É interessante como a gente se adapta rápido às coisas e aos lugares. Logo que desembarquei nessas terras, há um ano e meio atrás, a Suécia e a vizinha Dinamarca me pareceram tão mais diferentes, estranhas e desafiadoras do que hoje. Sinto que, com o tempo, fui me familiarizando com quase tudo e acabando por me esquecer de como os primeiros passos foram difíceis mim e para o Renato no começo.
Acontece que sempre tem alguém legal me escrevendo, em posts recentes ou antigos, e me perguntando sobre alguns detalhes da vida aqui. Alguns me pedem dicas e têm questões muito parecidas com as que eu tinha antes de vir ou me decidir a vir para cá.
Outros me perguntam sobre o sistema de saúde, sobre educação escolar, ou tentam partilhar experiências como o parto na Suécia etc. Essa semana, depois de mais um desses comentários, acabei fazendo uma lista mental de quantos inúmeros itens eu poderia escrever, tentando dar algumas dicas -talvez óbvias para quem já vive aqui, mas extremamente difíceis para quem tá chegando, a respeito de coisas práticas do nosso dia a dia.
Criei então, essa nova sessão: "Dicas mil: vida prática na Suécia". Em cada post tentarei dar essas pequenas e simples sugestões sobre assuntos com os quais me descabelei no início de minha vida aqui ou me descabelo até hoje. Eu não pretendo esgotar o assunto (o que me seria impossível), nem mesmo tentar tirar o gostinho de que cada um viva seus próprios desafios, mas apenas dar uma mãozinha, se me for possível.
Com os posts, talvez a gente receba ajuda dos "universitários", ou seja, do pessoal que já vive aqui e talvez tenha informações muito mais relevantes que eu e, quem sabe juntos, nós possamos ajudar os corajosos que por aqui chegam a fazerem menos malabarismos e se equilibrarem melhor na corda sueca do que nós.
...
(ps: estou atrasada com as respostas aos comentários feitos nos últimos dias, mas prometo fazer isso até o fim dessa semana!)
Comentários
:)
Espero que esteja tudo bom com vocês aí tão longe.
beijos cariocas
O meu e-mail e leilakaas@gmail.com
Obrigada!!
Abraco,
Leila Kaas.