Pular para o conteúdo principal

Quer mais sobre a Suécia e a Escandinávia?

(Que tal um cruzeiro pelos fiordes na Noruega?)

Se você tem curiosidade de conhecer mais sobre a vida, os costumes e a natureza da Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia ou Noruega, acabo de inserir alguns novos links de sites super bonitos e bacanas, do lado direito do blog.

Eles serão permanentes e poderão ser consultados toda vez que você tiver a fim. 

Dois deles, o Scandinavia, Tourist Boards e o Visit Sweden,  são de turismo e estão nas línguas locais e em inglês. Neles você encontra imagens belíssimas dos países escandinavos, informações sobre hotéis, sobre as cidades mais visitadas, seu povo e seus costumes. 

Se você não pretende tomar um avião e rumar por essas bandas para conferir o que eu falo, você também está convidado a fazer um tour virtual, porque as imagens já pagam a o investimento de tempo.


(ou caminhar e passear de barco pela bela Estocolmo, na Suécia?)


O terceiro deles talvez lhe agrade ainda mais, porque está em português e é uma novidade bem legal. O Brassar foi idealizado, há alguns anos, pela publicitária brasileira Joana Öberg, que vive em Estocolmo. Agora, com a ajuda de duas jornalistas, a Ju Moreira e a Paola Sartoretto, o Brassar está de cara nova e funcionando a todo vapor. 

Lá você encontra um pouco de tudo sobre a Suécia e também como viver na gelada, organizada e educada Suécia. É um site feito para brasileiros que vivem aqui ou pretendem viver ou ainda para qualquer pessoa interessada em saber mais sobre o país, onde vim amarrar meus burros.

De quebra, também há algumas colunas especiais, nas quais se discute assuntos como culinária, educação, saúde, tradições etc. Agora eu preciso contar que estou bem feliz com o site no ar, porque as meninas me convidaram para escrever uma das colunas e, a partir de janeiro, estarei estreiando uma nova coluna de cultura. Uêba!

A idéia é escrever sobre arte, pintura, música e outras coisas mais que rolam aqui, fazendo um link entre Suécia e Brasil, coisa que vocês estão carecas de saber que eu adoro! 

Espero que gostem dos sites e espero vocês lá no Brassar prestigiando a Barbuleta!

Boa viagem!

Comentários

Beth/Lilás disse…
Legal o Brassar!
bj carioca
Somnia Carvalho disse…
O Brassar ta super atual Lilas!
tambem gostei muito!

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que