Pular para o conteúdo principal

Você é uma pessoa suficientemente boa?


("Os girassóis" de Vincent Van Gogh, pintor suficientemente bom e talentoso, mas que vendeu um único quadro em vida))


Você é uma pessoa suficientemente boa?
suficientemente forte?
suficientemente organizada,
suficientemente amorosa???

Você é uma pessoa suficientemente clara?
suficientemente objetiva?
suficientemente esclarecida,
suficientemente dedicada???

Você é uma pessoa suficientemente competente?
suficientemente informada?
suficientemente "pra frente"?
suficientemente amada???

Se sua resposta for SIM a todas essas questões você deve ser uma pessoa suficientemente santa, portanto,
suficientemente morta para que tenha se transformado na pessoa mais maravilhosa do mundo. Ou então, "ai que medo de você!"... Você deve ser uma pessoa suficientemente megalomaníaca porque acredita ser capaz de reunir todas estas dificílimas e exigentes qualidades em você mesma. A dica seria deixar de admirar o próprio reflexo narcisístico, olhar e aproveitar as qualidades de quem está ao seu redor.

Se sua resposta for NÃO a todas essas questões, não fique magoada nem chore não, mas você tem grandes chances de ser uma pessoa suficientemente paranóica, com mania de perseguição ou cheia de piedade por si mesma. Precisa urgentemente fazer uma auto-avaliação, procurar um bom terapeuta, se olhar no espelho com calma e dizer: "Eu te amo", porque julga ser incapaz de possuir boas e suficientes qualidades para continuar sendo uma pessoa suficiente.

Se sua resposta for SIM a algumas questões e NÃO a outras, parabéns! Você é uma pessoa suficientemente normal.
Pode conseguir ter uma vida suficientemente tranquila.
suficientemente alegre,
suficientemente triste,
suficientemente razoável e por isso
suficientemente saudável.

Se você optou pela alternativa C de Chico Buarque (sábio compositor que percebeu que não podia ser suficientemente feliz e lindo o tempo todo, como a Primavera) você pode pôr bem alto esta canção e tantas outras e dançar ao som da vida, porque entendeu que como a natureza nós temos em nós quatro estações.


Chico Buarque (De que callada manera)
Pablo Milanés/Nicolas Guillén/Chico Buarque

De que calada maneira
Você chega assim sorrindo
Como se fosse a primavera
Eu morrendo
E de que modo sutil
Me derramou na camisa
Todas as flores de abril

Que lhe disse que eu era
Riso sempre e nunca pranto
Como se fosse a primavera
Não sou tanto
No entanto, que espiritual
Você me dar uma rosa
Do seu rosal principal


(Ouça esta música em: http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/artistas.asp?Status=DISCO&Nu_Disco=4728)

Comentários

Ed. disse…
bom dia somnia.
belo texto.

eu ainda não sei o tipo de pessoa que sou. Um dia eu descubro, por enquanto vamos remando contra a maré lutando para não se afogar!!!

beijo no anjo
Somnia Carvalho disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Somnia Carvalho disse…
Edilinho,
nadar contra a corrente só pra gente como a gente... sem medo da maré... vai fundo em Porto Alegre!
Anônimo disse…
Muié,

Simplesmente ótimo o texto. Melhor ainda é saber q somos suficientemente corajosas de encarar a vida na Suécia. E convenhamos... nós estamos nos superando!

Beijos e inté...
Somnia Carvalho disse…
sim muié! a gente se supera sempre, porque conseguimo fazer tudo valer a pena. Conseguimos amizades boas em qualquer lugar do planeta. E bom ter voce por aqui!
Unknown disse…
RECEITA: PESSOA SUFICIENTE

MEDIDAS: pitadas,punhados e mãos.

PITADAS:
amorosa,dedicada,amada.
UNS PUNHADOS
objetiva,esclarecida,pra frente.
UMA MÃO :
informada,organizada,forte.

OBS:Não são medidas padronizadas.

Beijos!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que