Pular para o conteúdo principal

"Eu só peço a Deus..."



Estou longe,
vocês estão longe,
estamos longe um do outro...
Por sorte, o amor e a amizade resistem ao tempo
e à distância e temos a internet para ajudar a matar essa saudade.

Hoje está quente e abafado aqui em Malmö: 28 graus lá fora e sol forte. Muita gente na rua. De biquini nos parques e estirada embaixo das árvores. Gente de roupa colorida, fazendo barulho e tomando muito sorvete.

Hoje me lembrei de algumas coisas de alguns anos atrás. Quando fui morar sozinha numa kitnet em Campinas, depois de ter terminado a graduação. Eu e Renato nos víamos apenas no fim de semana, pois ele morava em São José dos Campos. Eu fazendo o mestrado, ele trabalhando, a gente percebendo que já queria muito ficar juntinho pra sempre, mas ainda não era o tempo. Naquele época lembro de ter pensado: "onde será que os ventos que me trouxeram até aqui me levarão daqui há alguns anos..." E esses dias percebi que estava tendo a resposta de tanto tempo atrás.

Me lembrei também de uma música que eu adorava cantar com uma amiga querida de Bragança, a Susette. Nós cantávamos junto com a Tâmara, uma super doutora em medicina, extremamente sensíve,l que tocava muito bem o violão e tinha uma voz de seda. Anos mais tarde, eu e Jamnete, querida amiga dos anos de Zunicamp, estávamos na Augusta durante trabalho do ENEM, e ela comprou o CD 30 anos de Mercedez Sosa que tem a tal música. Ouvimos aquele mês todo juntas e, depois, ela me presenteou com uma gravação que eu trouxe comigo pra cá e que me alegra vários dias.

De tantas coisas lindas que a letra desta música fala, uma nunca me sai da cabeça... "Que a morte não me encontre um dia, solitário sem ter feito o que eu queria".

Eu queria fazer muitas coisas até que esse dia chegue e, apesar de ter que me consolar de nunca poder ter tudo que gosto ao mesmo tempo, como por exemplo estar aqui e ter muitos dos que amo por perto, ou realizar tudo que sonho pra mim e pro mundo, fico feliz de perceber que caminhei até aqui. Caminhei sempre. E se eu tenho 15 minutos para escrever este post enquanto os dois grandes amores da minha vida dão um passeio pra me deixar descansar um pouco, "eu só peço a Deus" que eu saiba agradecer e dar "gracias a la vida que ha me dado tanto...".

Pra vocês ouvirem e sentirem um pouco o sabor do que tô falando, vai abaixo a letra em português e o original em espanhol da música de León Gieco, conhecida na voz de Mercedez Sosa.

Se clicarem lá em cima, no canto direito deste blog, no link do youtube, conseguirão assistir ao vídeo... Embora eu ame a versão com a Mercedez, achei essa que eu julgo seja o próprio compositor, León, interpretando... Ouçam, tenho certeza que nos sentiremos mais próximos ainda...)


(... que saiba, quando for jovem, o pai legal, engraçado e cuidadoso que teve)


("Solo le pido a Dios", Leon Gieco)

Eu só peço a Deus

(León Gieco, cantada por Mercedez Sosa)

Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o q’eu queria

Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o que eu queria

Eu só peço a Deus
Que a injustiça não me seja indiferente
Pois não posso dar a outra face
Se já fui machucada brutalmente

Eu só peço a Deus
Que a guerra não me seja indiferente
É um monstro grande e pisa forte
Toda fome e inocência dessa gente

Eu só peço a Deus
Que a mentira não me seja indiferente
Se um só traidor tem mais poder que um povo
Que este povo não esqueça facilmente

Eu só peço a Deus
Que o futuro não me seja indiferente
Sem ter que fugir desenganando
Pra viver uma cultura diferente


(... que cresça cheio de personalidade como parece ter até agora)

Solo le pido a Dios

(León Gieco, cantada por Mercedez Sosa)

Solo le pido a Dios
que el dolor no me sea indiferente
que la reseca muerte no me encuentre
vaca y sola sin haber hecho lo suficiente.

Solo le pido a Dios
que lo injusto no me sea indiferente
que no me abofeteen la otra mejilla
despus que una garra me arae la suerte.

Solo le pido a Dios
que la guerra no me sea indiferente
es un monstruo grande y pisa fuerte
toda la pobre inocencia de la gente.

Solo le pido a Dios
que el engao no me sea indiferente
si un traidor puede ms que unos cuantos
que esos cuantos no lo olviden facilmente.

Solo le pido a Dios
que el futuro no me sea indiferente
desgraciado es el que tiene que marchar
para vivir una cultura diferente

Solo le pido a Dios
que la guerra no me sea indiferente
es un monstruo grande y pisa fuerte
toda la pobre inocencia de la gente.






(e que a gente consiga continuar a ajudar no alívio das dorezinhas da vida)

Comentários

Unknown disse…
Lindo texto!Amor,carinho,amizade,companheirismo,saudades.....Belas fotos!!!!!!!
Somnia Carvalho disse…
Que Vavá mais rapidinha o Angelo tem!!!
e semana que vem você podera curtir o pequerrucho ao vivo!!! prepare-se para fortes emocoes!!! beijos, vou tomar banho enquanto da tempo!
Unknown disse…
Querida mamãe apaixonada,sem palavras prá comentar o q vc escreveu,e quanto ao seu anjinho,lindoooo!!!!!Espero q vc curta muito cada 15 minutinhos de "solidão" sem os seus amores,pq a gente precisa ter um tempo,mesmo q curtinho,pra pensar na gente, ou simplesmente,não ter que pensar em nada,no horáio da última mamada,em q lado ele mamou,se a fralda deve estar suja,se ele tem frio ou calor,se está de lado no berço pra não engasgar,se a chupeta caiu,se o quarto está claro ou escuro demais...ai,ai,é tanta coisa nessa nossa cabecinha aloprada de mãe,haja neurônios!!!Estou adorando cada minutinho com minhas pequeninas,e com saudades de vcs.Bjs.
Anônimo disse…
Que texto! Que música! É de arrepiar de saudade! E que lindo esse meu sobrinho...
Anônimo disse…
Cechetti,

se é que alguém ainda te chama assim ... Parabéns pelo Ângelo. Desejo muita saúde, paz e que ele traga muita felicidade para vocês! Forte abraço! Elcio
Anônimo disse…
Texto emocionante, até chorei. Também senti saudade do tempo que eu sonhava com o futuro e hoje, o meu "futuro" é muito melhor do que eu sonhava.E "eu só peço a Deus" que ele me dê muitos e muitos anos para eu continuar vivendo tudo isso. Obrigado por me fazer pensar nessas coisas. Pinta.
Somnia Carvalho disse…
Mariana, Tia Dri e Pinta,

Vocês são muuito carinhosas, demais!
é como se fosse um abraço receber esses comentários de vocês. Não sei se vocês voltam aqui para ver minha resposta... espero que sim. Só posso dizer que as mensagenzinhas de vocês é que me fazem arrepiar e quase chorar... beijocas
Somnia Carvalho disse…
Drix... hoje ta calooooooor que só vendo... lembrei de quando você passava em casa para a gente ir no mexicano tomar umas biritas... e curtir a noite quente! sauuuudade!
Renata disse…
Sonia amiga que lindo texto!!! encaixou direitinho com o que estou vivendo hj longe das pessoas que amo e tentando fazer o melhor que posso, nestas horas a gente lembra de tudo e do que poderia ter aproveitado melhor....E pensa que a cada nova fase vc se fortalece e percebe que � capaz de tudo! Bjs e muita saudade. Renata
Somnia Carvalho disse…
Re, não é totalmente maluco: o quanto a distância, as vezes, nos aproxima muito mais das pessoas...?
Me lembro de só ter começado a compreender o quanto amava meu pai, por exemplo, quando fui pra Unicamp... Nós duas estávamos aí pertinho e a amizade era muito boa, mas agora à distância ela está ainda mais fortalecida porque a gente se compreende ainda melhor. beijossssss!
Renata disse…
Sonia minha querida vc disse tudo o que eu estava tentando dizer... O bom de tudo é saber que se tem amigos e o quanto eles valem.Continue escrevendo seus textos são lindos e super sensíveis. Muitos bjs.

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que