08 março 2012

Quer estudar sueco em casa?




("O que vocês vão ser quando crescerem?", "Suecos". in: Nasser Alkhourin)


Este post havia sido publicado, inicialmente, em setembro de 2009, mas como é bem frequente as pessoas me perguntarem como podem aprender sueco sozinhos resolvi republicá-lo com o link e as dicas básicas para tal. Vale super a pena tentar! Se tiverem problemas, podem me mandar que vejo se consigo ajudar. Boa sorte!

....

Descobri um site muito bom com um curso de sueco para estrangeiros. Se você ainda não conhece e quer tentar aprender em casa por conta, ou complementar as aulas que já tem, creio que vale a pena conferir, O nome é Safir e há vários módulos de lição desde iniciante a níveis mais avançados.

Se você é iniciante comece pelo primeiro módulo. Faça exercícios, ouça como se pronuncia as palavras etc e verá que consegue avançar bastante, ainda que sozinho. Se já conhece alguma coisa da língua, escolha os módulos mais avançados.

O programa é fácil de se usar e muito produtivo porque você treina a escrita, a pronúncia e o ouvido.

Safir:
http://www.utbildningsborgen.se/static/Safir/safir/index.htm

...

Também sugiro o site Braswenska, organizado pela Lúcia Maciel. O site reúne várias regras da língua sueca e traz muitos exemplos bons e importantes de se memorizar da mesma forma que a autora do blog aprendeu em seu curso.

E, por fim, sugiro um livro excelente, no qual parte-se da explicação inicial do funcionamento do sueco, com traduções e comparações com a língua na qual foi traduzido. Não tem em português. Você pode achar em espanhol, se achar mais apropriado. Minha versão é a do inglês:

"A concise swedish grammar, Svenska grammatik på Engelska", da editora Natur & Kultur.

Quando eu tiver uma opinião melhor formada sobre os vários livros empregados nos cursos que estou a fazer eu passo o nome para vocês.

Boa sorte!



2 comentários:

Lúcia Maciel disse...

Hej Smomnia! Tack!

Desculpe pela demora em comentar nesse Post ... eu li mas por falta de tempo, passou batido.
Obrigado por vc falar o meu "Bloguinho" fiquei até "vermelha"...

Tack! Tack!
Lúcia Maciel

Somnia Carvalho disse...

Hey Lúcia!

foi um prazer! acho incrivel como voce tem aquele trabalho todo!!! obrigada! desculpe, escrevi Maciel como sendo ele... foi consertar! e que voce nao pos um perfil e acabei digitando como achei no blog, pelo sobrenome! falha minha!