(Sala dos meus sonhos, idéia da revista sueca Hus & Hem)
Então adivinhem qual o assunto que anda rondando minha cabecinha de vento, 25 horas por dia? Sim! Decoração! Fico pensando como vou decorar aqui, ali, em como vou ajeitar tudo por lá. E como vou arrumar dindinha para fazer tudo também, of course!, mas isso são 3 minutos, o resto é...
Entre as idéias, os sites e blogs (decor8) que visito a respeito percebo o quanto meu universo agora sofre influência da decoração de interior sueca e também dinamarquesa. E uma das coisas as quais eu adorava na Suécia era ter acesso a móveis descolados e bonitos por preços muito bons.
A maravilhosa e baratíssima Ikea cujo dono espalhou filiais por quase o mundo todo, mas não no Brasil ainda, é um excelente exemplo. Em São Paulo percebo que minha antiga opção, a Tok Stok, ficou sem graça! É cara e não há muita variação. Na Etna há alguma variedade, mas ainda assim nem a qualidade, nem a beleza valem o que pesam.
É curioso perceber também que, fora exemplos em boas revistas de decoração, ou daqueles que entenden do assunto, nós ainda temos uma idéia muito senso comum sobre o que seja decoração clean ou moderna, como se a ausência de cor representasse isso.
(Quarto contemporâneo sem ser chato e branco, na Sköna Hem)
Passeando por um shopping de decoração com preço mais acessível em são Paulo, o que era sucesso na Suécia, quando cheguei lá há 4 anos, chegou e agora é exaustivamente repetido em cada vitrine, como os grandes lustres de cristal ou vidro - como aquele meu que peguei do lixo do meu ex-vizinho em Malmö e continuo amando - e os sofas com estampas florais, como os daquela minha chaise longue, da Ilva.
Muitas decorações que se pretendem modernas são sisudas, falta uma casualidade a qual a decoração de interiores escandinava sabe fazer bem.
(Quarto infantil, simplicidade e bom gosto podem caminhar juntos, Sköna Hem)
Uma poltrona confortável, com uma manta colorida em cima, ao lado de uma estante de livros, velas coloridas aqui e ali, luminárias discretas ou coloridas em mesinhas, substituindo a iluminação do teto são coisas das quais não consigo mais abrir mão na decoração da casa... Impossível não desejar essa atmosfera!
Decorar é representar sua personalidade na decoração da casa e quando vejo as revistas de decor aqui no Brasil sinto como os ambientes são sempre perfeitinhos demais. Tão perfeitos que não parece viver gente real ali. Tome como exemplo os jardins. Estão sempre com a cara de receber visita semanal de jardineiro, com todas aquelas podas quadradinhas em formatinhos, como aquela vilinha do fantasioso filme "Edward, mãos de tesoura".
(O "faça você mesmo" e a informalidade são marcas da decoração sueca, Sköna Hem)
Bom, se você tem curiosidade ou deseja tentar decorar sua casa com uma pitada de design escandinavo aproveite para dar um passeio por essas duas revistas aqui: Hus & Hem e Sköna Hem, esta com dicas para decorar vindas da região onde morávamos e a qual Malmö pertence.
E se você tem aí na sua casa um cantinho do qual se orgulhe muito e sente que reflete a personalidade de quem vive no local, mande um foto para borboletapequeninanasuecia@gmail.com, com nome e descrição do ambiente, que vou adorar publicar aqui num post especial sobre o assunto, mas mande até 31 janeiro. E como sempre diz o Ângelo no final das frases: Combinado?
Comentários
Sônia, minha casa não tem decoração nenhuma! rsrrs
Cadê minha personalidade, então?
Vou fazer um post, agora, sobre isso!
Bj
Então somos duas pensando 25 horas em decoração. No meu caso, em reforma TOTAL de uma casa recém comprada e claro, a decoração, já que esta será minha primeira casa de verdade (minha).
Gostei do post. Vou dar uma olhadinha nos links. E olha só, meu último post fala exatamente sobre este tema.
Um abraço
Pois eu gostaria de ter uma casa assim também, principalmente cheia de cores, algo tipo Frida Kahlo, misturada de artesanatos locais ou importados. adoro ambientes alegres com misturas florais e tapetes, luz indireta, muito abajour pelos cantos e flores, claro, sempre flores nos vasos. Gosto de materiais de demolição com toque moderno e alguns objetos antigos misturados aos atuais.
Também vivo sonhando (ainda) com novas decorações, cada vez mais clean, minimalista, pois acho que apartamento é um lugar que quanto mais coisa você coloca, fica parecendo menor e mais enjaulados ficamos. Já uma casa não! Você pode expandir idéias e espalhar coisas pelos cantos.
Mas, você tem o maior bom gosto e acredito que ficará um show de apartamento e principalmente refletindo sua personalidade alegre como sempre.
beijocas cariocas
valeu!
Faria tudo de novo! Embora pudesse ter pago uma "lipo" no lugar de mudar de casa!
Mas acho que nao estaria tao feliz... rsrsrsrsrs!
La no Blog, UMA ESPOSA EXPATRIADA, tb trago assuntos de organizacao de residencia (tema que adoro!) e algumas fotos... especialmente do... QUARTO DE BRINQUEDOS que e' sempre meu xodo'. Vou te mandar umas fotros, OK?
Meu abraco e muito prazer em conhecer-te!
Concordo com vc. Mas nao e' so' nas revistas que isso acontece, nao! tem o oposto dasquelas pessoas desapegadas demais, que fazem a casa como aquelas de revista e vc nao sente nada qdo entra bnelas: nao tem vida, nao tem alma. parece que ninguem mora la'!
A minha, modestia a parte, esta' (quase) sempre bem arrumada, mas temm vida por todos os lados! rsrsrssr!
Mil bjs!
Acho que a grande diferença da decoração no hemisfério norte é mesmo o papel que a casa tem na vida das pessoas, influenciado pelas temperaturas e pela luz. Em lugares mais escuros e frios, as pessoas vão querer decorações em cores algres, cosntrastantes e diferentes, e terão muitos livros e objetos, coisa e tal. São culturas diferentes. No Brasil, a tendência e para o despojado e para o "clean", devido ao calor e às pessoas viverem mais na rua.
Uma boa dica, no seu caso, seria procurar lojas de moveis antigos, restaurados ou não, principalmente nas regiões da Vila Madalena, da Benedito Calixto etc.
Essa originalidade que procura pode ser criada por você, em contrastes entre o moderno e o antigo, o comum e o inusitado.
boa sorte!
abs,
disse tudo! aqui na frança dividimos, marido e eu, uma casa com outras oito pessoas. pra que todo mundo se agrade, o espaço comum eh simples, e nos quartos, cada um faz o que quer, claro. ainda assim, tenho vontade de ter meu proprio espaço, escolher minha propria mesa, cadeira, abajur... um dia chegamos la. por enquanto, fico vendo sem necessidade os blogs de decoraçao :)
Que tal?
Bjka! E... muito prazer!
http://www.marianaandrade.com