Pular para o conteúdo principal

No dia do seu aniversário


(Lago do Jardim de Versailles, verão de 2006)

NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO...
eu sempre tenho uma desculpa perfeita
para parar um pouco
para pensar um pouco
para rever meu filminho particular que gravo há 11 anos em minha cabeça...

No dia do seu aniversário
eu posso te mandar uma carta de amor
e não ter medo de ser "ridícula"
E dizer o quanto você é especial.
Não porque me faz o jantar quase todas as noites ou me traz café na cama quando estou doente.
Não porque me traz lembranças carinhosas de viagem ou sempre me telefona dizendo "cheguei" quando está longe.
Não porque me dá um beijo antes de dormir ou porque me traz flores no dia do aniversário de casamento.

Não...

Você é especial não porque faz eu me sentir especial
mas porque você não conseguiria ser diferente.
Você é especial porque só se revela aos poucos.
Porque não entrega seu sorriso e suas brincadeiras a qualquer um.
Porque sabe ser sério e responsável quando necessário,
mas sabe fazer mil caretas engraçadas,
mudar a voz para falar com seu Angelinho,
esfregar os dedos dos pés para irritar sua irmã,
teimar sobre os ingredientes de um prato que sua mãe sabe fazer,
fazer caretas quando tento tirar fotos de viagem

Você é genuíno.
Tem um humor único.
Uma alegria sábia.

É alguém de quem é muito bom ser amigo, porque é fiel.
De quem é delicioso ser namorada e esposa, porque é companheiro do dia-a-dia.
De quem é bom ser pai e mãe, porque dá tranquilidade.
De quem é bom ser genro, porque faz feliz a filha.
De quem já é bom ser filho, porque não mede sorrisos.

Você é isso, Renato, e muito mais.

E por tudo isso eu te admiro.
E por tudo isso quero te dizer
Que desejo que a vida seja serena com você
assim como você é sereno com a vida e com quem está com você.

Feliz Aniversário.


(Renato em horário que "dobram os sinos", Bruges, Bélgica, 2006)


.........................

ALGUNS OUTROS POEMAS, QUE EU GOSTARIA DE TER FEITO PARA VOCÊ...


(Somia Carvalho, Beijo em Versailles, coleção: Adriana Cechetti)

O AMOR É UMA COMPANHIA
(Fermando Pessoa, como Alberto Caieiro)

O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.

Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.
Todo eu sou qualquer força que me abandona.
Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.


CASAMENTO
(Adélia Prado)

Há mulheres que dizem:
Meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como "este foi difícil"
"prateou no ar dando rabanadas"
e faz o gesto com a mão.

O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.


(Rê com Ângelo no dia de aniversariozinho de 2 meses, 16 setembro 2007)

Comentários

Unknown disse…
Como é gratificante presenciar as transformações daquele seu bebezinho tão pequenino tão frágil tão dependente em um homem cheio de bons adjetivos:responsável,independente,amoroso,inteligente...O coração se enche de alegrias.A gente como mãe comemora tudo o que filho faz desde seu nascimento.Hoje, parabenizo meu filho pelo seu aniversário.Que Deus lhe dê muita saúde.Que sua vida seja sempre cheia de tranquilidade,paz e amor.Parabéns! Que papai o Angelo ganhou!!!!!!!!Os filhos são jóias raras!Caras!!!!!
Felicidades!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Ai...que homenagem linda!!! Quero deixar registrado que, apesar de esfregar os dedos dos pés, o Rê é um irmão maravilhoso e merece tudo de bom que a vida já deu a ele e ainda vai dar...

Sem contar que ele soube escolher uma cunhada maravilhosa pra mim também!!!

Bjs, Dri.
Anônimo disse…
Rê, parabens pelo seu aniversário, apesar de estar tão longe mas perto do meu coração. Desejo tudo de bom! Felicidades para vc junto com sua bela familia, assim como vc me dá muitos mnotivos de felicidades, que o Angelo seja tão ótimo filho quanto vc. Que pena não estar aí na Suécia, para comemorar-mos juntos com aquela deliciosa cervejinha. Mas, com certeza teremos outras oportunidades.
Abraços carinhosos vcs.

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que