08 novembro 2010

Dicas de como fazer de você sua melhor empresa: Constança Cabral

(As encantadoras Flores desta Semana do blog de Constança Cabral)

Acho que uns dois meses atrás recebi o primeiro comentário de meu site de pinturas. Bastante feliz com o email eu não o respondi porque imaginei fazer um post só falando do assunto mencionado pela Lucinha. Ela disse o seguinte:

"Vendo pinturas da Isabelle Tuchband cheguei até você. Moro na Suécia há mais de um ano, amo pintura e, (...) estou sem saber os caminhos para mostrar a minha pintura. Se puder me dê dicas. Obrigada Somnia desde já, Lucinha."

Não sou nenhuma expert Lucinha e meu site foi um esforço de divulgar minha pintura, já que algumas pessoas queriam saber o que eu havia disponível para venda. Ainda assim me atrevo a dar minha primeira dica:

- crie um blog com uma cara bonita e divulgue. É de graça e muito fácil de manter.

Eu adoro passear por alguns blogs bonitos de decoração e às vezes só a visita me deixa super alto astral. Foi o que aconteceu quando, por intermédio do decor8, endereço que frequento há tempos, conheci o blog de Constança Cabral.

Portuguesa, morando numa fazenda na Inglaterra, ela soube tirar proveito de sua sensibilidade com as flores. Constança publica posts e mostra arranjos feitos a partir de flores colhidas em seu jardim e no campo e usadas na decoração de sua própria casa. Toda semana Constança faz uns arranjinhos mais lindos, simples e de bom gosto e publica em seu blog. Estes posts são ótimo atrativo para que a gente acabe conhecendo suas echarpes coloridas e possa comprar outras tantas coisas lindas feitas por ela no endereço:


Quero dizer o seguinte: não é que a gente deva criar algo artificial para chamar atenção para o que fazemos e desejamos vender. É o contrário. Dá para usar de algo que fazemos bem e gostamos muito de fazer, usar ferramenta de divulgação, como o blog, e aí fazer o gancho com outras coisas desejadas.

Este blog começou com um objetivo, por exemplo, e foi aos poucos dando lugar para a divulgação de minhas pinturas, ao mesmo tempo em que falo de arte e criação. Não é excepcional, mas me ajuda a manter o ânimo de pintar e escrever mais e mais.

Um dos muitos exemplos de como o blog funcionou ao meu favor é este o qual gosto muito: minha amiga Xu começou a ler os posts e gostava muito do que eu escrevia. O fato de gostar de minhas idéias e ver as telas nos textos levou-a a me pedir ajuda numa criação para o trabalho dela. Com a divulgação de uma foto que fizemos juntas no site da Sony Ericsson, uma gerente de lá pediu meu contato para a organização de um workshop para 16 pessoas. Depois do primeiro e o sucesso, acabei sendo convidada para um segundo, mas num desafio bem maior: 120 participantes.

Entendeu Lucinha?

O mais difícil é começar. Depois vai que é uma beleza... E podemos começar divulgando seu blog por aqui. É só fazer e mandar o endereço... Abração, Somnia.

2 comentários:

Daniela disse...

Saudades Somnita! Beiijo grande

Fabi disse...

Cadê você Somnia! Não tenho visto mais postagens. Como está a Marina e o Ângelo? Saudades das tuas histórias, beijo grande.