Pular para o conteúdo principal

Nossos blogs, seus títulos e o ibope


Eu sempre penso e repenso no nome do meu blog toda santa vez que alguém me pede para anotá-lo ou me pede o endereço.

Já pensei e repensei se deveria trocá-lo e por um tempo pensei mesmo em criar outro blog só para criar algo mais significativo, mais curto, daqueles que se fala tudo em uma ou duas palavras.

Minhas idéias não estavam baseadas em opiniões alheias não, baseavam-se na minha mesma. Eu sou e sempre fui o tipo que se importa muito com a apresentação. E a embalagem dos produtos - por mais idiota que eu saiba que isso seja - tem um impacto fortíssimo sobre minhas escolhas. 

Eu tento ler as informações todas e comparar preços, mas o desejo de comprar, por exemplo, um vidro de shampoo bonito, mais colorido e cheio de frescurinha é muito maior do que comprar um vidrão sem graça, só com o nome escrito nele. 

Penso nas embalagens aqui na Suécia toda vez que olho para elas. Embalagens de supermercados aqui são muito práticas e sem graça, se olhar pelo meu prisma. Um vidrão de leite vem nas mesmas caixas onde se compram sucos, yogurtes e muito mais. Não tem tanto apelo visual e talvez isso até seja algo bom... mas eu reparo.

Reparo na distribuição de móveis de uma casa onde vou, reparo nas cores dos quadros, cortinas, flores e tudo mais. Não reparo para falar mal, o que seja, reparo porque sempre fico tão interessada nisso tudo. Cada casa é um mundinho, cada apresentação me fala um pouco de quem ali vive.

É isso que acho que os blogs também são. São a cara ou tentam ser a cara dos donos. Ou, ao menos, eles tentam passar uma idéia do que os donos deles gostariam que as pessoas pensassem deles.

Eu queria ter um blog com um nome que mostrasse mais quem sou, mas eu não tenho não. Aprendi a amar o "Borboleta Pequenina Somniando na Suécia", mas é um nome muito "frozinha" para dizer quem sou. Ainda assim, não nego que seja parte de mim. O colorido template que escolhi, o nome e os posts são um pouco da Somnia. 

Por outro lado, dizem pouco. Se eu pudesse mudar templates diariamente eu mudaria. Tem dias que estou sóbria ou ácida. Tem dias que estou deslumbrette e Polyana. Tem dias que eu penso que nunca, jamais entraria num blog chamado "Borboleta Pequenina" porque eu faço idéias boas ou péssimas a partir dos títulos dos blogs. Eu raramente entro em blogs cujo título me passam idéia de gente paradinha no tempo ou de gente radical demais ou revoltada demais. 

Depende do dia até pode me conquistar, mas a verdade é que sou preconceituosa com títulos de blogs, como sou com títulos de livros. Se for florzinha demais eu fico: putz que preguiça! Se for radical demais penso: de gente que só reclama já basta eu mesma!

E assim vai...

A verdade é que há dois anos, grávida de oito meses do Ângelo, tendo acabado de se mudar para a misteriosa Suécia eu ainda não fazia idéia do que era um blog. Meu Renato me estimulou a criar um, logo depois de eu terminar de escrever minha tese... E como ele sabia de minha vontade de escrever e de como eu queria trocar experiência, ele foi criando para mim e dizendo: "escolhe um nome!", "hãã???", perguntei... "Não sei! é difícil!". E ele todo marqueiteiro me sugeriu crie um nome longo que é mais fácil de pegar no google. "Hããã??"

E foi assim. Borboleta veio da tela que eu tinha em minha frente. Era um auto-retrato meu grávida com asas. Nunca terminei a tela, mas ela me inspirou o blog. E o pequenina veio porque meu sentimento naquele momento era mesmo de sentir-se pequena em tantas novas descobertas e experiências. Somniando foi um verbo inventado a partir do meu próprio codinome Somnia (do latim, sonho, apelido que ganhei na faculdade) e na Suécia já sabem, sugestão do marido entendido em google. 

É assim. Tenho amor pelo meu "Borboleta", tenho amor porque foi com esse título que conheci gente tão legal, carinhosa como vocês que por aqui passam sempre. Foi por ele que conheci outros blogs e aprendi muito, foi com ele que consegui me comunicar melhor no mundo virtual e descobrir outros canais de informação e formação no meu mundo. Entretanto, tenho consciência de que como blog ele deixa de atrair leitores. Deixa porque restringe muito, deixa porque provavelmente nem todo mundo é como vocês que vem conferir o conteúdo. 

Fiquei pensando se sou a única que mudaria o nome do próprio blog, ainda que não mudasse, de fato, o nome do próprio blog. Fiquei pensando o que vocês acham do próprio blog e como foi a história da criação dos nomes. Alguns eu já sei, outros não, mas a gente até que podia dividir isso aqui.

Beijos da Borboleta!

Comentários

Ju Moreira disse…
Se isso te consola, Somnia, voce nao está sozinha. A escolha do nome do meu blog tb nao foi fácil.

Na verdade, eu nunca fiquei satisfeita. Queria algo criativo e colorido como as embalagens q eu tb tanto reparo. Mas como minha vontade de comecar a escrever e descobrir esse mundo "bloguistico" era maior saiu qq coisa mesmo. "Enquanto isso, na terra dos vikings" eu sempre achei muuuuito looongo e sempre quis trocar. Bom, "troquei de casa", mas depois de 2 anos de blog fica dificil vc se desvencilhar de um nome que agora é "sinonimo" de Juliana (da Suécia!)
Encurtei.
O Enquanto isso, virou "Na terra dos vikings" e bom, por bem ou por mal, acabo gostando dele assim mesmo! ;)
xeroca
Somnia Carvalho disse…
Ju,

mas eu sempre achei o seu muito dos bons!
quando vi primeira vez pensei: ta vendo essa ai! entende pra caramba de nome de blog! Suecia: vikings! jornalista contando o que ta havendo na suecia enquanto no resto do mundo rola outras coisas.

adoro!

eu ate gostava mais do enquanto isso... mas eu concordo que nome longo da trabalho... o meu tem o mesmo problema... com a diferenca que o seu nao soa florzinha, soa coisa forte!

adorei sua resposta no blog, mas vou lavar louca, lavar roupa e preparar a casa pra minha amiga e pro midsommer!!!!!

quando voce vem?????
Adoro seu borboleta pequenina!!
Vim aqui por curiosidade 1º e depois me encantei, principalmente por todo conteúdo!!

Parabéns seu blog é um sucesso!!
´
O nome do meu blog, foi uma escolha rápida e fácil!

Sempre fui chamada de barbie, por ser loirinha e sempre andar de rosa!
Queria algo para mim, nem sabia que ía conquistar tantos amigos queridos!
Por isso ficou : Cantinho da Barbie Girl... é minha cara! rs

O blog começou com uma válvula de escape, queria colocar muita coisa para fora, colocar textos meus, poesias, enfim o que desse na telha e fosse conviniente, é obvio!

E amo tudo aquilo, adoro ordernar letrinhas graciosamente em cada post, adoro receber comentários!!

Enfim, blog é muito bom!!!

bjks
Luciana disse…
Bom, eu gosto do nome do seu blog, e não acho que restrinja não, acho que as pessoas chegam e ficam se gostar do visual e do conteúdo.
Geralmente eu chego num blog e leio os primeiros posts, se os assuntos abordados e a forma de escrever me cativar, eu volto. Gosto de blogs com imagens, fotos, pois dá um descanso pros textos, mas os que visito, mesmo com textos longos, leio tudo.
Tem gente que tem preguica de ler, ler o primeiro e ultimo parágrafos, manda um comentário pra participar e se fazer presente e percebemos que a pessoa passou de passagem. Mas...
Essa semana me disseram que vão ao meu blog só pra ver as fotos, me pediram desculpas, e foi mais de uma pessoa. Eu não ligo, post pra quem tem interesse e adoro quando comentam e discutem o post.
O meu blog nasceu do incentivo de uma amiga, já tinha vontade de ter um blog por ser leitora assídua de vários, mas não sabia como fazer. Então minha amiga foi me ensinando e fui fazendo, mas o layout eu deixei mesmo o básico, se for mexer sei que não paro.
O nome veio da ideia de um programa que tem ou tinha aqui, o Hit og dit, e eu achava interessantíssimo o título do programa e a proposta dele, pois são dois apresentadores, um de algum lugar daqui da Noruega, e outro de algum lugar de lá do mundo. Daí traduzi pro daqui e de lá, algo da Noruega e do resto do mundo, tendo a intencão de abordar assuntos daqui, mostrar coisas daqui e também do Brasil e do mundo. Muita gente pensa que o de lá seria só do Brasil.
Esse ano dei uma mudada no blog, antes eu tinha receio de escrever coisas que penso e ter que tá estressando com comentários, não os no blog, mas do povo por perto, mas cansei do marasmo e comecei a me jogar no que eu penso realmente, no que gosto e mostrar isso. O incrível foi que antes eu não tinha quase leitores, nem comentários, e hoje o retorno é bem maior.
Adoro o seu blog, mas se você tiver tempo e disposicão e ideias pra ter mais um, manda ver, anuncia que vou ser leitora.
Beijo
Myrna disse…
Oi!
Faz tempo que não comento né, fico lendo pelo feeds rapidinho aí já viu!
Eu já tive uns 4 blogs sabia! Eles foram mudando de cara, de nome até virar esse que tenho hoje o Nosso Blog, idéia do Gu tb, maridinhos antenados esses nossos...
Eu adoro seu blog e o nome dele é lindo e tem tudo a ver com você! Mas acho que se você tem idéias pra outro blog diferente manda ver, tenho amigas que tem assim, um pessoal, um com um grupo de mulheres, outro de culinária...sua imaginação é quem manda, quem sabe não vem aí mais um sucesso como o Borboleta heheheheh
Muitos beijos e saudades
Myrna e Ana
Anônimo disse…
Oh oh, gosto muito da Borboletinha que sonha :-D
Eu acabei de mudar de blog, mas como fiquei sem computador, ainda não actualisei. O nome é "Ladybirdism(s)" (por causa das joaninhas ;-)) e vai ser diferente do outro pela maneira que vou escrever. Vamos ver ;-)
Maariah disse…
Também acho o nome do blog importante. Muito mesmo, tanto que mudei também. Não só o nome do blog como de blog também. Concordo com muito do que dizes, também gosto de nomes pequenos e prefiro que tenham alguma coisa a ver connosco.

Também decido se visito ou não alguns blogs com base no nome. Não me recordo de como vim até aqui, mas julgo que foi mais pelo "Somniando na Suécia" do que "Borboleta Pequenina". Gosto do template, e claro dos textos.
Alexandre disse…
Não muda não.

Entrei no seu blog por acaso (procurando no google coisas sobre a suécia num sábado de manhã chuvoso; seu marido está certo quanto a isso).

E cada vez que entro nele (faço isso uma vez a cada semana, ao menos), lembro daquela musiquinha bacana da borboleta na noite de natal e me dá muita paz, completada depois pela leitura dos posts, do crescimento do Ângelo, do dia a dia na Suécia.

Muda não.

Até mais,

Alexandre, de Londrina-PR

ps: leio o blog há mais de ano, mas este é meu primeiro comentário, justamente porque foi sobre o nome.
Beth/Lilás disse…
Ah, brabuletinha, eu até que gosto muito do seu título, apesar de que quando li pela primeira vez achei grande pacas, mas depois me acostumei e me acostumei mais ainda com este teu jeito lindo de escrever e juntar filosofia e seu dia a dia.
O lay out então ficou maravilhoso depois dessa mexida. Pena que não sei fazer essas coisas!

Quanto ao meu título "Suprema Mãe Gaia", já expliquei lá no blog ao que se refere, pois no início algumas pessoas entravam e me achavam qualquer coisa de mãe de todos, outros nunca entenderam o significado da palavra Gaia que quer dizer Terra. Criei este título logo após a leitura do livro de L.Boff grande teólogo e filósofo e acho que agora, depois de tantos leitores neste 1 ano de vida, já entenderam bem o significado dele. Amo a Terra e tudo o que nela há, inclusive gente como você.
beijos cariocas
Anônimo disse…
Well well, tá mais que certo que o nome não vai mudar (rs). Eeeeeeeeeeeeeeeee!
Eu tb gosto do borboleta... confesso que qdo me refiro a ele, não digo o nome completo... prefiro até o apelido carinhoso de "brabuléts".
Qto às embalagens, to contigo! Já caí do cavalo comprando um iogurte horrível... só por causa da vaquinha simpática, desenhada na embalagem. E hoje em dia, não vivo sem o meu (outro) iogurte do turco... que tem a embalagem + feia do mundo! Isn't it ironic?!?
Pois é...

bjos
Xu
Lúcia Soares disse…
Também acho lindinho que você esteja somnindo na Suécia. Se voto valer, não é pra mudar.
Eu tenho menos de 2 meses de blog e já me questionei N vezes se a escolha foi boa. Principalmente pelo que resaltei, que não era pretensão. Aidna acho que possam entender assim.
Se eu soubesse - o que já deveria ter aprendido - mudaria era o template sempre que quisesse. Tem muitos lindos! E ainda estou com um simplezinho.
Somnia Carvalho disse…
Gente,

amei os relatos de vocês sobre como escolheram o nome, como se identificam ou não com ele.

Na verdade eu nao penso em mudar o nome do blog não. Eu pensei antes, quando ele ainda não era assim tão bem frequentando, entende? agora nao faria sentido, ja que com quase 400 posts eles se perderiam do outro blog.

Talvez eu tenha que criar outro um dia, quando a conta estourar, mas ate la eu continuo com meu barbuletis!

Ah! e foi muito legal saber quem de vocês se identifica mais com o borboletapequenina e quem chegou aqui por conta do somnia na suecia.

Acho que sou um misto dessa Somnia... mais fortona e tal com a tal barbuletinha pequena...

beijosssssss
Somnia Carvalho disse…
Oi Myrna!!! voce tinha sumido do jardim!

me deixa o link de voces e seria legal se voce trocasse quando manda o comentario que o pessoal ja pode te linkar. Entrando no nome Myrna nao entra no cantinho... deixa o link pra mim??? beijao
Somnia Carvalho disse…
Barbie Girl acho que seu blog e mesmo sua cara! todo alto astral, todo cheio de amor pra dar!

e isso é que e legal!
Somnia Carvalho disse…
Lu,

eu tambem sou assim: se comeco a mudar nao páro... o basico tem essa vantagem de não dar trabalho e ser mais neutro. Por outro lado, eu fico curiosa de saber como seria seu template, se nao fosse esse basico.. voce me confunde... das veis parece mais molerona, das veis mais menina ingenua... qual seria a cara de seu blog se nao fosse branquinho?
Somnia Carvalho disse…
Jo Ann, to ansiosa pra ver!!! voce quer focar outros temas tambem?
Somnia Carvalho disse…
Ah Jo Ann e parabenssssss pelo livro! eu nao tinha entendido que era o seu!!! demais!
Somnia Carvalho disse…
Ola Seu Alexandre de Londrina, seu quietinho danado,

muuito legal mesmo seu comentario. Sempre e delicioso ouvir que alguem assim que a gente nao faz ideia que existe, existe num canto, tem uma vida intensa e de algum jeito esta conectado a gente...

Adorei saber como chegou aqui e que me visita de vez em quando!

nao mudarei o nome nao, era uma reflexao de como eu sempre penso que o nome pode deixar de atrair muita gente que procura so gente que pareça cabeca ja pelos titulos... rs

Ah! Eu tinha alguns alunos que foram morar em Londrina, vivia incentivando todo mundo pra fazer a federal e ir morar ai... mudar de vida, ares e tentar uma universidade que nao fosse a usp...

beijao
Somnia Carvalho disse…
Lilas, eu sabia da historia do seu e sempre gostei! acheu super criativo e curto! objetivo!

entao voce "ate que gosta"??? danada!
rs...
Somnia Carvalho disse…
Molé,

eu sempre pensei num post sobre as embalagens na suecia e nunca escrevi! ainda o farei! e voce acabou me lembrando disso!!!
Somnia Carvalho disse…
Lucinha querida,

e moooito facil, mas facil do que andar com a Madalena que eu sempre incentivo...

va em: http://blogger-templates.blogspot.com/

escolha um template, de um download... vai aparecer um montao de codigo, dai voce vai no laytout do seu blog e cola num novo modelo...

posso explicar melhor se eu abrir as paginas e ver os nomes... se quiser, me manda que te explico!

tem um que eu acho que seria a sua cara... se chama
Rainbow Garden.

beijocas

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que