31 dezembro 2008

Adeus Hábitos Velhos, Feliz Pessoa Nova

(Eu e meus dois nesse Natal, São Paulo, dezembro de 2008)

Há muitos anos eu aproveito essa fase de fim de ano para repensar o passado e planejar o futuro. Eu sei que parece clichê, mas comigo funciona que é uma beleza. Ao olhar para o que vivi, com uma certa distância, consigo valorizar certas vivências que me passaram desapercebidas ou consigo não mais supervalorizar outras que me fizeram sofrer, enquanto ainda faziam parte do presente.


(No aconchego do lar... Minha mãe, meu irmão e eu, sentindo falta da terceira filha ausente, Natal, São Paulo, dezembro de 2008)

Eu e Renato fazemos isso desde que nos conhecemos, há doze anos. Sentamos juntos e meio que fazemos um balanço, num papo bem gostoso e sempre informal. É uma sensação boa começar o ano com alguns planos novos em mente. Esse ano fizemos isso numa saída a noite, enquanto o Ângelo ficava com a tia Dri dele. Tanta coisa mudou e tantos outros valores forams sendo acrescentados aos antigos. Como pai e mãe temos preocupações que nunca tivemos e alegrias nunca sonhadas.

É também muito bom ter um olhar crítico sobre si mesmo e tentar não cometer os mesmos erros do ano que passou. Entretanto, acho ainda mais frutífero conseguir perceber e sentir-se agradecido por ter sido presenteado com mais um ano de vida. Nosso e daqueles que nos são caros.


(Ângelo, cuja alegria nunca acaba, rolando de alegria, Natal, São Paulo, dezembro de 2008)

Nessa revisão sinto que a cada ano cresco, ou tento crescer um pouco mais. Melhorar como amiga, filha, irmã, mulher, mãe, ser humano é uma meta que sempre tenho em mente, mais do que ganhar isso ou aquilo. E melhorar significa pensar que tipo de coisas posso fazer no próximo ano que valorizem melhor meu tempo, me valorizem e me tragam mais alegria e realização pessoal.

Todo ano sinto que há muito para caminhar e conquistar e talvez isso seja uma das coisas que torne a noite de hoje tão especial para mim. Sei que vou pensar em todo mundo que adoro e vou desejar ser um pouco do que eles têm de bom e admirável.

Sei que vou agradecer coisas legais que aconteceram e entre tantas, em meu flash back particular, vou ficar extremamente feliz e agradecida por este blog, por vocês, pessoas valiosas que cruzaram meu caminho em 2007 e continuaram em 2008.





(Meu avô e minha avô, depois de nove décadas de vida, ainda sorrindo e cheios de orgulho do passado, Sumaré, dezembro de 2008)

Por essa razão, desejo, do fundão mesmo do meu coração, que você tenha tempo para curtir as pessoas que ama, que consiga desistir de projetos dos quais não goste e não tenha medo, de jeito nenhum, de se lançar em algo que lhe prometa mais felicidade.

Desejo saúde para continuar envelhecendo com dignidade e simplicidade e sabedoria para curtir cada momento, por mais difícil que seja, com a consciência de que ele é único e que, enquanto estivermos por aqui, tudo, absolutamente tudo ainda é possível.

Felicíssimo Ano Novo! A gente se encontra de novo em 2009!

7 comentários:

Jo Ann v. disse...

Feliz Ano !!!

Lúcia Soares disse...

Sônia, Feliz Ano Novo a você e aos seus. Falei hj, em um email para uma linda amiga-virtual que lhe desejava também Sabedoria...E vc a citou. Realmente, precisamos muito dela. Pra saber distinguir (como diz um texto) o que podemos mudar e o que devemos aceitar, em nossas vidas. Envelhecer é bom, pode crer. só precisamos da saúde. As rugas,flacidez,cabelos brancos, etc.a gente ignora.Que nos venha 2009, com saúde e paz!!!

Eveline disse...

Feliz Ano Novo Amiga, todas as bençãos de Deus para você e para sua família. Que com muita sabedoria consigamos tirar o melhor de 2009 para nossas vidas e nosso crescimento. Beijos
Eveline

Paulo B. disse...

FEEEEEEEEEEEEEEEEEEELIZ ano novo!!!! Pra vc, pro Rentao, Pro Angelinho lindo fofo e pro seu dedo novo.

Beth/Lilás disse...

Sonia querida!
Que coisa mais linda seus avós assim, de olhar direto para a câmera, sem subterfúgios ou escondendo as verdades da vida que são aS rugas mostrando o quanto viveram e foram felizes!
Que tenhamos essa capacidade um dia e, por enquanto, desejo-lhes um Feliz Ano Novo na companhia de tão queridas pessoas para vocês.
grande beijo imperial

Somnia Carvalho disse...

Jo Ann, Lu, Eveline e Lucia!

Obrigada pelas felicitacoes de bom ano!
espero ser menos enrolada e escrever menos nos posts pra voces este ano!

beijos e obrigada por estarem ai de novo!

Somnia Carvalho disse...

Lilas,

eu tambem fico orgulhosa de meus avos... da simplicidade, do jeito de nao ficar maluco com coisas que a gente hoje ja fica...

preciso aprender...