Pular para o conteúdo principal

Estive em Palma de Mallorca e lembrei-me de você!

(Praia sim, banho de mar não. Palma de Mallorca, jan/2008. Foto: Renato Cechetti)



"O que é uma ilha?
Ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados. "

Eu sempre adorei as aulas de geografia do primário e me lembro muito bem da aula em que a professora ensinou o decoreba sobre o que era uma ilha.
A objetiva, porém vaga explicação só me deixou mais curiosa sobre como seria estar numa ilha. Talvez por isso sempre que estive em uma eu me lembro do trecho acima e fico assim toda orgulhosa de, finalmente, entender aquela aula de geografia.

E esses últimos dias tive oportunidade de conferir a explicação novamente.

Se o Natal já tinha sido super gostoso e animado com a visita carinhosa da tia Dri (a Super Nanna que o Angelinho fez de gato e sapato), o início de 2008 foi revigorante. Deixamos a gelada, escura e cinzenta Suécia em busca de Sol. "Soooool! por favor!" era tudo que pedíamos e precisávamos.

E já que o Brasil e a família estavam longe demais, o Renatur deu um jeito e fomos parar em Palma de Mallorca, uma incrível ilha ("cercada de água por todos os lados") na Espanha. 


(Linda vista do que mais tem em Palma nesta época do ano, além de casais celebrando os cinquenta anos da formatura: barcos. Muitos e muuuitos barcos. Foto: Somnia Carvalho)

Essa foi a menor distância de Malmö, com a maior temperatura e dia mais claro aqui por estas bandas. Duas horas e meia de vôo e puft! Tudo diferente!

O passeio já teria valido a pena pela vista do alto. Descendo, a gente avista uns rochedos altos, maravilhosos, o verde das palmeiras e mata, o azul do céu e do mar. Lindo de viver!

(Vista do mar a partir do páteo da Catedral.Foto SC)

É claro que porque "todo cambia" a gente angelizado não teve como subir montanha, nem fazer altos e aventurosos passeios, como era costume quando éramos "solteiros", mas tiramos proveito de tudo que pudemos, na companhia mais que agradável de "lo bebecito muy guapo" que conquistou a espanholada toda. 


(Angelinho Linho Linho em momento de descontração no quarto do hotel, longe dos holofotes espanhóis)


Deu para curtir cafés, comida, música e celebrações típicas na rua. 
Deu para fazer a ceia de reveillon a dois, com direito a champagne, salsicha e pão, na sacada do hotel, a 7 graus. Deu para ver os fogos de longe, enquanto "el bebecito" dormia.
Deu para caminhar muito, se esticar no sol, feito lagartixa sueca, e tomar, beber, se embreagar de sol e entender que acordar com sol de manhã, como a gente acorda aí, é um presente maravilhoso do dia.


(De quase todos os pontos da cidade têm-se a vista da enorme e linda Catedral de Palma)

Deu até para ir ao Museu com o bebê, "ensiná-lo" a distinguir uma obra de arte de uma não obra de arte e fazê-lo ninar olhando as cerâmicas do Picasso.


(Apreciando a bela arte, no "muy bueno" Museu Es Baluard, Museu de Arte Moderna e Contemporânea)


Deu para brincar de piadista com o idioma e morrer de rir com os espanhóis falando como se tivessem "una grand batat quent en la bueca". 
Deu para esquecer como se habla português, misturar inglês com sueco e espanhol. E ficar com mil "dúbidas" gramaticais ao escrever este post.
Deu para se sentir parte de um filme do Almodóvar. 


(Pappis e Ângelo saboreando um bom vinho e um delicioso flamenco tocado por um simpático espanhol, durante todos os dez minutos que "lo bebecito" aguentou ficar quieto)

Trocar os -5, o dia com 5 horas e céu nublado por esta paisagem foi signiticativo e animador, ainda mais no início de um novo ano. Por outro lado, embora fosse de se esperar, o falar alto dos espanhóis e a soltura deles, vindo brincar com "el bebecito muy guapo e atrevido", tudo, me remeteu ainda mais ao Brasil. 

E, então, deu para chorar, buááá, enquanto falava com minha mãe, meus irmãos e a Luana ao telefone.  Até da contagem regressiva do Faustão (eca!) deu saudade, mas senti mesmo falta de abraçaaar apertado e chorar quem tava do meu lado, e contar as tais ondinhas e falar "Feliz Ano Novo", "Feliz Ano Novo" pra todo mundo. E eu que nunca passo o reveillon com minha família desejei ardentemente que eles estivessem comigo e vissem a maravilhosa paisagem que a gente tava vendo da sacada do hotel. 


(Aqui quase a mesma vista que tínhamos do hotel, só que bem mais do alto, a partir do Castelo da cidade)



(Momento de festa: cavalaria celebrando a conquista de Palma pelos catalães, ou seriam catalãos?)

Lembrei de todo mundo. Tive saudade de todo mundo. Queria estar com todo mundo, e ao mesmo tempo me dei conta de que só poderia estar vivendo tudo aquilo, se assim fosse. E tive muito orgulho do meu companheiro "perfecto" e da nossa plantinha.



(A plantinha que cresce, cresce e cresce milagrosamente a cada dia)



(O tal companheiro "perfecto" e a tal plantinha na versão bóia fria boliviano)

(La mamacita tentando, tentando ardentemente comer sua saladita com el bebecito nervosito no cuelo)

E, então, ainda no aeroporto, durante a volta, falei para o Ângelo todo saltitante, pendurado em mim:

- Nino!!! Vamos voltar para la casita agora!

E vupt! me dei conta de que a nossa casa agora é este lugar chamado Suécia. E senti uma sensação estranha, engraçada, gostosa, tudo meio embolado junto. E foi bom pensar na volta. Foi bom pensar que terei boas e gostosas memórias para lembrar, apesar da saudade, apesar da dureza da saudade e da vontade de estar com todos vocês. Mas, como meu sobrenome é Deslumbrette, eu diria que o importante é que eu estive em Palma de Mallorca e lembrei-me de vocês!!!


Comentários

Anônimo disse…
Que lugar maravilhoso!!!
Posso sentir uma pontinha de inveja??
Bjs
Andréa
Somnia Carvalho disse…
Andréa!
todo prato que a gente comia eu queria fotografar para manar pra você!!!

rs...

inveja boa é bom!
Anônimo disse…
Que pena que não fotografou. Eu ia amar de paixão.
Acabei de falar com a tia Dri, que só me falou de coisas boas daí. Inclusive da maravilhosa ausência de baratas.... ahahaha....
Bjs
Andréa
Anônimo disse…
Também tive saudade de muitos queridos no Ano Novo...e também lembrei da minha amiga filósofa, apaixonada,deslumbrada, escritora, mãe...tem dias que não leio o blog...e ele continua me emocionando muito. bj. Pinta
Somnia Carvalho disse…
Minha querida amiga Pinta,
Falei de você este café com o Re... sobre como você é calma, amiga e paciente...
Gosto tanto de bater papo com você...

Eu vivo em crise sem saber se continuo esse blog, mas toda vez que recebo recado seu, por exemplo, eu tenho vontade de continuar,

mil beijos,
Anônimo disse…
Olá Muié!
To de volta e tentando me atualizar dos fatos no seu blog. Como boa leitora de "Caras" (rsrs) vi todas as fotos primeiro (estão lindas!) e aos poucos estou lendo os textos. Posso dizer q tive uma sensacao parecida ao voltar do Brasil 2a feira... minha casa agora tb é na Suécia. Coisa louca, né?
Saudade docê!
Beijos, Xu
Somnia Carvalho disse…
Muler,

maior saudade de você!!!
Malmo ficou vazia sem voces dois! muito vazia!

e Angelinho também quer te ver!!!

olha só eu deixo você ler o blog estilo caras, mas so nos textos mais amenos!

rs...

vamos nos ver!!!!! nesta escuridao!!!
Anônimo disse…
Oi Somnia!! Feliz ano novo para minha família internacional!!!

Por favor, vamos marcar uma ida à praia quando vier ao Brasil!!!

Bjos

Flavinha
Somnia Carvalho disse…
Olá plima!

Eu gostei deste "por favor" hehehe...

vou fazer fusquinha e ficar querendo mais "por favores!" rs...

devemos estar por aí em february darling!

beijos para minha família nacional!!!

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que