23 novembro 2007

Somnia Pollyanna Deslumbrette de Carvalho eleita Embaixatriz


(Os Alces, símbolo da Suécia)

Pessoal,

Na semana passada a Fernanda Burmeister (minha amiga Fer), de São Paulo, foi a nossa visitante 5.000.

Vocês sabem que agora a gente tem leitores em vários estados brasileiros né? E que, escapando-me, o blog deixou de ser um contato com a família e com amigos próximos para se aventurar com leitores pela Suécia, Finlândia, Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Inglaterra, Estados Unidos etc... Todos brasileiros ou falante de Português que vivem fora de sua terra natal.



Pois bem, ontem recebi uns telefonemas importantes.

Fredrik Reinfeldt, primeiro ministro, e novamente ela, a simpática Princesa Vitória que sempre nos apóia aqui, me pediram que eu aceitasse o cargo de Embaixatriz da Amizade entre Brasil e Suécia.

Segundo eles, não há na Suécia toda quem faça melhor propaganda do povo sueco e do país que eu e meu blog contente. Quer dizer, eles sabem que o país é citado no mundo todo como tendo alto grau de desenvolvimento e tal, que é exemplo de uma sociedade socialista que "deu certo", mas que faltava, ainda, tentar colorir um pouco mais a fama negra de povo frio que os suecos têm.

Disseram eles: "sua senso de humor e sua jeito de ver as nossos pontos positivas ajudar-nos bastante nas relações com Brasil e povos que falam Português."

E eu: "Mas eu não "hablo niente inte" de sueco". Ao que eles responderam:

- Nesta momento, mais importante é sua Português e sua blog feliz.

Acabaram me explicando que parece que até subiu um pouco as expectativas de turismo para ano que vem etc, já que gente que nunca pensou em visitar esses lados, agora já cogita isso. Exemplo é tia Dri que deve chegar daqui uns dias.

Mas eu não vou ganhar nada com isso. Quer dizer, este negócio de Embaixatriz da Amizade virtual é só um título, virtual.


(Vitórinha, como eu chamo a Princesa pelo telefone, com as flores que ela disse que iria me mandar)

Fiquei pensativa em silêncio e os caras do outro lado insistindo. Me explicaram que a única coisa necessária era que eu continuasse a fazer exatamente o que venho fazendo, isto é, enfatizar o que acho gostoso e bom daqui e do povo. Continuar a ver um lado positivo até mesmo no que é considerado esquisitice como, por exemplo, a moda de agora que é vestir só preto, feito urubu pela rua, até o inverno acabar.

Segundo eles, a faixa será passada adiante quando encontrarem uma substituta, ou substituto, alguém que seja ainda mais deslumbrado e mais otimista do que eu.

Parece que vai ter uma festinha aqui com leite gelado, paõzinho com pimentão e pepino, um pessoal dançando assim sem ritmo e por aí vai... Mas como até a comemoração será virtual, vocês estão super convidados e serão muito bem vindos nesta terra geladinha, mas gostosa pra caramba.

....

Falando sério agora: viver aqui tem umas muitas dezenas de dificuldades e desafios muito difíceis. Eu escolho, entretanto, falar aqui aquilo que, para mim, é curioso, interessante, diferente ou que eu simplesmente queira lembrar e contar. Mas eu vou me alongar sobre isso em outro post, outro dia, porque eu preciso conseguir fazer textos mais curtos e essa brincadeira já levou linhas demais.

Hej då! (tchau)

8 comentários:

Daniela disse...

Somnia, que bacana este título que você ganhou! Olha, eu mesma, que não conhecia nada da Suécia, hoje sei algumas coisinhas bem bacanas e que me deram muita vontade de conhecer este pais que você gosta tanto! Beijos e parabéns!

Bjs

Dani
1daystand.blogspot.com

Anônimo disse...

Hej Landsman (conterânia)

Det var fint av dig! :)
Eu coloquei seu "Blog" no meu "Blog que eu fiz onde tem listas dos "blogueiros brasileiros no exterior"
Aqui:
http://brazilians-abroad-blogs.blogspot.com/

Se vc souber de outros brasileiros q escreve Blog vc indica eu coloco na lista dos paises, eu fiz faz pouco tempo. Qdo eu tenho tempo eu procuro na Net.
Vi hörs!
Kram!
Lucy

Sylvia disse...

Somnia ,
Meus parabéns !!!
Não foi a toa que me encantei com seu blog .Eu já fui 2 vezes a Suécia e pude constatar que você retrata bem o povo daí .
Estou feliz por ter encontrado seu blog feliz !!!
Bjs da pediatra carioca

Somnia Carvalho disse...

Dani e Sylvia, eu tenho mania de fazer brincadeira falando sério e agora eu não sei se vocês responderam sério a minha brincadeira ou se estão a gozar comigo também, fazendo de conta que é verdade toda a minha estorinha imaginária.

Mas!!! Eu continuo sim muito feliz de poder ter gente como vocês para fazer essa troca diariamente.

Obrigadaaaaa!!!

Somnia Carvalho disse...

Lucy, obrigada por me incluir na lista!!!
Se você entrar no site da Denise, http://www.sindromedeestocolmo.com ela tem lá uma lista com alguns vários sites de brasileiros por aqui.
E tem também o www.mundopequeno.com, no qual o brasileiro que vive fora pode cadastrar seu site. Acho que lhe ajuda!

Vou tomar lições em seu blog com certeza!
beijao

Anônimo disse...

Muito bom, achei otimo. Acho super ter uma amiga que e' intima da realeza sueca.

Beijos

Teco

Somnia Carvalho disse...

Teco,

Como você também é de nííívellll, achei que iria gostar...

Sylvia disse...

É por essas e outras que adoro seu blog !!!!
Bjs