Pular para o conteúdo principal

Por que os suecos são, literalmente, um povo fino?


(Belo prato preparado, fotografado e devorado "by my self", por mim mesma)

POR QUE OS SUECOS SÃO "FINOS"?

Os suecos são todos finos, literalmente falando, isto é, magrinhos.
Quando digo todos quero dizer a graaande maioria. Os mais gordinhos são realmente exceção.

Mas o resultado da "finesa" deles não tem a ver com a nossa. Nós brasileiros, sobretudo as brasileiras, estamos mais preocupados com a barriga que não podemos ganhar ou que precisamos perder até o verão quando usaremos aquele biquini branquinho maravilhoso. Quero dizer nossa loucura em comer de vez em quando bem é normalmente mais motivada pela obscessão (dos outros conosco) com o padrão magro de beleza do que pela saúde. O resultado é mais culpa e insatisfação do que a tal magreza.

O segredo do sucesso aqui na Suécia é uma educação correta pra alimentação que começa em casa, logo nos primeiros meses e que depois é reforçada do jardim da infância em diante.

As crianças suequinhas aprendem, desde pequenininhas, que devem comer todos os alimentos do círculo da alimentação. Nada de comer mais batata que legumes, ou mais pães que carnes. Tudo deve ser balanceado. Num dia a criancinha e o adulto sabe: precisa comer todos os alimentos importantes ao seu desenvolvimento (carnes, carboidratos, legumes e verduras, frutas, derivados do leite etc). Se não comeu no café ou no almoço precisa comer na janta.

Contudo, isso passa longe de obrigação. Ontem mesmo, no grupo de mães suecas no qual eu frequento, as quais têm bebês na mesma idade do Ângelo, a gente recebeu orientação da enfermeira Inga lil sobre como fazer quando formos introduzir os alimentos para os bebês. Não adianta dizer: "tem que comer brocóli porque é bom!", disse ela. "Cozinhem, comam o brócoli ou o que seja e ele verá que deve ser gostoso ou ao menos é bom comer". Em outras palavras: não dá pra educar bem uma criança na alimentação se minha mensagem é "coma o que eu digo, mas não o que eu como". Parece óbvil, mas a gente, aí, quase não faz.

Eu não tô dizendo que no Brasil todo mundo coma mal, mas que a maioria de nós come mal: não só porque falta dinheiro, falta educação que muda o hábito. O enfoque no hábito sueco, como eu disse, é outro: comer bem significa ter uma vida saudável. Viver mais e melhor. Chegar aos 60, 70 anos e estar pedalando pela cidade, conseguir levar sua vida sem precisar viver de remédios. E isso um sueco ou uma sueca aprende desde muito cedo na vida. Não à toa também é difícil encontrar crianças obesas e que a expectativa de vida aqui seja de 72 anos, dez a mais do que no Brasil.

Somada a essa conduta super "bonitinha e certinha" na alimentação tem, claro, os exercícios físicos. E embora seja um lugar onde é frio metade do ano, tem poucas academias. O que "pega" mesmo é andar de bicicleta. Pedalar, andar diariamente ao ir para o trabalho, ao fazer as compras, ao passear etc. Inclusive foi muito estranho como eu senti saudade de andar a pé, empurrar o carrinho do Angelito aí pelas ruas de São Paulo nas três semanas que estive no Brasil. A gente se acostuma rápido ao que é bom.




"SE NÃO TEM ARROZ, FEIJÃO E CARRRNE NÃO DÁ PARA VIVER"... SERÁ?

Bom, mas voltando ao tema de hoje (que foi inspirado pela boa cobrança da minha amiga blogueira, Andréa, cujo blog - http://af1001coisas.blogspot.com/ - sempre tem dicas deliciosas de comida, eu tenho uma receita bem sueca.

Quando estive aí uma pergunta que todo mundo me fazia era: "E aí, já se acostumou?", que vinha quase sempre seguida de outra: "O que é que vocês comem?, tem arroz e feijão?".

Tem, mas não é comida sueca. Tem no supermercado se você quiser comprar, mas não em restaurantes. Os escandinavos substituem o arroz pela batata. Tem batata de tudo quanto é jeito e são deliciosas. Feijão só se for branco, dos grandes, numa salada.

Tem arroz e feijão se quiséssemos, mas nós praticamente não comemos. Já não comíamos aí no Brasil. É claro que adoooro um bom prato de arroz quentinho, feijão novo, bife saboroso e salada ou batata frita. Mas a gente sempre gostou mesmo de variedade e talvez isso tenha ajudado a gostar do que tem aqui também, embora eu tenha demorado algum tempo para começar a fazer pratos como uma mãe sueca.

Demorei quase um ano para entrar no esquema "coma bem, mas seja rápida no preparo, querida!", mas agora tô gostando bem da idéia e do sabor.


RECEITA DO DIA:

Minha receita de hoje é tipicamente sueca por várias razões:
- é muito saudável, contém quase tudo da rodinha da alimentação
- é muito rápida (preparo em 5 minutos, mais rápido que escrever este post que já tá demorando uns 15)
- é bonita e colorida, ou seja, é atraente aos olhos, logo, ao estômago.

Os ingredientes foram todos comprados praticamente prontos pelo Re no supermercado:
- salada de batata com temperos e pedacinhos de camarão cru
- salada de espinafre (já comprada lavada) com rabanete .
- carpaccio de salmão cru temperado.

O que eu fiz então?

Coloquei estes ingredientes todos no prato, temperei com um pouquinho de shoyo (escolha minha) e em 5 minutos tinha minha refeição pronta. A diferença é que eu companhei com um suco de frutas e não com um copão de leite puro como eles gostam por aqui. Eu também não tô assim tãoooo sueca e já seria demais!

Sobremesa? Sim... pode! Comi um delicioso muffin de chocolate, coisa em que eles são especialistas. Se eu estraguei a refeição com o muffin? Não, porque tá dentro da rodinha e na quantidade certa!
Resultado: não me transformei na mulher mais "fina" do mundo, mesmo porque eu sou bem mais grossa (literalmente falando) que a maioria das suecas, mas com um bebê de 4 meses, gostosamente ativo como é Angelito, eu até que consegui ter uma refeição muito " das boas": deliciosa...saudável e, no meu caso que importa muito, fácil e rápido de fazer!!!


(Combinação sueca perfeita: boa alimentação e pedaladas)

Quer se assuecar você também?

Comentários

Anônimo disse…
Oi Sô,
Mesmo na correria que ando, precisava passar por aqui e ler esse post. Adorei... e digo uma coisa: sabe o que é melhor num prato de arroz, feijão, bife e salada de alface e tomate?? é que, não comendo todo dia, chega uma hora que bate a maior vontade. Aí o prato fica bem mais gostoso. Eu, em casa, também não abuso dessa combinação não, gosto de variar o básico também com batatas, que todos amamos.
Ah, sabe o que minha mãe sempre disse? Que, mesmo que a criança chegue naquela fase de não querer comer salada, vc precisa colocar na mesa todo dia e comer. Um dia ela volta a comer, porque já acostumou com a salada como básico, do dia a dia.
Bem, logo logo volto com novidades no meu blog, tá?
Beijocas pro Angelito,
Andréa
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Ah, esqueci de dizer que seu prato ficou sensacional, me deu água na boca.
Parabéns e beijos de novo,
Andréa
Art in Shapes disse…
Olá Somnia! Muito bacana esta questão da alimentação na Suécia. E que rápida esta receita! Adorei o post. Beijos

Dani
1daystand.blogspot.com
Unknown disse…
Esse blog esta cada vez mais gostoso.
Lylah disse…
hej hej! hur är der? Como vai tudo em Malmö?
encontrei o teu blog pelo Google...
Sou portuguesa e estou a estudar em Lund,pertinho :)
Tenho uma questão: sabes de alguma brasileira que faça depilações aí em Malmö? se souberes manda-me morada e/ou contacto telefónico para mim para o e-mail sff

tudo de bom e felicidades

/sp
Lylah disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lylah disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Somnia Carvalho disse…
Olá Lylah!
Também já fiquei um tempo curtinho em Lund e adoro a cidade...
Aqui em Malmo eu faço depilação com uma polonesa, colega do curso de sueco. Brasileira ainda nao encontrei nenhuma, se quiseres o contato dela me diz que te passo.
Se eu conseguir algum telefone de brasileira, mesmo que depois, eu lhe envio.
Me manda seu email para que eu consiga enviar o contato.
Abraços, sonia.
Somnia Carvalho disse…
Andréaaa, ce gostou? que bom! opiniao de gente entendida... rs...
eu amo o nosso PF tambem... mas como tudo na vida, se demais, enjoa... por isso tambem dosamos... o Renato me preparou um PFão uma noite... quando eu voltava do curso de sueco... um baita frio, chuva e cheguei tinha essa comida deliciosa... dai sim! hummmm que saborzão! mas pra manter a boa forma, eu ainda recomendo o salmaozinho basico dos suecos... rs beijos!
Somnia Carvalho disse…
Mafer e Daniela, valeu pelos elogios! assim me animo a escrever outros...

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que