20 janeiro 2011

"E então fez-se a luz!"

(Luminárias da ceramista Flávia Del Prá)

Eu tenho um hobby simplesinho há muito tempo, mesmo quando morava em apartamentos alugados: comprava uma revista de decoração, sentava literalmente de pernas para o ar, e lia a revista todinha.

Lia como um livro e sempre adorava entender como funcionava uma ou outra solução para a casa. Além de me distrair das pesadas leituras de tese e aulas, com aquelas fotos de espaços gostosos e tal, eu aprendi muito sobre decoração e fiquei viciada em bater os olhos numa casa e imaginar mil saídas para reformá-la e decorá-la. Sou pior que uma psicóloga quem não descansa nem numa mesa de bar com as amigas ao analisá-las em silêncio!

Então, desde a volta ao Brasil, uma das minhas alegrias mensais é ir toda serelepe até uma banca de revista (tem que ser numa banca! sou xiita!) e fazer o mesmo novamente. Compro uma revista, quase sempre Casa Claudia, e espero um momento só meu para me jogar num sofá macio e começar a passear...

Na Suécia eu saboreava a decoração escandinava nas revistas de lá e trouxe algumas comigo...

(Luminárias da ceramista Flávia Del Prá)

Uma das coisas percebidas é que, ao contrário da famosa iluminação a qual usamos no Brasil, feito com o forro rebaixado em muitas reformas, na Suécia a gente vivia praticamente só com pequenas luminárias e abajures. Iluminação no alto e fria apenas na cozinha e banheiro. O que era verdade também em quase todos os outros países visitados na Europa.

Trouxemos então na bagagem um tanto de abajures para espalhar pela casa daqui e dar aquela atmosfera aconchegante nas salas e quartos... Essas peças servem há outros objetivos além de iluminar. Elas decoram e dão uma sensação intimista bem maior.

Agora dêem uma olhada nos abajures da ceramista Flavia del Prá, quem conheci através de uma reportagem na Casa Claudia, e diz senão dá vontade de ter um em cada canto da casa? A artista viveu em Londres nos últimos anos e também traz de lá inspiração para criar esses ambientes quentinhos...

Se quiser fazer um tour pelo apartamento dela e se inspirar na decoração, tentar você mesma renovar alguns objetos, clique nesse link aqui:




Boa viagem, ótimas idéias e um delicoso domingo!


4 comentários:

Caso me esqueçam disse...

noooossa, eu poderia ter todos esses abajures na minha casa hahaha sao lindos! coloridissimos, alegres, lindos! amei!

Lu Souza Brito disse...

Oi Somnia,

Eu ficaria com pelo menos uns tres desses. O colorido de flores com borboleta então seria o primeiro.
Vou lá conferir o link.
Mas você falando da iluminação, acho legal ter abajures aqui e ali, mas não só, porque gosto de ambientes MUITO claros. Meia luz só para jantar a dois e noite de amor, ahahahah.

Lu Souza Brito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani disse...

Meu Deus, que luminárias são essas? Adoro estampas florais, ainda mais em estilo retrô, ainda mais com a palavra "cerâmica" envolvida na história!
Sim, abajures estrategicamente posicionados criam todo um ambiente e uma atmosfera, mesmo que seja num cantinho, não?

Bjs,