Pular para o conteúdo principal

Para você que esteve aqui comigo eu desejo...

(Ângelo "fazendo cavalinho" no pai, Rivera de São Lourenço, Brasil, janeiro de 2010)

Na primeira semana de janeiro eu estava lá com minha máquina fotográfica clicando os meus dois, de férias, com meu par de havaianas e as regatas, num calorzão danado, curtindo mais uns dias de sol e praia antes de voltar ao batente.

E, então, o circular verde com os letreiros que você vê acima invade minha foto. Foi naquele instante de segundo que eu pensei em cada um que visita este blog. Pensei até mesmo naqueles que eu não conheço. Juro! Imaginei que era a foto perfeita para eu desejar um super e feliz 2010 e: click!

Com algumas semanas de atraso, aqui vai a foto e meu desejo bem forte de que esse ano você consiga se livrar daquilo que não lhe deixa feliz ou realizada e realizado.

Que você se sinta capaz de dar um passo em direção de coisas que deixou para trás, mas das quais se arrependeu. Que nada lhe pareça impossível demais e que mesmo nos dias mais tristes dos meses que virão você consiga se agarrar às pequenas e realmente importantes coisas que têm.

Eu desejo, do fundo do meu coração, que você tenha poucas perdas e, se as tiver, que esteja crente de que de perdas a vida é feita e que isso lhe permita seguir em frente.

Eu desejo que você passe mais por aqui e que, se passar, se sinta a vontade para dar sua contribuição, se assim quiser. Que se sinta sempre bem vindo e que se lembre que, apesar de ter a voz, eu não tenho a razão, eu apenas tenho a minha razão e a partilho com você. E que escrevendo eu aprendo, aprendendo eu me conheço melhor e cresço.

Sendo assim, aproveito também para dizer obrigada pela companhia, pelo incentivo, pela leitura, pela troca com comentários, por ter me levado a escrever e partilhar um pouco do que vivo, sinto e penso. Isso, com certeza, foi de grande ajuda no ano que passou e assim espero continue sendo este ano.

Um grande beijo, bom dia e Feliz Ano Novo para você!

Comentários

Unknown disse…
Adorei a foto e seu texto.Muito bom mesmo!!!
Beijos! Da vavá irene
Eveline disse…
Oi Amiga, tudo?
Um maravilhoso 2010, para você e toda sua família. Que realmente seja um ano de muitas realizações.
Tem fotos que são únicas, essa ficou show, parabens.
Beijos
Cintia Thatcher disse…
Feliz ano novo para vc e sua família... Entro sempre, pq eu adooooro!!!
Felipe disse…
Olá Somnia,
Achei o seu blog no site Mundo Pequeno, e como você mora em Malmö talvez possa me responder algumas perguntas.
É que eu li recentemente (e vi uma reportagem pelo youtube) que a Suécia está enfrentando sérios problemas devido a grande imigração muçulmana e Malmö é a cidade sueca com a maior porcentagen desses imigrantes. Nessa matéria eu vi muita confusão com a polícia, escolas onde quase nenhum estudande era "realmente" sueco etc, eles falavam também que a famosa tolerância sueca estava quase se esgotando porque esses imigrantes não conseguiam trabalho e ainda causavam muita desordem. Então, você sente que os suecos (no caso os de Malmö) estão realmente evitando esses imigrantes e se tornando xenofóbicos? e se você, como brasileira, já passou por alguma situação de discriminação. Eu sei que essas perguntas devem ser um pouco clichês, mas é que eu realmente queria saber como anda a situação por aí.
Márcia disse…
Você não está atrasada, não. Não dizem que o ano novo só começa no Brasil depois do Carnaval? Você está adiantada!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
iscadeleopondo disse…
catei parte desse post para postar no meu blog...

Espero que não se importe :)
bete Angelo disse…
Olá Somnia... meu nome é Elizabete, sou carioca e artesã. Simplesmente adoro seu blog, até consegui que meu marido que tem preguiça de ler, partilhasse comigo os momentos que me entrego a ler seu blog.
tenho muita vontade de conhecer o mundo e atraves do seu olhar (fotos) e palavras viajo um pouco pela sua Suecia. Desculpe escrever tanto. Não sei qual a sua religião e nem se você tem uma, mas saiba que você é muito abençoada. Beijos nos seus. Com carinho e admiração.
Somnia Carvalho disse…
Oi Irene fico realmente feliz que vc tenha gostado do texto! obrigada de coraconnn!
Somnia Carvalho disse…
Eveline, danada e sumida!

onde anda voce!??? conta!

beijos pra voce tambem
Somnia Carvalho disse…
Cíntia obrigada pelos votos! e apareça mais! apareça!
Somnia Carvalho disse…
Ola Felipe!

Obrigada pelo seu comentario. Adorei. E ja esta anotado e rascunhado um post para voce, respondendo a essas questões com calma ok?

pra ser muito suscinta: sim, o problema com os muculmanos tem crescido aqui e Malmo e sim uma cidade onde ha muitos deles emigrados.

O preconceito contra eles não e so dos suecos se e isso que vc pergunta. Todos se sentem no direito de achar que sao melhores que eles, inclusive os brasileiros.

De acordo com pesquisa, os suecos consideram apenas alguns grupos como estrangeiros, que seriam poloneses, muculamnos etc... normalmente quem vem em grupo muito grande, nao acham que brasileiros por exemplo o sejam... isso porque pra eles e importante quem tem o minimo de identificacao com a cultura sueca o que nao e o caso da muculamana... volto depois... volte vc tambem ok? e me deixa um retorno
Somnia Carvalho disse…
Marcinha,

to devendo um comentario la no seu espaco... na verdade quase escrevi um post aqui como conversa, mas nao consigo terminar... to enrolada.. .rs

beijos
Somnia Carvalho disse…
Hej Jarid, ta indo pro Brasil?

hummm entao se prepara para sofrer na volta.. .rs...

beijos e otima viagem
Somnia Carvalho disse…
Arthur querido,

claro que nao tem problema!!! eu ate entrei la e ficou bonito! parabens pelo seu blog tambem!!!
Somnia Carvalho disse…
Bete Angelo,

que demais saber que vc e artesa e que vem ate aqui...

ainda ontem eu tava aqui num trabalho manual... nao e demais Bete??? o que a gente sente ao fazer isso...??

olha, obrigada por me dizer que acompanha que gosta e que o maridao tambem o faz junto a voce... e de muito valor pra mim saber isso.

estou meio em falta com o blog, mas espero que aparecas sempre! e vou ate o seu espaco te visitar! loguinho! beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Azulejos em carne viva? O que você vê na obra de Adriana Varejão?

( "Azulejaria verde em carne viva" , Adriana Varejão, 2000) Gente querida, Domingão a noite e tô no pique para começar a semana! Meu grande mural preto, pintado na parede do escritório e onde escrevo com giz as tarefas semanais, já está limpinho, com a maior parte "ticada" e apagada. Estou anotando aqui o que preciso e gostaria de fazer até o fim desta semana e, entre elas, está finalizar a nossa apreciação da obra de Adriana Varejão , iniciada há dias atrás. Como podem ver eu não consegui cumprir o prazo que me dei para divulgação do post final, mas abri mão de me culpar e vou aproveitar para pensar mais na obra com vocês. Aproveito para convidar quem mora em São Paulo a visitar a exposição da artista, em cartaz no   MAM , Museu de Arte Moderna, no Parque Ibirapuera, com entrada gratuita e aberta ao público até 16 de dezembro deste ano. ("Parede com incisões a La Fontana", Adriana Varejão, 2011) Para "apimentar" a dis...

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que ...

Na Suécia também não tem... bebê com brinco na orelha

("Não tem brincos: é menino ou menina?", criança sueca posa para grife Polarn O. Pyret ) Nove em cada dez vezes que alguém no Brasil tenta ser simpático com uma grávida ou alguém com um bebê de colo a pergunta é sobre o gênero da criança. Menino ou menina? Já repararam? Embora essa pareça ser a única pergunta possível para tanta gente, a verdade é que ela diz muito sobre nosso modo de ser e pensar e a importância que damos ao sexo e a escolha sexual de uma pessoa. Tomemos outra situação: quando alguém olha para um bebê menino nas ruas no Brasil você acredita que haja alguma expectativa quanto a algum sinal, uma marca, deixando claro e evidente se tratar de um menino? E quando encontra uma menina? Bom, fato é que nossa menina Marina agora tem 8 meses e eu simplesmente não tenho condições de contar as dezenas de vezes em que fui parada nas ruas em São Paulo por alguém perguntando se tratar de uma menina ou de um menino.  Até aí nenhum problema! Bebês no começo não ...