"Fertilidade", Somnia Carvalho, 2003
Demétria
A partir do quadro Fertilidade, de Somnia Carvalho
Por minha graça
os botões se abrem
em pétalas túmidas
os seios crescem
flores rosadas
fontes lácteas
pólen se exala
se instala entre lábios
pequenos e grandes
ventos e fluidos
carregam sementes
ventres se expandem
campos se cobrem
cantos embalam
sono e trabalho.
(Juliana de Souza D´Assis)
....
Há alguns anos pintei o quadro "Fertilidade" a partir de uma belíssima imagem de Demétria que minha amiga Juliana trazia em suas cartas. Inspirei-me na imagem dessa mulher fértil, numa época em que começava a desejar engravidar e ser mãe e num momento em que sentia brotar essa necessidade de se sentir fértil em muitas outras coisas.
Trabalhei com Lia, como Juliana é conhecida, como professora do antigo Cursinho DCE e, juntas, a gente viveu, aprendeu e aprontou muito.
Tempos depois, outra querida amiga, a Vanessa, do mesmo grupo de professores, comprou a tela, depois das duas terem "disputado" quem ficaria com ela.
Hoje de manhã, tive o imenso prazer de receber da "Palavrarte", a poesia abaixo, em que a Ju, que não ficou com a tela, buscou nela inspiração para pôr em versos sua sensível leitura de minha pintura.
A você Ju, obrigada por inspirar-me de volta...
Comentários
Fiquei mt feliz!
Que lindo quadro, acho que até eu teria entrado na disputa para tê-lo!
:)
na ultima vez q estive em Malmö, estava louca para conhecer brasileira, e fui em um evento, e lá encontrei algumas.. mas foi uma decepçao, elas pareceram nao se importar mt por estar vendo outra brasileira... conhecendo vc agora, q parece ser mt querida... me deixa mttt feliz!