Pular para o conteúdo principal

"Como eles vivem e trabalham"

LICENÇA-PATERNIDADE
Cechetti com a mulher, Sônia, e o filho, Ângelo: o pai também sai por quatro meses

Na edição da Época Negócios dessa semana, a revista explora o tema de como vivem e trabalham alguns executivos brasileiros e acompanharam um dia inteiro de cada um. Junto à edição há uma sessão que chamaram de "Inspiração, viagens" na qual há parte de uma entrevista que o Renato deu para a revista no fim do ano passado.

De quebra, tem uma foto já conhecida por vocês, tirada em junho do ano passado pela minha amiga Daníssima Morassutti. Nós três naquele lugar lindo do qual sempre falo: o Ales Stenar. Pena eles terem cortados as vaquinhas e a paisagem do lugar... Ainda assim acho que a imagem é inovadora para uma reportagem de alguém que trabalha e vive na Suécia com a família, não é não?

Aqui vai uma parte da entrevista... A edição completa e o restante vocês podem conferir nas bancas ou no site, se forem assinantes da Globo.

...


Cultura Self Service

Planejar e fazer tudo por conta própria são palavras de ordem entre os suecos

Por Época NEGÓCIOS

"Achei que o frio seria o que eu mais estranharia na minha mudança para a Suécia, há quase três anos. Mas foi o de menos, comparado à visão de mundo tão distinta dos suecos em relação aos brasileiros. Foi difícil me acostumar, por exemplo, com o jeito cartesiano com que as pessoas planejam a vida. Se os brasileiros têm dificuldade de pensar a longo prazo, com os suecos acontece o contrário. Eles já sabem no outono o que vão fazer no verão do ano seguinte. Em muitos restaurantes, é preciso reservar mesa com um ano de antecedência, se você pretende ir durante os meses quentes, que são os mais disputados pelos suecos. Trabalhar dentro de uma cultura assim significa ter funcionários pouco preparados para lidar com situações de improviso e cenários econômicos instáveis.
No início foi difícil, também, entender a cultura self-service sueca, em que as pessoas fazem praticamente tudo por conta própria, desde limpar o banheiro até plantar flores no jardim. Logo no primeiro ano no país, precisei me adaptar rapidamente a essa realidade porque me tornei pai. Não só no conceito da palavra, mas no dia a dia. Como não há babás para ajudar, o pai precisa ser muito mais participativo, a começar pelo parto. Num ato simbólico, a tradição por aqui é que os pais cortem o cordão umbilical. O bom disso é que, apesar de ter de trocar fraldas, os homens também têm direito a uma licença-paternidade de quatro meses."

Renato Cechetti Pinto

Comentários

Rita disse…
Menina, que chiquereteza! Muito legal.

E é isso aí, nada como uma olhadinha por outros ângulos para redeminseonarmos certos valores que, às vezes, de tão arraigados, parecem "leis naturais".

É ou não é?

Beijocas,
Rita
p.s. Vou pegar a revista e falar: olha, eu "conheço" essa menina, conheço sim! ;-P
Beth/Lilás disse…
Legal! Vou comprar a revista por aqui para ver na íntegra a estrevista do Renato.

Quanto à profundidade do que ele observa sobre a vida na Suécia, digo-lhe que não é nada mole, perto da vida que a classe média leva aqui no Brasil já que ainda contamos com os resquícios de nosso passado colonial e que acaba sendo muito confortável se temos dinheiro para pagar.
Imagino que as casas aí não têm muros altíssimos como a minha e que para cortar a hera, só mesmo pagando um jardineiro, pois marido não dá conta meRmo!
bjs cariocas
Lúcia Soares disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Lúcia Soares disse…
Oi, Sònia Somnia. Tudo bem por aí?
Já melhorou da virose?
Seu Renato escreve bem, direto e simples. Pra escrever a mesma coisa,eu gastaria 3 páginas.
Esta foto de vocês é linda.
Também fiquei curiosa pra ler a matéria toda.
Boa essa licença-paternidade, heim?
Quem dera aqui no Brasil os pais pudessem curtir os bebês junto com as mães,né?
Bjim
Bjim
Anônimo disse…
Clap clap clap. Renato sintético e objetivo, em poucas palavras mostrando o "clima" por aqui.
E imagino a familia brasileira com orgulho da parte sueca vendo a revista. ;)
Beijos e boa semana!!
Xu disse…
Muié, depois me empresta a revista, q eu tb quero ler a reportagem na íntegra. Muito legal!

A foto tá realmente linda... pena, muita pena mesmo, terem cortado a paisagem linda das vaquinhas :-)

Engracado que por esta parte da reportagem, dá a entender que pai e mãe saem de licenca ao mesmo tempo (vide o comentário da Lucia), o que não acontece na prática. Qdo papis fica em casa cuidando do baby, mamis volta ao trabalho e vice-versa. Mas que é um benefício daqueles, isso lá é.
Uma vez vi uma reportagem q o índice de divórcio na suécia diminuiu muito qdo o governo implementou a licenca paternidade... acho q os homens passaram a entender melhor as mulheres ;-)

bjos
Danissima disse…
Somniaaaaaaaaaaaaaaaaaa, vc nao mencionou qua a foto maravilhosa fui eu que tirei :-X
Somnia Carvalho disse…
gente, obrigada pelo rapoio e pelos elogios!!! e legal ne? pena mesmo e eles nao entenderem que vaquinha na beira do mar na suecia era demais para perder!

danissima marquei sua foto agora! ce viu!!! eu tinha esquecido!!!! haha

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que