Pular para o conteúdo principal

"Les Miserables" não é um musical, é uma experiência para ser degustada.


("I dreamed a dream", Anne Hathaway, em interpretação arrepiante de Fantine, de "Les Miserables")

Esqueça tudo que você pensa e sente sobre ver musicais se este não é seu estilo preferido de filmes.
Nunca foi o meu e eu só consigo pensar em "Les Miserables" depois do último sábado.

Foram duas horas e meia presa a cadeira, olhos esbugalhados e coração a mil.

O filme, inspirado no musical da Broadway e montado a partir do romance do francês Victor Hugo, é daquelas experiências marcantes, profundas, doloridas. Dolorida, como sempre é aprender história, como bem afirmou minha colega de profissão Graciete, numa reunião de pais semana passada. Ao mesmo tempo, capaz de fazer a vida fazer muito mais sentido.

O romance, publicado em 1862, ao contrário do que se possa imaginar ao vermos as batalhas e bandeiras francesas na chamada do filme, não trata da Revolução Francesa, mas de quase um século depois, quando as promessas da revolução não haviam transformado de fato a vida do povo francês. Miséria, fome, pragas, revoltas e mortes para todos os cantos das ruas. Situa-se, portanto, entre duas batalhas importantes, a primeira sendo a de Waterloo, quando o exército de 40 mil prussianos derrotou Napoleão e seus 20 mil homens. A segunda, os motins que envolveram a cidade em 1832, mesmo ano em que a cólera mata mais de 30 mil pessoas espalhadas pelos centros de Paris.

Victor Hugo presenciou tudo isso na sua terra natal e jovem, embora de família burguesa, sentiu de alguma forma na pele o que significava viver num mundo no qual qualquer regra parecia ser a de manter os reis e monarcas no poder a qualquer custo.

Ele mesmo, ainda criança, se viu encurralado em meio a um motim na cidade, quando teve de se esconder para não ser morto. No romance, Victor Hugo se coloca na pele do jovem Marius, o jovem burguês quem se identifica com a causa popular e se junta aos pobres numa  tentativa ingênua e desesperada de revolução. O fato do romance ser inspirados na realidade da França e ainda na vida real de Victor Hugo é o que torna o  romance, portanto, o filme tão interessantes.

Fiquei me lembrando do Pantéon onde Victor Hugo está enterrado, em sua época, em suas esperanças, em o que significa ser alguém vivo naquela época e como hoje ainda temos nossos Javiers, Jean Vajeans, Eponines e Marius.


("Epilogo", "Les Liserables", Vá direto aos 4min e 26s se não quiser saber o final da história. Não deixe de ouvir a música final "Quando o amanhã chegar" a partir daí!)

No filme, os atores cantam ao vivo. Totalmente diferente, por exemplo, do que havia sido em "O Fantasma da Ópera", quando filmado. Neste, eu desgostei da história depois de ver o filme. O playback fazia a cena ser tão falsa, tão fraca e chata que nunca mais tive a mesma impressão deste musical e as músicas que o acompanham.

Em "Les miserables" há uma tensão, uma realidade criada pela voz ao vivo dos atores. Hugh Jackman, o maravilhoso "Volverine", é maravilhosamente convincente na pele de Jean Valjean, quem fugirá quase o filme todo de seu presecutor Javier, . Da mesma forma Anne Hathaway, a quem estou ouvindo até agora cantando "I dreamed a dream", , quem interpreta o jovem Marius e na pele de Eponine, sem me alongar falando de tantos outros e do coro, trazem pra dentro da sala do cinema uma história comovente, verdadeira e atemporal. Na minha opinião, uma história que não pode ficar guardada numa prateleira de biblioteca ou numa loja de vídeos.

"Les Miserables" lembra dos grandes dilemas humanos, porque em qualquer época estamos sempre lutando contra nossas "pragas". Há em tantas épocas gente muito marginalizada e tratada como ninguém por sua condição social. Apesar disso, há também aqueles que se comovem com o sofrimento alheio, aqueles que abrem uma porta e acolhem no meio da noite quem tem fome de mudança e de outra vida. Há quem consiga abrir mão do ódio e das regras opressoras em prol do outro.

Eu reconheço lá ainda uma luta de parte da humanidade, uma humanidade que eu nunca conheci, pessoas que viveram de uma forma tão sofrida suas vidas para que eu hoje pudesse escrever este blog e dizer o que penso.

Obviamente há muitas impressões diferentes e contrárias as minhas sobre o filme. Há quem se incomode com a voz ou desafino de alguns atores, ou com predileção a detalhes como cenário e figurino do que com fatos históricos ou com o fato do filme ser ele todo um musical. Todas elas assumem pontos de vistas interessantes e com os quais eu em partes concorde. Russel Crowe comove, mas seu tom de voz as vezes incomoda. O filme é mesmo muito longo, embora eu goste desse sair "do mundo real" por um tempo. O momento histórico do romance não está claro e por isso muita gente se confunde com o que está ocorrendo naquela época em que ele acontece. Ainda assim, eu digo com letras garrafais: eu A-DO-REI  o filme e não consegui não me debulhar em lágrimas o tempo todo. Eu e Maria Cecília, quem me acompanhou nesta saga.

Sasha Cohen, estrela polêmica de Borat e Brüno e neste musical na pele do engraçadíssimo dono de uma pousada a quem Fantine entrega os cuidados sua pequena Cosette, disse em entrevista sobre o filme: "vá antes ao banheiro, porque dura 2 horas e meia e você não vai querer sair no meio". Concordo totalmente e acrescento: "passe na farmácia e compre uma boa caixa de lenços, porque, se você for do mesmo naipe que eu e a Cecília (mãe da Júlia), vai quase morrer de chorar!. Ainda assim, eu insisto: não perca por nada "Les Miserables".


Comentários

Lúcia Soares disse…
Ahhhhh! Agora esta parte está aparecendo. Antes, só aparecia até os logos da g+1, tweet e facebook. Humpt!
Ainda não assisti mas estou na fila.
Musical não é meu gênero preferido, mas amei Molin Rouge, embora este se combine com diálogos, coisa que em Os Miseráveis não tem. Outro ponto: não gosto de Russel Crowe e me desanima vê-lo em cena, ainda mais fazendo papel de vilão. rs Sou assim, se não gosto do ator (atriz) fico resistente a ver um filme, mesmo que ame os outros que estejam com ele. Não posso deixar de ver Hugh, Anne, Amanda, etc., só por causa de 1, né? rs
Já li o livro, há anos, até achei que o tinha, mas não tenho, e agora quero ler de novo. Lembro-me de ter devorado olivro, na época, embora não me lembre muito da história, mas o nome de Jean Valjean nunca esqueci.
Adorei seu post, vc escreve com a alma, não tenta convencer ninguém.
Beijo!
Beth/Lilás disse…
Soninha,
Você tem razão, o filme é musical,mas prende, é lindo, tocante!
Bacana você registrar aqui também este parâmetro dos dias de hoje com o da França medieval, tantos ainda sofrem!
Eu vi e amei, mas só tenho uma coisinha a reclamar - se fosse falado e cantado em francês seria simplesmente ma-ra-vi-lho-so, por isso considero-o muito bom, mas não excelente. O francês tornaria tudo mais verossímel, mas a Academia não iria inclui-lo, com certeza.

Hoje vi A Vida de Pi, muito lindo também, fotografia e roteiro, adorei.
Lincoln vi, adorei a atuação do incrível Day Lewis, mas é um filme pesado, escuro, meio denso e cansativo. Valeu por saber mais da história daquele incrível pais e daquele incansável presidente.

Allons enfants, ma chérie!
bises carriocasssss



Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que