Pular para o conteúdo principal

O que você sabe sobre São João da Manteninha?

(Vista do alto de São João da Manteninha, Minas Gerais, por onde eu "passei" esses dias...)

Desde que comecei este blog eu tenho tido várias alegrias diferentes com ele. Uma delas eu tentei explicar hoje, na resposta aos comentários do post "O primeiro vôo do Anjo". Eu tava falando lá de como é bom poder pôr pra fora algumas das coisas que penso e sinto e ter alguém aí do outro lado para trocar essas experiências, alguém para ouvir, nem que seja lendo.

A outra coisa muito legal tem vindo através desses widgets, esse negocinho aí do lado direito,do qual eu já falei esses dias num outro post. Esse que marca a cidade e o país visitante do dia ou coisas assim. É muito divertido ver as centenas de lugares diferentes, os quais eu nunca antes ouvi falar, passando ali na telinha...

Na sexta-feira teve um visitante de São João da Manteninha. E me deu uma coisa danada de gostosa saber disso. Eu nunca tinha ouvido falar em São João da Manteninha, por isso fui no wikipedia e tentei achar algo. Trata-se de uma cidadezinha de Minas Gerais. Agora me falem se São João da Manteninha não tem tudo a ver com Minasss?!

Além do mais me faz lembrar minha família que é tudo mineira! Meu querido e já ido pai, nasceu em Lavras. Minha mãe em Capelinha. E ela sempre disse, assim com um "sutaque mineirin": "Capéliinha". Lindo demais!

E São João da Manteninha é um nome assim doce que nem não sei o que sô! Fiquei imaginando quem seria essa pessoa moradora desse pequeníníssimo povoado que acessa esse blog. Talvez nem seja assim um leitor, apenas alguém que caiu aqui por acaso, mas é muito legal. Eu já tô melhor em geografia, depois desse negócio todo. 


(Encontro bem real com Lígia, a portuguesa sorridente e simpática, para quem meu blog é "muito giro", julho de 2008)

E, por falar em encontros virtuais que o blog tem me proporcionado, esses dias tive um não tão virtual assim. A Lígia, uma portuguesa, de Setúbal (se minha memória não me falha agora), muito gente boa, entrou em contato comigo, por sugestão do Pedro. Ela começou a ler o blog e como se mudou a pouco para Malmö, trocamos idéia por email e, no fim das contas, tive o prazer de conhecê-la e tê-la aqui em casa. Parecia que a gente se conhecia há um tempão e o seu português me soou tão familiar e gostoso.

São coisas especiais que um espaço como esse na internet pode proporcionar. Espero que mais gente de cidadezinhas tão fofas quanto São João da Manteninha e mais gente curiosa, de lugares curiosos, continue cruzando meu caminho. Ou eu o deles... Adorei ter estado em São João da Manteninha! Que venha a proxima viagem agora!

 

Comentários

Beth/Lilás disse…
Oi, Sonia!
Então, estou vindo da cidade de Niterói que fica do outro lado da Baía de Guanabara no RJ.
Com certeza você já deve conhecer de nome.
Pois bem, deveria comentar lá no post O primeiro vôo do Anjo, mas queria que você visse por aqui e soubesse que sou de Niterói.
Menina, você me fez chorar sobre o teclado, pois tudo isso que você disse lá eu também passei, só que por duas vezes - na infância e na juventude de meu querido filho Daniel. Filho único que também criei como você, com carinho, dedicação e parei até de trabalhar fora somente para cuidar dele, estar ao seu lado em todas as horas, pois não confiava em babás.
Quando ele se foi pela primeira vez, no Jardim de Infância, sofri, mas vi que também logo logo se adaptou com as crianças e a escolinha.
Depois na juventude, quando deixei-o fazer intercâmbio em outro país por 1 ano (USA); e na volta, quando pensei que não o veria mais alçar vôo tão cedo, apaixona-se por uma guria e bate asas para estudar faculdade no Sul, tão longe de mim e do pai. Deixamos porquê não sabíamos como dizer não à sua paixão e ademais ele foi para uma cidadezinha bastante tranquila e já que o Rio é tão violento, concordamos. Vou lá pelo menos 2 vezes ao ano e ele vem nas férias de meio de ano e no final do ano, mas dói muito a distância e para aliviar um pouco, nos falamos pelo MSN, telefone, celular e não deixamos mais de 2 dias sem nos falarmos.
Infelizmente é assim a vida, quando
por amor deixamos e tomamos certas decisões.
E é como você mesma disse o "cordão será cortado, o amor, porém, nunca diminuirá".

Lindo post. Parabéns!
abraço carioca
Somnia Carvalho disse…
Querida Lilás, fiz assim: coloquei seu comentario nos dois posts! um comentario lindao assim precisa estar lá no post do Anjo também! rs

aqui vou responder a parte sobre voce ser de Niteroi...

Então, eu fui ao Rio umas duas vezes so e ainda fiquei lá na Urca... sabe? e eu falava Urca, com o r puchado que nem gringo ou que nem caipira do interior de sao paulo e nenhum carioca entendia...

eles diziam: Ahhh! voce quer ir pra Urrrrrrrca! com aquele r da garganta do carioca!

Acho o Rio lindo e tinha uma outra leitora muito carinhosa, a Silvia, que sempre mandava recados... uma doutora!!! sim!

Então é otimo demais ter gente como voce, a Silvia, umas cariocas da gema! e uma pessoa de São João da Manteninha! e demais!!!
Anônimo disse…
Somnia, que saudades!!!
Fiquei afastada de blogs e do mundo virtual desde que mudei pro "meio do mato". Acredita que só agora, 6 meses depois, é que consegui banda larga em casa?? Aqui é maravilhoso, mas tem essas coisas....
Agora volto sempre por aqui, tá?
E nem acreditei na foto do Angelito.... que coisa mais encantadora!!!! E como tá enorme, hein?
Bjs
Andréa
Anônimo disse…
Muié,
Por que será que não aprece LUND, quando acesso o "borboleta" daqui do trabalho?!?!?!

Bjos
Xu-Muié
Somnia Carvalho disse…
Querida Andréa, que ótimo que você tá de volta!

Você ficou sem internet, mas ganhou um canto cheio de sossego ne? Sim! Angelo ta grande que e uma coisa!!!
Somnia Carvalho disse…
Querida muié, agora você me colocou uma questão extremamente complexa!

A verdade é que eu consigo, com todos meus poderes e contatos super fortes por aqui, que não apareça Lund, porque como você ta olhando no trabalho, poderia pegar mal aí pra voce, entende?

haha... agora falando serio...

putz! por que sera que aparece São João da Manteninha e nao aparece Lund?

por que os widgets mentem? ou eles apenas omitem?

só sei que no Brasil, por exemplo, ele não reconhece dezenas de cidades, porque não tem registro do computador, sei lá o que direito... o Re que explicou, daí ele só anuncia Brasil!

Talvez ele diga Suécia quando você entra... vamos verificar?

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que