Fingindo dormir? De todo jeito, ainda me parece que os dois estão transgredindo alguma coisa...A própria nudez da obra sugere isso. (Viajei demais??!!)
Ahahahahah
Ao ler a legenda em inglês, não traduziria "lying" como mentindo... e sim como (apenas) deitado. Também enxergo a escultura mais de madeira que de gesso. Não apenas pela tonalidade, mas pela rigidez da cena. A imagem me mostra mais tédio e mesmice, que briga ou mentira.
Para mim, uma típica manhã de um casal é: ou a correria do dia-a-dia (que não é o caso), ou curtir juntos a preguica de um sabadão! Estes dois parecem estar cansados de ter que olhar um pra cara do outro todo dia de manhã.
Vidinha mais ou menos, hein!
Beijos
Xu
Bom, aqui sentimos os tremores, mas sera muito dificil algo mais serio, pois Roma nao é uma zona de alto risco... bom, essa sao as informaçoes que temos.... mas tem o site http://zonesismiche.mi.ingv.it/ onde é possivel ver o mapa das zonas de risco...
Qualquer coisa... o meu e-mail:
gighiggi@yahoo.com.br
Tanti saluti e boa Viagem
Gi, Roma...
esses comentarios bons a beça serão respondidos no meu próximo post sobre a escultura. Vou reuni-los todos e comentar e tentar pensar a obra com voces!!!
Não ha resposta pronta! nunca há! e eu tenho apenas minha impressão como voces tiveram a de voces!
adorei! muito bommmm mesmo!!! as viagens andam rendendo!
ah! e eu tambem a-do-rei essa escultura... ela ao vivo é lindérrérrima!
obrigadissima por me mandar resposta!!!
fui e estava muuuito bom!!! adorei!
eu mandei dois emails pra voce, mas vi depois da volta que eles estao no meu rascunho... nao entendi se foram ou nao! te escrevo de novo!
abracao!