Pular para o conteúdo principal

O poder inegável da retórica

(Ângelo em noite de pintura do sete no meu ateliê na sacada de casa, junho 2011)

Tentando convencer Ângelo a ir comigo até uma lojinha no bairro a fim de comprar uns dinossauros de madeira para a festinha de 4 anos, cujo tema foi totalmente idealizado por ele para celebrar com os amiguinhos, eu pergunto:


- Ângelo! Vem com a mamãe na loja de dinossauro pra gente comprar aqueles ossos de madeira!

- Ãhnnn... Vai você mamãe (todo simpático) e eu espero aqui em casa.

- ... mas a mamãe vai comprar aqueles dinossauros que você queria e eu não entendo direito qual é mais legal. Eu preciso da sua ajuda para escolher...

- Sabe o que é? (com ar de esclarecido). No "napa" (nós tínhamos olhado no google maps o local) mostrou que é longe... E vai cansar meus pés...

- Não é longe não! A gente desce junto e sobe de ônibus... São só umas cinco (meio mentindo) quadras para ir e umas cinco para voltar.

- Não. Eu vi é muito longe!

- Mas a gente vai rápido e passa naquela lojinha que tem aquele chocolate (apelativa total) que nós dois gostamos e você tinha me pedido outro dia. Daí a gente sobe comendo! Vai ser super legal!

- Sabe o que é? Eu prefiro esperar a você aqui e você traz o dinossauro e o chocolate! Eu fico com a Má!

- ... mas Ângelo! Eu nem entendo (fingindo) qual dinossauro você vai querer e a festa é sua! Você tem que dar alguma ajudinha pra mamãe!

- Eu vou ajudar! Eu vou pintar os dinossauros com você nos quadros! Lembra?

- E se a gente for de carro então? Vamos! Pega lá seu chinelo! Vamos rapidinho, escolhemos e voltamos!

- Sabe o que é mamãe? De carro faz balanço e eu durmo... Eu não quero ir de carro não.

- Então de ônibus! Você adora passear de ônibus! Lembra como foi legal aquele dia? Então pegamos o ônibus na frente do prédio, vamos e voltamos rapidinho...

- Sabe o que é? O ônibus pára antes do lugar e eu vou precisar andar até chegar na loja. Então, eu não quero ir de ônibus não...

- Ah! Você não aguenta ir a pé porque está cansado (rindo), não aguenta ir de carro porque vai dormir e não quer ir de ônibus porque o ônibus não pára na porta?

- É. É melhor você ir e eu esperar aqui assistindo o DinoDan.

- Então você não quer mesmo escolher qual dinossauro a gente vai comprar pra montar na festa?

- Quero sim! Compra o Tiranossauro Rex!

Comentários

Beth/Lilás disse…
Difícil acreditar que ele foi gerado lá na Suécia, tá com um comportamento meio de baiano, né mesmo?
Uma preguiiiiiça, mainha! hehe
beijos pra ele
Danissima disse…
Meo, ele tava de malemolência... parece aquela musica da Ceu: "menino bonito, menino bonito, ai...."
Camila Hareide disse…
Ai, Sonildes, rolei de rir! Parece que eu assistia a cena na minha cabeça enquanto lia o post... Muito esperto esse menino!

beijo
Mariana disse…
Oi oi

O meu nome é Mariana e sou de Lisboa. A partir de Agosto, vou viver para a Suécia, durante um ano, para estudar. Acho que dá para adivinhar como é que vim parar no seu blog:D
Li-o em dois dias e gostei muitoooo!!Gosto bastante da maneira como escreve. Dá para prender uma pessoa ao ecrã:P
Embora já não esteja a viver no Brasil,
ganhou mais uma leitora.
Felicidades pra si, marido e os seus dois filhos:)
*** Cris *** disse…
Olá,td bem?
Criança é tdudo de bom,né? Cada figura...rs. Tenho 3 aqui em casa!
Bjs!
Raphaella disse…
aai que fofo *-* auhauhauah manhoso igual meu priminho ahah beijos fiquem com Deus
Lúcia Soares disse…
Ângelo tá na minha: preguiça total...Eles têm argumento pra tudo, não? Haja paciência. Será que podíamos ponderar assim com nossos pais? Eu, de jeito nenhum. Minha mãe diria: "Calce os sapatos e venha comigo, vamos ali!" rsrs
E pronto. Nem um "Ali, onde?" podia sair, viu? rsrs
Sinal dos tempos...

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que