28 agosto 2008

"Mudaram as estações" , tudo mudou...

(A esquina de casa, no meio da tarde, de algum dia do verão, 2008...)

Hoje eu sei que não dá para entender o porquê dos suecos, e outros povos, mudarem radicalmente seu comportamento de acordo com as estações do ano. A verdade é que só dá para entender se você sente a mudança, literalmente, na pele.

Mesmo sabendo disso, pensei que algumas fotos podem tentar dar uma idéia de como a vida acaba sendo outra, quando uma estação chega e a outra vai embora.

Aqui, três fotos do caminho de árvores que passa pela minha rua. Nele a gente passeia de bicicleta, leva o Ângelo no parquinho, encontra as pessoas, toma caminho para cruzar a cidade... Mas ele é um em cada estação e faz com que a gente que vive por aqui, também mude conforme o tom das árvores e a cor do dia...

Estamos quase em setembro e a paisagem que está como essa aí de cima, vai perder cor e volume. Hoje foi um dia lindo, depois de alguns com muita chuva, mas o verão mesmo já se foi e os dias estão começando a esfriar e a ficar cada vez mais curtos. As noites, em breve, serão longas.


(A mesma esquina de casa, as cinco horas de uma tarde de outono... março, 2008)

Os 35 graus que a gente tomava na praia aqui da cidade já estão sendo substituídos por 18 no termômetro. Logo serão zero, depois -1, -5, -10...

É o inverno escandinavo à nossa porta... É hora de começar a imbernar, comprar coisa legal pra casa e ficar quietinho e só acordar no próximo verão... no ano que vem...


(E, de novo, a esquina de casa, as três da tarde, no azul escuro que ela vai ficar a partir de novembro, foto de fevereiro de 2008)

4 comentários:

Lúcia Soares disse...

Olá, Sônia! Enviei um comentário em seu post de 26/08 mas não entrou. Bom, espero que este vá! Impressionante a mudança na paisagem. Eu não conseguirira viver em um lugar de inverno rigoroso. Detesto frio. Tudo fazemos, por uma boa causa, mas isso tenho quase certeza que não conseguiria... A beleza da diversidade dos climas fica impressionante numa foto.Bom outono e um inverno menos rígido, pelo menos...

Somnia Carvalho disse...

Hey Lucia!

O comentário do outro dia chegou junto com esse! Obrigada!

A Lilás tem sido ótima referência e feito bastante propaganda do blog! E você tem um também? Tentei achar, mas nao consegui...

Então, hoje o dia foi lindo, quase tirei o post depois, mas eu já havia escrito ontem. Sabe que eu sempre fui a pessoa mais friorenta do mundo? usava meia calca com 25 graus.. sempre reclamei e sempre achei que nunca me acostumaria...

a verdade é que tem um lado muito gostoso do frio que a gente pode aproveitar... mas o mais dificil mesmo aqui nao é o frio Lúcia... é a escuridao do inverno... entao o inverno e rigoroso nesse sentido!

venha e prove! que tal!

Lilás disse...

Oi, garotinhaaa.
Primeiramente desculpe-me os erros, pois estou num laptop e odeio.
Quanto ao lindo post, acho simplesmente adoravel poder perceber e vivenciar tudo isto. As estacoes neste hemisferio sao tao visiveis e cada uma tem sua beleza.
Bem, mas sou suspeita, pois adoro o frio e tudo que ele contem. Diferente da Lucia, posso viver tranquilamente em lugares frios e adoraria poder estar ai e sentir o inverno rigoroso de voces.
O que a maioria dos brasileiros nao sabem e que estes paises estao preparados para aguentar estas temperaturas com aquecimento nas casas e quase todos os lugares por onde se vai. Dificil sentir frio entao. Ja no nosso pais, por nao termos este tipo de conforto, sentimos as vezes muito mais que voces.
A unica coisa muito chata deve ser os dias tao escuros, sem quase nada de sol. Adoro frio com sol.
Alias, nosso invernito este ano foi assim - dias friozinhos e um lindo sol com muita seca.
As fotos tambem estao um show.
beijo carioca quente

Somnia Carvalho disse...

Lilás,

não achei erros, só falta de acento! rs... mas que é insuportavel achar no computador no qual a gente nao ta acostumado a trabalhar.

é isso mesmo. Tudo ta preparado pro frio... casa, roupa, sapatinho, tudo... mas a gente não consegue contornar a escuridão... isso não ha remedio!

alias há! tem que tomar vitamina D!

O melhor tempo do inverno e quando neva... porque ai nao tem chuva ou vento... e tem o sol...

vou tirar mais fotos esse ano e por no blog.. e voce vai ver que terrivel!!! beijao