18 junho 2008

Inspiração ou a Arte é e não é um exercício individual

"Fertilidade", Somnia Carvalho, 2003




Demétria

A partir do quadro Fertilidade, de Somnia Carvalho


Por minha graça
os botões se abrem
em pétalas túmidas

os seios crescem
flores rosadas
fontes lácteas

pólen se exala
se instala entre lábios
pequenos e grandes

ventos e fluidos
carregam sementes

ventres se expandem
campos se cobrem

cantos embalam
sono e trabalho.


(Juliana de Souza D´Assis)

....


Há alguns anos pintei o quadro "Fertilidade" a partir de uma belíssima imagem de Demétria que minha amiga Juliana trazia em suas cartas. Inspirei-me na imagem dessa mulher fértil, numa época em que começava a desejar engravidar e ser mãe e num momento em que sentia brotar essa necessidade de se sentir fértil em muitas outras coisas.

Trabalhei com Lia, como Juliana é conhecida, como professora do antigo Cursinho DCE e, juntas, a gente viveu, aprendeu e aprontou muito.

Tempos depois, outra querida amiga, a Vanessa, do mesmo grupo de professores, comprou a tela, depois das duas terem "disputado" quem ficaria com ela.

Hoje de manhã, tive o imenso prazer de receber da "Palavrarte", a poesia abaixo, em que a Ju, que não ficou com a tela, buscou nela inspiração para pôr em versos sua sensível leitura de minha pintura.

A você Ju, obrigada por inspirar-me de volta...



Um comentário:

Jana! disse...

Ai que bom que vc respondeu!!!!
Fiquei mt feliz!
Que lindo quadro, acho que até eu teria entrado na disputa para tê-lo!
:)

na ultima vez q estive em Malmö, estava louca para conhecer brasileira, e fui em um evento, e lá encontrei algumas.. mas foi uma decepçao, elas pareceram nao se importar mt por estar vendo outra brasileira... conhecendo vc agora, q parece ser mt querida... me deixa mttt feliz!