19 fevereiro 2009

O que rola a -5 graus?

(Entre as coisas que mais amo no inverno daqui é poder sair de casaco na neve e trazer tulipas coloridas para casa)


A Érica disse no post "se um dia eu voltar muito estranho", que fica curiosa por saber como tem sido minha readaptação por aqui, já que ela teme um dia sofrer com o mesmo se resolver deixar o Brasil por um tempo também.

Conversando com as amigas daqui parece que meu sentimento é bem parecido com o delas. A gente estranha quando chega aí e estranha quando volta para cá. Entretanto, se enquanto estava de férias no Brasil, a Suécia parecia um sonho distante, algo que nunca havia, de fato, ocorrido, agora, a sensação é de que vivi minha vida toda aqui. Sabe igual namorado bom que a gente acha que só teve com ele a vida toda?

Acho que essa facilidade do ser humano, ou de muitos deles, se adaptar é incrível. É magnífica!
A gente sofre a separação da família e dos amigos. Sofre, claro, a diferença gigante de temperatura. Se minha mãezinha e sogra andam reclamando do frio de 25 graus no Brasil, imagina a gente com o Ângelo sair de 35, como estava, e vir para - 5. O corpo reclama e desaprendeu um pouco. 

Por outro lado, quando você está num lugar por opção e porque tem ali coisas que gosta de fazer e um jeito de ilha do Lost que gosta de ser, a vida "normal" parece mesmo ser aqui. A badalação, agitação, gente o tempo todo e calor foram as férias. Agora, é Madalena para ir na escola, para ir ao mercado, para ir à academia. Adoro voltar e me sentir ativa, não estar presa no trânsito ou em carro para passear em uma das poucas opções de lazer que é o shopping.



(Somnia a todo vapor! Pintar, ler, ouvir música, amar, cozinhar, faxinar e tudo quanto é verbo é bem praticável dentro de casa no inverno)

Por aqui tem rolado trabalho e prazer. Concluí a tela que minha amiga Nikol havia me pedido há um tempo. O fato de pintar, ter meus livros e cds aqui ajuda a fazer dessa casa um lar. 


(Vendo como fica a tela na parede..., "As horas"  e "Despeche Mode", tela de Somnia Carvalho, 2009)

Além disso, estar acompanhada de gente que você ama é essencial. Sozinha de tudo não sei se eu encararia. Talvez por um tempo curto, mas não sei se com o mesmo prazer e certeza. 


("Papai, Mina!" Ângelo e Renato tomando o carro para ir para o trabalho e escolinha, onde Ângelo brincará com a criançada e com a Mina na neve)


Por aqui, nada das facilidades de sair para o parquinho, padaria, supermercado. Faz-se tudo, mas a gente gasta muito tempo para se arrumar, para entrar e sair de qualquer lugar. Leva tempo a convencer o bebessinho a pôr tanta roupa para brincar com a "Mina"!



Mas se não rola por roupa demais, rola dançar e cantar muito! E com karaokê do ABBA então até Angelinho dá uma de super star!


(Kian, filho da Paulina, Ângelo e Iven, filho da Nikol, em café com as mammas em casa. O Nik e sua mãe Jéssica também estavam, fevereiro 2009)

O jeito mais gostoso de encontrar amigos é trazendo-os para casa ou indo à casa deles. É o que temos feito nas horas vagas, desde que chegamos. Estamos coladinhos nos amigos e eles na gente. Isso aquece o corpo e a alma.

...

Agora tá - 4 no termômetro e uma chuva de gelo geladinha de tudo. Estou saindo para ir para Copenhaguem e trabalhar visitando e escrevendo artigo no Statens Museum. Não teremos aula, mas nada de ficar preso em casa. Onde faz inverno seis meses do ano, não tem choro, velas ou chorumelas. O dia segue seu rumo...

Bom dia e respondo os ótimos comentários hoje a noite!



21 comentários:

Marcia Lima Gomes disse...

Que lindo o seu quadro! Parabéns! Admiro muito a sua maneira de encarar sua vida no exterior. Essas diferenças nem sempre são fáceis de serem assimiladas. Moro em Boston (EUA). Muitas vezes, me tranco em casa por dias por causa do frio. Outras vezes, encaro tudo. É preciso mesmo encarar as coisas de maneira positiva, né? Beijocas.

Érica disse...

Obrigada por responder o meu comentário. O Ângelo cantando ABBA está a coisa mais fofa!

Beth/Lilás disse...

Mais um post gostoso da irreqieta borboletinha!
Menina, mas o quadro tá um showzaço!
Adoro cores, principalmente com decoração branca e tento convencer o marido a deixar eu colocar um bem cheio delas na sala aqui do ap, mas ele anda meio reticente. Diz que deixou eu encher a casa de Petrópolis com tudo que queria, mas aqui no Rio ele quer mandar. hahaha
Se me der na telha apareço com um assim!

E o Angelinho cada dia maior e bonito.
Bom vc botar as fotos, pois podemos acopanhar o desenvolvimento dele.

Eu acho que temperaturas frias, ou melhor, países com invernos rigorosos, fazem as famílias ficarem mais unidas, mais dentro do ninho, fazendo coisinhas em conjunto. Principalmente se a casa for como a tua, confortável e aconchegante!

Bom feriado e muitos beijinhos cariocas!

olhodopombo disse...

eh gostoso ler suas peripecias ai,
ver a neve,
crianças bonitas, quadros coloridos, muito bom
parabens, em breve estou voltando ao banco escolar:museologia na UFRBA, gosto do assunto.

Anônimo disse...

Oi, lindo quadro você pintou, parabéns.
Você pode me recomendar aonde comprar material para pintura?Acabei de me mudar para esta terra linda e não conheco muita coisa por aqui... .Estou embarcando na aventura de pintar e por emquanto é tudo em papel.
Dália (Lund)

Dri disse...

Oi...

Mais um quadro maravilhoso para sua coleção. Achei lindo demais!

Bjs,

Dri

Lúcia Soares disse...

Lindo o quadro. Azul é qualquer coisa de belo, não? A arte da pintura é uma das mais belas. Ou arte é arte, seja em qualquer manifestação? Difícil saber.

Dani disse...

Somnia,
tb, adoro comprar tulipas! Elas dão a impressão que um dia a primavera há de chegar.
beijos carnavalescos

Nadja Saori disse...

Nossa!!! Amei as fotos!!!
Eu estou com minha ida a Holanda já programada... e nem imagino como será a fase de adaptação, quando fui para a Austria e finalmente me adaptei era hora de voltar!!!!

mas terei mais tempo para a Holanda, e espero mais disposição também :):):)

beijos!!!
posso colocar o link do seu blog no meu???

Nadja Saori disse...

Olááá!!! Adorei seu blog!!! E as fotos ficaram muuuito legais, a melhor para mim foi a do estacionamento... na neve !!! que lindo!!!!

Beijoooos

Somnia Carvalho disse...

Márcia, eu sei como é: em dias de frio e chuva, piro, escuro, a gente nao tem vontade nenhuma de sair... a unica coisa que anima sempre e que toda vez que eu sai e enfrentei esse desejo de fechar-se foi otimo!

agora com nenem! voce sabe ne? a gente ainda sofre que e uma coisa! haha... fico olhando as suecas que parece que tudo e facil e da até réiva!

Somnia Carvalho disse...

Érica, ele adora "Dancing queen"

Somnia Carvalho disse...

Betíssima, manda ver um quadro colorido na sua sala!

faz primeiro e depois o seu maridex vai querer te lo ai!

o meu tambem primeiro pra qualquer mudanca na casa ele diz sempre que nao, mas dai vou fazendo e quando mostro ele adora...

voce pinta super bem! manda ver um e me mostra!

Somnia Carvalho disse...

Museologia Fáfátima!?
uau!!!! adorável! demais!

que inveja! mas inveja boa!

eu to aqui indo aos museus, tentando ver se sobra uma brecha de eu trabalhar neles... meu sonho atualmente e ser uma super curadora um dia!

me conta mais sobre seu curso por email quando começar ou por aqui mesmo!

Somnia Carvalho disse...

Dália,

desculpa a demora! entao!

ai em Lund eu não sei exatamente... na folkuniversitet na rua detrás da praca central, tem um atelie para cursos de pintura. Eles devem ter alguma dica. Mas aqui em Malmo, ou nos shoppings ao redor, como o NovaLund voce acha a Panduro. E uma loja especializada em tudo que e artesanato e arte. Eles tem tintas e telas. Fora ela, tem uma famosa, dinamarqusa aqui em Malmo e Copenhaguem, a Sostene Grene. Fica em frente na praça, em frente ao Trianglen.

Veja se nao tem em Lund também.

Vou por isso num post pra voce e quem mais quiser.

Beijos e continue em contato!

Somnia Carvalho disse...

Dália,

desculpa a demora! entao!

ai em Lund eu não sei exatamente... na folkuniversitet na rua detrás da praca central, tem um atelie para cursos de pintura. Eles devem ter alguma dica. Mas aqui em Malmo, ou nos shoppings ao redor, como o NovaLund voce acha a Panduro. E uma loja especializada em tudo que e artesanato e arte. Eles tem tintas e telas. Fora ela, tem uma famosa, dinamarqusa aqui em Malmo e Copenhaguem, a Sostene Grene. Fica em frente na praça, em frente ao Trianglen.

Veja se nao tem em Lund também.

Vou por isso num post pra voce e quem mais quiser.

Beijos e continue em contato!

Somnia Carvalho disse...

Dri, jura que ce gostou?

Oba!!!

Somnia Carvalho disse...

Lucinha,

azul e demais ne?

eu quero ainda explicar como fiz o quadro, mas ponho em outro post...

o azul saiu da musica que eu tava ouvindo... adoro! voce tombem pelo jeito!

Somnia Carvalho disse...

Daníssima!???

lembro das tulipas que compramos na sua casa, quando fui lembra? e do super jantar e companhia que as acompanharam!!!

que saudade de voce amiga!!!!

Somnia Carvalho disse...

Oi Nadja!

nooooossa! menina! voce ta indo para a lindissima, encantadora Holanda!!!

Te desejo tudo de otimo la! voce vai amar! tenho certeza! e se ja se saiu bem na austria, la vai ser fichinha! alem disso, ingles conta muito, creio! ao menos nas cidades maiores!

adorei sua visita! e espero continuar vendo suas aventuras! se com 22 anos eu ja pensasse assim! upa lele!!! voce ta com tudo e nao ta prosa menina!

ah! e please! poe meu link no seu sim! vou tascar lhe o seu aqui

Andréa disse...

Ai, que inveja de tulipas de verdade!!!! Aqui em casa consegui só as de mentira.... logo logo ponho uma foto no meu blog.
Bjks
Andréa