12 novembro 2008

Dicas mil: vida prática na Suécia, "uma mão lava a outra"


É interessante como a gente se adapta rápido às coisas e aos lugares. Logo que desembarquei nessas terras, há um ano e meio atrás, a Suécia e a vizinha Dinamarca me pareceram tão mais diferentes, estranhas e desafiadoras do que hoje. Sinto que, com o tempo, fui me familiarizando com quase tudo e acabando por me esquecer de como os primeiros passos foram difíceis mim e para o Renato no começo.

Acontece que sempre tem alguém legal me escrevendo, em posts recentes ou antigos, e me perguntando sobre alguns detalhes da vida aqui. Alguns me pedem dicas e têm questões muito parecidas com as que eu tinha antes de vir ou me decidir a vir para cá.

Outros me perguntam sobre o sistema de saúde, sobre educação escolar, ou tentam partilhar experiências como o parto na Suécia etc. Essa semana, depois de mais um desses comentários, acabei fazendo uma lista mental de quantos inúmeros itens eu poderia escrever, tentando dar algumas dicas -talvez óbvias para quem já vive aqui, mas extremamente difíceis para quem tá chegando, a respeito de coisas práticas do nosso dia a dia. 

Criei então, essa nova sessão: "Dicas mil: vida prática na Suécia". Em cada post tentarei dar essas pequenas e simples sugestões sobre assuntos com os quais me descabelei no início de minha vida aqui ou me descabelo até hoje. Eu não pretendo esgotar o assunto (o que me seria impossível), nem mesmo tentar tirar o gostinho de que cada um viva seus próprios desafios, mas apenas dar uma mãozinha, se me for possível. 

Com os posts, talvez a gente receba ajuda dos "universitários", ou seja, do pessoal que já vive aqui e talvez tenha informações muito mais relevantes que eu e, quem sabe juntos, nós possamos ajudar os corajosos que por aqui chegam a fazerem menos malabarismos e se equilibrarem melhor na corda sueca do que nós.

...

(ps: estou atrasada com as respostas aos comentários feitos nos últimos dias, mas prometo fazer isso até o fim dessa semana!)

4 comentários:

Elland disse...

Looking forward to that.
:)

Beth/Lilás disse...

Boa tarde e boa noite para vocês aí!
Espero que esteja tudo bom com vocês aí tão longe.
beijos cariocas

Somnia Carvalho disse...

Manda ver pergunta que eu tento ajudar... se conseguir!

Leila disse...

Ola, Sonia. Muito obrigada por todas estas dicas. Estou me mudando para a Suecia p/ estudar na Lund University e adoraria ouvir mais da sua experiencia vivendo ai.

O meu e-mail e leilakaas@gmail.com

Obrigada!!

Abraco,

Leila Kaas.