Pular para o conteúdo principal

''Meu Brasil brasileiro, vou cantar-te em versos...''

(Passatempo predileto das férias: ouvir histórias do Sr. Angelinho)

Estou por aqui curtindo um calorzinho básico aqui. Teve direito a 36 graus antes de ontem e um mormaço quente hoje na praia, apesar da chuvinha. Ainda assim, a loucura é que o pessoal aqui tá achando que está meio ''friozinho''...

Curti e tenho curtido o carinho, a comida e a companhia amorosa da mãe e dos irmãos, cunhadas, sogra e sogro. Recebi amigas adoradas em casa, consegui tomar chop com outros amigos, comprei legume e fruta fresquinha, tô usando vestidinho fresco todos os dias e minhas havaianas.

É tão incrível ter o sol e a claridade todos os dias que a gente esquece o que significa isso. Sinto-me uma gringa na praia maravilhosa onde estou agora... Canto sozinha na areia, olho para o mar e agradeço o dia.

Algumas coisas continuam sendo impossíveis, como dormir até mais tarde, porque nosso despertadorzinho acorda muuito cedo. Também não consigo me sentir totalmente relax, porque virei uma chata de galochas lindas da Suécia. O trânsito me irrita, algumas ignorâncias e hábitos sociais me doem na alma.

Sinto saudade de minha Suécia, quase da mesma maneira que sentia saudades de meu lindo Brasil. É tudo um sentimento maluco de não pertencer a lugar nenhum e pertencer a dois ou mais lugares ao mesmo tempo. Sinto que sou incompleta agora tanto lá quanto aqui, mas sinto que a única coisa que me resta é deitar no sofá, na areia da praia, no colo de minha mãe e curtir isso, enquanto posso...


(Ângelo, numa foto muito ''The Sartorialist", super hiper mega fashion)

(E em mais uma, com a bolsa da bóia: ''Tchau!")
ps: esporadicamente consigo acessar internet, então não consigo responder os comentários com calma nem emails, me desculpem. Achei que o post poderia ir respondendo algumas perguntas por enquanto... Beijocas e até breve de novo!

Comentários

Anônimo disse…
ééééé que boooom ouvir de vcccc!!
Nuusss,, ja vi q ta no Brasil mesmo... angelo lindo na praia,,, roupa leve,, unhas impecaveiiiss! hehehe!!!
fico feliz que esta tudo nos conformes!!
aqui,,, bem,, tudo otiimmoo,, a suecia calma, tranquila, fria e escurinha,, hehehe,,, boa para os apaixonados,, como EU,, :D

So, hj,, que teve o terremoto, que me deixou assustada, e nao sei qnd vou me recuperar ainda!! :D
mas tudo bem, uma experiencia q contarei para meus netos!!

bjokas!!
Anônimo disse…
A-DO-REI o modelito do Sr. Angelinho!! Gostaria de estar aí com vcs!! Bjos, Flavinha
Beth/Lilás disse…
Ô coisa boa! Mesmo que vc tenha esse misto de sentimentos como relata, eu mesma tenho, por ter morado em vários lugares antes, dentro do Brasil, mas em cidades diferentes. O que fica é isso, um sentimento de não pertencer a mais nenhum lugar. No entanto, isso é bom, pois somos cidadãos do mundo e não de um lugar só.

Sobre as 'inversões sociais' a que vc presencia no dia a dia e se refere, é o que nós, brasileiros de bem e acostumados no aprendizado das escolas da tal 'OSPB' que tínhamos no tempo de ginásio, vemos, estranhamos e abominamos.
Conviver com isso, pelo menos para mim, tem sido doloroso. O jeito é esperar que venham governantes que olhem para a educação como a meta mais importante de seu governo. Mas, nosso 'guia' populista não acha isso e vamos nós, nadando contra a torrente!

O Angelinho tá um charme com essa roupinha de surfista! E você, soltinha, que nem uma brasileirinha cheia de sol!

Beijo grande e aproveite o máximo!
nes disse…
ainda bem que estás a aproveitar ao máximo :)

ao ler a parte sobre o se sentir incompleto, e não ter uma identificação 100% com nenhum dos 2 lugares, até me vieram as lágrimas aos olhos. eu só estudei 9 meses na Suécia, mas foi o suficiente para regressar a Portugal e não me sentir minimamente parte "disto". foram anos de revolta, tristeza, inadaptação, por ter vivido algo que na maioria das coisas era superior, e ver que o meu país ainda vai tão atrás. agora já estou novamente conformada com a realidade, mas foram tempos muito dolorosos.

acho que o ideal é voltar mesmo só de férias, dá para aproveitar o que de melhor temos na terra natal, e depois voltar para onde também nos sentimos em casa... digo eu :)
Denise Arcoverde disse…
Que fotos lindas!!!!! :-)
Anônimo disse…
Vim aqui te desejar um feliz Natal, com muita luz, muita paz e saude. Que Papai Noel traga todos os seus presentes, pois esse ano voce foi uma menina boazinha...kkkkk

Um Ano Novo cheio de amor, paz, saude, esperanca e feh.

Que Deus a abencoe cada vez mais!!!!

Vou aparecer mais vezes esse ano ainda, mas eh pra garantir ja, ok?...kkk

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha
Anônimo disse…
Que Gatinho!!!!
Ta lindo o Angelinho, realmente bem suequinho ne com protecao total!!ta certo!
Bem-vinda ao clube dos WORLD CITIZEN. este e o clube dos ...nao sei se dizer sem terra ou multi terra. Vc se e imigrante na Suecia e gringa no Brasil, morre de saudades dos dois quando esta abroad, mas nao esta completa em nenhum dos dois...e dificil de ter essa "nacionalidade".
Beijos!
/JR
Beth/Lilás disse…
Tem presentinho prá você lá no blog.
bjs cariocas
Anônimo disse…
So
Passei so pra registrar. Registrar que adorei nossa ida ao show da Madonna... o que seria muito divertido e especial, pra mim, ficou ainda mais divertidérrimo e especialissimo pq tinha vc, a dri, o renato e todo aquele bando maluco la fervendo horrores. Adorei ter revisto o fofissimo do Angelo no dia seguinte... ele é muito especial mesmo! Parabens pelo filho, pela sua alegria e vamos nos falar sempre. Feliz Natal e um 2009 bem UYEHSHSUEORD (é assim que eu imagino que se escreva "cheio de alegria" em sueco!)
Somnia Carvalho disse…
Jana, voce foi quem me contou primeiro sobre o terremoto! incrivel nao! ainda bem que eu nao tava aqui nao! nao preciso dessa sensacao no curriculo!
Somnia Carvalho disse…
Flavinha, modelito comprado na Suecia!
posso encomendar um para o seu futuro super futuro baby!
Somnia Carvalho disse…
Lilas,

eu sei que voce, como eu, tambem se recusaria e tentaria viver outro mundo, criar outro mundo ai mesmo... sei que e dificil!

mas engracado que estava percebendo que sinto sensacoes duplas em ambos os lugares, entao a loucura esta sempre presente... amo e odeio, odeio e amo...
Somnia Carvalho disse…
Nês querida, em que lugar voce ficou?

e exatamente tudo o que vc disse... uma sensacao de incompletude total... falta algo que voce nunca tinha precisado antes! e louco nao? voltar de ferias seria otimo! eu tambem nao consigo pensar em nunca mais por os pes aqui, depois de ir embora!

bjs! e obrigada por este comentario super sensivel e verdadeiro
Somnia Carvalho disse…
Denise,

gostou das fotos?

E adorei a visita super ultra mega importante! de verdade!
Somnia Carvalho disse…
Oi Barbrinha!

obrigada pelos votos de feliz ano!!! vou passar na sua casa pra mandar um recado com calma la pra voce tambem! abracao
Somnia Carvalho disse…
Sim Jessica querida, os sem terra com terra... a gente tem duas terras na alma... ou mais... quem mandou sair do ninho?
Somnia Carvalho disse…
Betissima, adorei o presente! obrigada!
Somnia Carvalho disse…
Paulo Belenzoca,

Eu tinha escrito no post da Madonna uma tantada sobre voce... tinha falado que adorei te conhecer e ir com voce, a andrea e a thurma toda no show.. mas dai minha versao nao foi salva... acabei resumindo os paragrafos finais de novo, porque tava escrenvendo o post na sogra... fim de ano e tudo o mais!

bom! foi uma amizade muito boa que surgiu nesse show! presente dado pela santa madona.
Somnia Carvalho disse…
Tatiane, a gente se fala!

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que