Toda vez que eu volto aos posts desta sessão "Na Suécia também não tem" eu pareço receber uma avalanche de idéias, das mais interessantes às mais idiotas e besteironas.
Estando no Brasil eu tenho vontade de escrever um post da série a cada meia hora de tantas diferenças e nuances marcantes entre o meu país e o país da minha amiga Victória. E vou tentar dar um fim em um que me atormenta cada santa vez que consigo ir ao banheiro aqui no Brasil.
"Não jogue papel no vaso sanitário" é um recado recorrente em banheiros públicos, mas eles simplesmente não servem para quem viveu tanto tempo jogando o papel exatamente dentro do vaso porque lá esta era a única opção aceitável e correta.
Na Suécia a gente não jogava papel higiênico no cestinho ao lado do vaso. Cesto servia apeans para outro tipo de lixo que não fosse papel. Simples assim e algumas das razões são:
- o papel higiênico, como qualquer outro papel, é biodegradável. Todo sueco e sueca sabe então que o papel será praticamente dissolvido todo na água ou separado numa estação de tratamento.
- não existe residência na Suécia que não esteja vinculada a uma estação de tratamento de esgoto, por isso jogar o papel no lixo é muito mais ecológico que jogá-lo em sacolinhas plásticas. E sacolinhas plásticas sim são as vilãs da história.
- o país trata seu esgoto, transforma-o em lama. 60% do esgoto sueco volta a ser reaproveitado na agricultura. Então mesmo que o papel não seja de todo dissolvido ele será com certeza reaproveitado no tratamento.
- na Suécia não existe mais vasos ou bacias sanitárias antigas. Como país de primeiro mundo e um dos mais responsáveis no trato da água a troca dos antigos aparelhos por novos é regra e obrigação. Descarga que disperdiça litros e litros de água e ainda não é capaz de dissolver o papel não tem vez.
Pensei nisso também esses dias em que paguei uma conta alta num bistrô lindo, mas cujo banheiro empregava aquelas caixas antiguíssimas, que ficam no alto totalmente anti-ecológicas.
Com a prática diária em mais de quatro anos é de se esperar que eu tenha adquirido o hábito tranquilo de usou, tchum! papel no vaso! Faço isso sempre! mesmo quando não devo porque é muito automático!
O chato é ter sempre que ver aquelas plaquetinhas atrás de mim me acusando de anti ecológica e sem noção, quando na verdade minha atitude é que seria a correta se bares, restaurantes etc se prestassem a trocar suas descargas por outras mais modernas. E mais chato ainda é receber puchão de orelha do Ângelo. Ele anda me vigiando e assim que jogo o papel no vaso ele me chama atenção dizendo como ando fazendo "tudo errado", pois ele aprendeu na escolinha daqui a fazer o certinho agora...
ojoj... haja paciência e memória para adquirir e perder hábitos!
E você? qual sua prática com o papel e o vaso?
Comentários
Eu acho péssimo isso de cestinho cheio de papel higiênico podre.
O pior no Brasil é que pessoas que moram em bairros onde não tem saneamento vão à casa de quem tem e não encontra o cesto e puf, papel no chäo, kkk
Minha mäe não coloca cesto no banheiro, o que eu acho errado, afinal muitas vezes se usam algodão, absorventes...
Em muitas partes do Brasil também não tem problema de jogar papel no vaso.
Beijo
Quando viajei para o Canada em 2006 (divisor de aguas em tantos sentidos: minha primeira viagem de aviao, meu primeiro visto e carimbo no passaporte, minha primeira ida ao exterior e outras cousas marcantes), eu me deparei pela primeira vez com a cultura do "papel higienico no vaso". Desde entao adotei e aboli, ainda qdo morava no Brasil, o infame e nojento cestinho de lixo com "papel de bunda" como diz minha mae!
Aqui na Alemanha o habito eh o do papel no vaso tb, mas o banheiros geralmente tem um cestinho pequeno, para absorventes, cotonetes e afins...
Aqui em casa nem esse cestinho tem, pq faz mais de 1 ano que uso coletor menstrual, ou seja, praticamente nao produzo "lixo do banheiro" :D
E a Lu estah certissima: nao tem nada a ver o mito de jogar papel no vaso X dimensao da tubulacao de esgoto. Quando fiz o curso tecnico em Edificacoes aprendemos, dentre outros, a projetar instalacoes hidraulico-sanitarias e posso garantir: se os tubos sao grandes o bastante pra deixar fluir os cocôs da vida, como eh q um papelzinho higienico carimbado vai dar problema?
O que pode dar entupimento eh jogar cabelo nas tubulacoes, pq eles se enroscam e prendem tudo mesmo, feito rede de pesca :D
acho que eh isso!
beijukkka e cheiru nas criancas fofas :D
Nas 2 vezes que estivesse na Suécia tive que ser bem cuidadosa quanto a isso,morreria de vergonha caso esquecesse e colocasse o papel no cesto, e o meu namorado sempre perguntava rindo: "Onde você jogou o papel?".
Mas em algumas casas não tinha o cestinho no banheiro,então me perguntei o que as mulheres arrumam quando estão naqueles dias...
Abraços
Para mim, papel é no vaso sanitário, há anos!
snif
informacao e a base de qualquer atitude melhor! e acho que no fundo, fora a gente ter tantas privadas antigas horrorosas seja por falta de interesse ou falta de dinheiro para troca-las, nos somos pouco informados sobre como descartar o papel..
o lixo todo na verdade! voce deve ter percebido isso no canada e na alemanha tambem! por exemplo, ate hoje o brasil nao tem sistema de tratamento de esgoto! nossa merda toda e jogada nos rios e mares ate hoje! nao e innnncrivelmente horrivel isso?
legal esse curso,a doraria ter mais conhecimento nessas coisas tambem!
mas tambem acho que precisa ter cesto para outros lixos! e necessario e ecologico tambem!
ou com casa super bem equipada etc...
na casa de meus parentes, amigos o normal e mesmo jogar no cesto... antiquado ne?
Mas, agora, com tantos bueiros explodindo no Hell de Janeiro, a gente fica até com aquele medão né!
haha
Concordo plenamente contigo, muito mais higiênico inclusive, jogar no vaso do que acumular em cestinhos, cruuuuzes!
beijos cariocas
Mas que se "deseducar" é difícil, ah, isso é!
bj e parabéns pro Ângelo!
então, na casa dos pais do Gus, em São José, a regra sempre foi jogar papel no vaso... igual a Lucinha.
aqui em Tokyo a regra é a mesma, mas não sei dizer quanto resto do Japão.
agora, vc conversou com nossa amiga Ju pra falar sobre o tratamento de água e esgoto da Suécia?!?! tá por dentro hein muié!(rsrsrsrs)
bjs