21 julho 2011

Na Suécia também não tem... que dar sinal para o circular parar

(Ônibus do sistema Skåne Trafiken que opera na região onde fica Malmö, Suécia)

Aproveitando o ensejo do tema anterior...

Pois é.
Nada de esticar o braço, apontar o dedinho para pedir ao motorista do ônibus que pare no ponto para você. No país da gente discreta e organizada você deve proceder assim ao ver que o ônibus se aproxima:

Dê um passo para a frente. Mantenha-se próximo da placa sinalizadora do ponto. Olhe para o motorista, pois isso já dará idéia de que você tem a intenção de embarcar.

Ainda assim, atenção! Se você ficar no ponto, mas estiver claramente fazendo outra coisa, sem essa postura de "esperando pela parada" e ninguém mais for tomar aquele ônibus pode ser entendido que aquela não é sua condução. Neste caso sim, o motorista irá adiante e não adianta gritar, se descabelar, tentar se jogar na frente do veículo porque eles não páram meeesmo!

Simples assim. E não se preocupe porque se você fizer tudo como manda o figuro sueco da discrição e boa educação eles não vão passar direto e você precisar rodar a baiana. Eles vão sim parar e dar um sorrisinho, mesmo que o condutor não seja sueco ou sueca de nascença.

3 comentários:

Beth/Lilás disse...

Ah, que beleza!
Mas aqui é igualzinho uai!
bjks cariocas

Glorinha L de Lion disse...

Deve ser terrível um país assim! hehehe beijos,

Xu disse...

Sem contar q vc precisa prestar atencão se o seu onibus para no tal ponto! Eu já paguei mico de esperar o onibus e ele nem tchum, passou batido... pois o ponto q aquele bendito pára, fica alguns metros antes do ponto q eu estava.
Afe, é muita regra, né? rsrsrsrsrs